É inegável a popularidade da franquia Star Wars. É a obra máxima da carreira de George Lucas, a space opera mais célebre e um dos fenômenos mais marcantes da cultura nerd e de ficção científica.
A série e seus personagens como Yoda e Darth Vader, bem como o famoso sabre de luz com seu zumbido peculiar (uooom), são conhecidos até por quem nunca assistiu um episódio sequer. Star Wars está impregnada na cultura popular, já se tornou folclórica, uma mitologia moderna. Seu sucesso também se mede em dinheiro. Foi a terceira franquia mais lucrativa do cinema, depois de Harry Potter e James Bond.
A série aborda uma galáxia habitada por diversas civilizações que vivem sob um governo central, inicialmente uma república que se torna um império tirânico após um golpe de Estado. Esta tirania será combatida por grupos rebeldes e nisto consiste a “guerra nas estrelas”.
Um tipo especial e raro de guerreiro existe nesta galáxia, os jedi, seres de raças diversas que têm em comum um talento relacionado ao poder cósmico e espiritual conhecido como “a Força”. A Força tem também um lado negro, seguido pelos sith, antagonistas dos jedi. Ambos usam a mesma arma, o sabre de luz, uma espada com lâmina de pura energia.
A mitologia Star Wars é realmente vasta. A lista de fanfics e livros não oficiais baseados na série é imensa, além de ter inspirado jogos eletrônicos, especiais de TV, revistas em quadrinhos e as séries animadas Clone Wars (2003-2005), The Clone Wars (2008-2012), Star Wars Rebels (2014-2018), dentre outras.
Quanto aos filmes clássicos, a ordem cronológica da saga é a seguinte:
Episódio 1: A Ameaça Fantasma (lançado em 1999);
Episódio 2: O Ataque dos Clones (lançado em 2002);
Episódio 3: A Vingança dos Sith (lançado em 2005);
Episódio 4: Uma Nova Esperança (o primeiro, lançado em 1977 e que ganhou 6 Oscars);
Episódio 5: O Império Contra-ataca (lançado em 1980);
Episódio 6: O Retorno de Jedi (lançado em 1983).
Os filmes não foram lançados segundo a ordem cronológica, pois, na década de 70, George Lucas preferiu começar pela parte que considerava mais atraente para o grande público, envolvendo Luke Skywalker e seu pai Darth Vader. Só após um hiato de 15 anos lançou uma trilogia que contaria as histórias mais antigas, desde a infância daquele que seria o Darth Vader.
Em 2012 a Disney comprou a franquia e deu início a uma nova série de filmes, continuando a história dos anteriores e assim dando prosseguimento a uma das mais longas séries do cinema.
A primeira produção da Disney foi Star Wars: The Force Awakens (2015), que é, portanto, o episódio 7 da saga. Em seguida veio Rogue One (2016), uma história derivada, spin-off. Em 2017 temos o episódio 8, Star Wars: The Last Jedi, seguido por outro spin-off sobre Han Solo (2018). Por fim, em 2019 teremos o episódio 9.
Assim completa-se uma nonalogia, uma trilogia de trilogias. A trilogia clássica foi centrada em Luke, Leya e Han Solo, a trilogia dos anos 90 e 2000 (considerada a pior, até pelos fãs) é centrada no Darth Vader, Obi Wan e tem o controverso Jar Jar Binks. Já nessa trilogia mais recente a saga segue adiante para uma nova geração de heróis e vilões, especialmente a Rey (que é um novo Luke Skywalker) e Kylo Ren (um novo Darth Vader). Politicamente, as três trilogias se dividem em Era da República, Era da Rebelião e Era da Resistência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário