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Space Pirates and Zombies

Space Pirates and Zombies (2011)

Comprei esse joguinho numa bela promoção da Steam e nem esperava muito dele, mas acabou me rendendo umas 70 horas de distração. Pode ser considerado um RPG e ao mesmo tempo um jogo de nave, mas acho que deveria ter algum termo específico pra esse gênero, assim como o roguelike ou o metroidvania.

Eu já havia experimentado outro bem parecido, chamado FTL: Faster Than Light, mas não gostei porque parecia ser desbalanceado e facilmente você perdia tudo logo no início. O jogo consiste em você construir uma ou mais naves, sair pra explorar a galáxia, visitando sistemas solares e lidando com hordas inimigas. Também encontra planetas com mercado onde pode comprar melhorias pras suas naves e há uma árvore de habilidades que você evolui usando os pontos de nível.

No caso de SPAZ, a jogabilidade é bem mais divertida e há muita coisa pra fazer: lidar com caçadores de recompensas e zumbis espaciais, destruir bases ou fazer alianças, abrir portais para outras estrelas, adquirir equipamentos e plantas de naves maiores e melhores e assim vai evoluindo. Só que é um jogo bem grinding, ou seja, você tem que farmar muito, juntando grana e pontos e uns carinhas chamados goons pra usar nas naves ou nas trocas do mercado.

Como há missões, tipo RPG, vamos conhecendo alguns personagens e os diálogos têm um humor negro interessante. Completei toda uma galáxia, dominando cada bendita estrela e abrindo seus portais. Achei até que o jogo acabava depois disso e estaria satisfeito, mas eis que o último portal leva pra outra grade de estrelas dominadas por zumbis e eu teria que fazer tooodo o processo de novo pra zerar a história. Confesso que não tive mais paciência. Após semanas fazendo isso um pouquinho cada dia, dei por encerrada minha missão.

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