Na ficção e também na especulação científica existe esta ideia de que um paradoxo pode acontecer caso uma pessoa viaje no tempo e encontre a si mesma no passado ou futuro. Na série Twelve Monkeys (2015-2018) acontece até mesmo um paradoxo caso um objeto encontre sua versão de outro tempo, provocando uma explosão.
Tal ideia ignora uma verdade cósmica fundamental: todas as coisas estão em constante transformação. Em nível atômico e subatômico, tudo muda a cada infinitesimal fração de segundo. Logo, é uma ilusão pensar que você pode encontrar a si mesmo viajando no tempo. Você encontrará outra versão sua.
Mesmo que você volte no tempo apenas 1 segundo e se depare com seu eu de 1 segundo atrás, já não serão os mesmos corpos. A composição química em geral será ainda bastante semelhante, mas em nível molecular muita coisa já aconteceu em 1 segundo.
Nada é permanente. Toda a matéria existe em um constante estado de transformação. Não só a matéria, mas também a consciência e o mundo psíquico. A pessoa que eu era há dez anos, aquele corpo, aquela mente, já passou por um infinito ciclo de transformações e agora sou outra versão de mim, outra de tantas que vieram e virão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário