New World¹ é um MMORPG que divide opiniões, que teve uma grande hype no lançamento, chegando a bater 1 milhão de jogadores diários, aí vieram os problemas esperados de qualquer jogo novo, vieram bugs, players explorando falhas do jogo e estragando a experiência da comunidade, etc. Houve uma massiva desistência e só os mais fiéis permaneceram.
Fui bem otimista com relação a este jogo. Minhas primeiras impressões foram positivas², inclusive na versão beta³, e até comparei o New World como um "Cyberpunk 2077 ao contrário"⁴, no sentido que os desenvolvedores da Amazon estão fazendo um trabalho bastante responsável e dando atenção ao feedback dos players.
Já falei muito sobre este MMO. Comentei seus problemas⁵ e sua condição após a hype passar⁶. Agora, um ano depois, o que posso dizer é que este jogo nunca parou de melhorar. Ele não conseguiu se recuperar do baque do ano passado. A maioria dos players que largou o jogo, decepcionados, simplesmente não quis voltar pra conferir se algo mudou. Como se diz, pegaram ranço.
Já quem continuou jogando não se arrependeu, pois mês a mês os updates continuaram polindo o jogo e acrescentando novidades. Vieram armas novas, a manopla imaterial, lança e bacamarte, depois algumas dungeons novas, como Barnacles and Black Powder e o sistema de mutação das dungeons, que permite refazer estas expedições em níveis mais difíceis e com recompensas melhores. Timidamente acrescentaram uns mobzinhos novos aqui e ali.
Periodicamente surgiram novas skins, tanto para venda na loja, quanto para serem farmadas em drops na Twitch ou adquiridas como brinde do Amazon Prime. As skins evidentemente deveriam ser uma forma de monetização do jogo (que já é pago, convenhamos), mas parece que esse negócio nunca engatou.
A verdade é que as skins não são tããão interessantes a ponto de convencer os players a gastar dinheiro com isto, mas a Amazon já fez uma fortuna com a venda do jogo em si e ele continua se vendendo para novos players.
Nunca faltaram eventos de double XP, bem como servidores de teste para futuras novidades, que permitem aos players experimentarem o que ainda está sendo projetado, dando feedback. Uma grande e inesperada novidade foi a adição de um sistema de bardo, onde você literalmente pode tocar instrumentos musicais, ganhando buffs com isto.
O bardo deu uma nova vida ao jogo, pois agora se tornou comum encontrar aqui e ali alguém tocando música, como um autêntico bardo medieval. Não se pode negar que New World tem muita personalidade, tem uma estética peculiar e coerente.
A maior de todas atualizações, porém, veio agora em Outubro, com o Brimstone Sands, um update que trouxe pela primeira vez uma área nova, uma expansão do mapa, bem como uma boa quantidade de novas quests, muitas delas para os níveis iniciantes, reformulando a experiência dos primeiros níveis de jogabilidade.
O mapa inteiro ganhou um grande rework, com diversas regiões redesenhadas, recebendo mobs diferentes. Uma grande reclamação da comunidade era que por toda parte você costuma encontrar sempre os mesmos mobs, ou são piratas zumbis, ou são esqueletos ou os corruptos. Agora já existe mais variedade estética.
O combate PvE é baseado em resistências e fraquezas dos mobs, de modo que para cada bicho você deve usar uma arma diferente. Estes mobs são divididos em quatro grandes grupos: perdidos, corrompidos, antigos e terra indócil.
Aos poucos, foram diversificando as aparências, de modo que agora os piratas, por exemplo, não são todos iguais. Em diferentes áreas do mapa há tipos diferentes de piratas. Isto é bom, torna o jogo menos enjoativo.
Neste update também veio mais uma arma, o espadão. É uma imensa espada com características ecléticas, podendo ser usado tanto por tank quanto por damage.
Agora, nestes dias de empolgação com o update, o jogo está tendo uma média de 60 mil players diários, o triplo dos modestos 20 mil dos últimos meses. Há vida nas cidades, com gente correndo para lá e para cá fazendo as novas quests. O New World continua vivo e evoluindo.
Talvez a maior reclamação, algo que se tornou uma espécie de piada interna da comunidade, é quanto à ausência de montaria. Inclusive neste update aumentaram os pontos de teleporte no mapa, mas ainda parece pouco, porque realmente é preciso caminhar muuuito para realizar certas missões. Os desenvolvedores já prometeram implementar montaria e creio que deve vir bem antes do que se imagina.
O fato é que o New World se mostrou ser um bom MMORPG, com conteúdo para centenas de horas e que promete se expandir ano após ano. Eu diria que nenhum outro MMO chega aos pés do New World no momento em termos de qualidade gráfica, mesmo porque os MMOs mais antigos já estão com seu visual datado.
Com o passar dos anos o jogo ficará cada vez melhor e acho que só existe algo que pode derrotá-lo daqui a uns anos: o Ashes of Creation⁷.
Notas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário