Star Trek teve muitos personagens inusitados. Um deles foi um alien que simplesmente achava que era o próprio Abraham Lincoln. Inusitada também foi a conversa dele com Uhura. Sendo um homem do século XIX, quando a escravidão ainda vogava nos Estados Unidos, ele carregava os hábitos da época, de modo que usou a palavra "negress" para se referir à Uhura, logo em seguida desculpando-se por uma possível interpretação pejorativa.
Eis que Uhura responde de uma maneira que reflete bem o tipo de mundo utópico que é o futuro da humanidade nessa série. No século 23, diversos problemas humanos ficaram no passado. Reduziram a poluição, aprimoraram a geração de energia, a medicina, a produção de alimentos, a viagem espacial e a humanidade vive em paz, livre de guerras e outras disputas, bem como livre de discriminações raciais.
Ora, em um mundo assim, onde os problemas da antiga história já não estão presentes, os tabus se desvanecem, perdem o peso. Uhura demonstrou isso ao afirmar que já não existe temor nas palavras. O sentido ofensivo das palavras ficou no passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário