Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

O poder do pensamento em Star Trek

Star Trek: The Next Generation (1987-1994)

O lema de toda a franquia Star Trek é "where no one has gone before" (onde ninguém jamais esteve), o que deixa bem claro o objetivo deste universo de filmes e séries. Não se trata de guerras espaciais e nem mesmo de aventura (embora ambos existam nos episódios), mas de exploração. Star Trek é o puro prazer da descoberta científica espacial.

E a franquia leva tão a fundo a exploração científica que nunca teve receio de abordar fenômenos que desafiam e mesmo contradizem a ciência conhecida, eventos que poderiam ser considerados mágicos ou surreais.

O capítulo 5 da primeira temporada de Star Trek: The Next Generation (1987-1994) é intitulado justamente com o famoso lema: Where No One Has Gone Before. Neste episódio, Picard e sua Enterprise são literalmente teletransportados para outra galáxia, algo impossível de se fazer com a tecnologia de warp drive.

Acontece que eles contavam com a presença de um alienígena com estranhos poderes mentais, chamado The Traveller. Este ser consegue fazer com que a nave viaje através da força do pensamento, o que se mostra ser bem mais veloz do que a luz ou a dobra espacial.

Durante este evento, a tripulação da nave começa a experimentar fenômenos bizarros, como a materialização de suas memórias e pensamentos. Ou seja, o que você pensa se torna realidade.

Este é um conceito que sempre foi considerado algo cientificamente não provado e, portanto, uma ideia supersticiosa, mística, mágica ou mera fantasia. Star Trek, porém, desafia a ortodoxia científica e expõe os exploradores espaciais a tal experiência surreal de contato com o puro poder do pensamento.

Para conseguir retornar à galáxia original, Picard pede que a tripulação canalize pensamentos motivadores para o Traveller, o que de fato funciona, turbinando o alien de modo que ele consegue teleportar a nave de volta. 

De certa forma, Picard pediu que a tripulação fizesse uma oração em favor do alien ou, em termos modernos, direcionasse "pensamentos positivos" e "boas energias" para ele. Assim, neste episódio, como em tantos outros, Star Trek conseguiu mesclar ciência e misticismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário