Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Teclado KB M60BK

Teclado KB M60BK

Na minha saga pra encontrar meu teclado ideal, já experimentei o TC142¹ e o TC154². Agora descobri outro curioso modelo, o KB M60BK. 

Diferente dos outros dois, as teclas são levemente côncavas, o que dá uma sensação maior de maciez, só que elas são mais duras, então na prática a digitação não é tão confortável quanto nos outros. É igualmente silencioso, na medida do possível, mas as teclas maiores produzem um som mais alto, no caso o CAPS LOCK (neste teclado chamado FIXA), o TAB, SHIFT, Enter, etc.

Pra piorar, esse modelo comete um grande pecado em se tratando de um teclado projetado para quem quer algo com pouco ruído: a tecla de espaço, que possui aquele aramezinho para ajudar na fixação, faz um barulho nada diferente de qualquer outro teclado convencional. O que acontece é que esse arame fica tremendo a cada toque e batendo nas paredes de plástico da tecla e do teclado, produzindo seu típico som irritante de clep clep que ataca minha misofonia.

Os modelos que prezam mais pelo silêncio conseguem engenhosamente reduzir ou até eliminar esse som do arame, como é o caso do TC142 e o TC154. Já no KB M60BK eu consegui resolver isso com uma gambiarra. Removi a tecla de espaço, forrei toda a sua base com algodão e instalei de volta. E não é que consegui acabar com o tremelique do arame?

O layout das teclas é bem estranho. Foram removidos o Ctrl e Alt da direita, mesmo havendo espaço pra eles e às vezes acabo encostando o polegar direito no "nada" quando instintivamente vou usar o Ctrl da direita pra me mover entre as palavras com o cursor. É como pisar em falso num degrau.

Também é esquisito que o Enter, tradicionalmente com um formato quase quadrado, se tornou uma barra retangular fina e horizontal, semelhante a um Shift ou Backspace. E as teclas intermediárias, entre o teclado numérico e o alfabético, também mudaram totalmente. Geralmente elas são organizadas em duas filas de 3: em cima Insert, Home e Page Up, embaixo Delete, End e Page Down. 

Em vez disso, mudaram o Insert pra outro lugar, o que parece uma mudança bem intencionada, já que muita gente odeia apertar o Insert acidentalmente, mas aí as outras cinco teclas foram arrumadas em duas filas verticalmente, dobrando o tamanho do Delete. Enfim, é algo fora do hábito.

É um teclado que exige toda uma readaptação com a posição peculiar das teclas, o que não vale a pena, pois com o tempo o uso desse layout ia acabar estragando a memória muscular que já tenho do layout mais comum na maioria dos teclados.

Enfim, vou voltar pro meu TC142 que até o momento é meu preferido.

Notas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário