Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

A perturbadora união da Floresta Sombria com o Paradoxo de Fermi

Doomed planet; DALL-E

A teoria da Floresta Sombria pode de fato ser uma solução para o Paradoxo de Fermi, o que é uma possibilidade trágica e aterrorizante. 

A Floresta Sombria baseia-se numa lógica simples de sobrevivência: se você está em uma floresta desconhecida e potencialmente habitada por criaturas perigosas, irá tentar ser o mais discreto possível, não revelando sua existência a possíveis predadores.

Assim vivem as civilizações inteligentes no cosmo, ocultando seus rastros, evitando contato umas com as outras, evitando chamar atenção de predadores cósmicos. Se nós, humanos, não conseguimos detectar outras civilizações lá fora, pode ser porque elas se escondem de nós.

A perspectiva mais assustadora desse raciocínio é que, em uma floresta sombria, existem aqueles que se escondem de caçadores e aqueles que caçam. Uma civilização avançada pode chegar à conclusão que a maneira mais segura de garantir a própria existência e expansão pela galáxia ao longo das eras é eliminando qualquer outra civilização, mesmo a mais primitiva, pois em algum momento estes outros povos podem se tornar poderosos e perigosos. 

Logo, talvez existam mundos lá fora que estão há milhões, bilhões de anos em uma cruzada para limpar a galáxia de todos os concorrentes. Talvez não encontremos sinais de planetas habitados porque o que há lá fora sejam mundos extintos, extirpados por uma raça predadora implacável. 

Este predador pode estar neste momento escondido, espreitando nas trevas em busca de sua próxima vítima, em busca dos últimos sobreviventes da galáxia. No caso, a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário