Chegamos em 2023, o ano em que este blog completará cinco anos de existência (tecnicamente 6 anos, mas como comecei em outubro de 2018, só completará cinco anos exatos em outubro de 2023). Meu tempo brincando com blogs, porém, vai bem mais longe.
Foi lá nos idos de 2005, quando eu estava ainda começando a conhecer a internet, que criei meu primeiro blog chamado Vamos Pensar. Na época usei a plataforma MSN Spaces, pois era a época em que o saudoso MSN estava em alta e eu o usava bastante pra conversar com os amigos online. O blog veio como um complemento e eu postava principalmente poesias e alguns textos sobre assuntos diversos.
Alguns meses depois descobri o Blogger e criei um novo blog intitulado Acerolas, que não durou muito. Em 2007 ou 2008 recriei o Vamos Pensar, agora no Blogger, o que durou por uns dois anos. Eu tive muitas idas e vindas neste hábito de blogueiro. Às vezes simplesmente perdia o interesse, às vezes estava ocupado demais ou até doente, então meus blogs nasciam, morriam, renasciam...
Ainda cheguei a criar outros blogs, geralmente no Blogger, como o Omnivagum em 2010, em 2011 tive o Esfinges e Minotauros, em 2014 o Mnemomnia. Hoje em dia alguns dos endereços que eu usava já foram apropriados por outros usuários. O endereço "vamospensar" no Blogger ainda existe como um blog abandonado por alguém e que só tem 2 posts de 2003. Não lembro qual endereço usei quando criei o meu Vamos Pensar no Blogger, já que este não estava mais disponível.
Muitos dos posts destes antigos blogs eu salvei no computador e cheguei a repostar aqui. De fato, ainda tenho algum material salvo que pretendo repostar.
Também tive uma curiosa experiência quando a Google lançou a plataforma Knol, que pretendia ser uma espécie de concorrente da Wikipédia, porém mais focada em autores. Assim, eu tinha minha página de autor no Knol e ali podia criar meus posts sobre assuntos diversos, alimentando esta database enciclopédica do site.
O Knol acabou indo pro cemitério do Google em 2012. Na época eu vinha postando uns estudos de papirologia, sim, de antigos manuscritos gregos, e com o fim do Knol resolvi repostar como PDF no Scribd e até no site Domínio Público.
E não para por aí. Afinal fazem nada menos que 17 anos desde que comecei meu primeiro blog e ao longo destas quase duas décadas experimentei muito. Nem lembro na verdade quantos blogs efêmeros cheguei a criar. Alguns duravam só uns meses ou mesmo semanas. Também experimentei muita coisa, cheguei a cogitar postar só nas redes sociais, no Facebook, no finado Google +. Também provei o Tumblr algumas vezes Experimentei até o Whattpad, mas nunca consegui me acostumar ao estilo da plataforma ou mesmo me engajar, já que é majoritariamente voltado a fanfics ou conteúdo adolescente.
Após um hiato, em 2018 comecei este blog. Acabou se tornando meu blog mais longevo, pois nenhum de meus blogs anteriores durou mais que 2 ou 3 anos. É até bizarro pensar que, se eu tivesse permanecido em algum dos meus primeiros blogs, ele estaria agora com um arquivo de 17 anos de posts!
Às vezes, pesquisando alguma coisa no Google, acabo me deparando com blogs antiquíssimos que já estão parados há anos. Acho legal descobrir estas pérolas dos velhos tempos da internet, tempos dos quais eu fiz parte na minha tenra infância internáutica.
Hoje em dia a maioria das pessoas prefere postar nas redes sociais. Só que pra malucos escrevinheiros como eu, nenhuma rede social oferece as ferramentas e o espaço adequado para matar minha vontade de escrever, minha hipergrafia¹. Continuo preferindo o bom e velho blog.
Notas:
1: Hipergrafia
Nenhum comentário:
Postar um comentário