A série do Flash foi o primeiro spin-off nascido de Arrow (resenha aqui). Este novo universo de séries da DC/CW começou em 2012 com o Arqueiro Verde. Em 2013, Barry Allen aparece na segunda temporada ainda sem poderes, como um cientista forense. Em 2014, enfim, ele ganha seu próprio show que vai contar a sua história desde o início, desde o acidente com o acelerador de partículas que lhe deu superpoderes.
Enquanto Arrow adotou um estilo pé no chão e mais realista, com heróis que na verdade não são super, mas apenas humanos que treinam muito pra se tornarem badasses, em The Flash toda a fantasia típica dos quadrinhos é liberada sem receio.
Já nas primeiras temporadas o Flash se depara com vilões de poderes surreais, como um cara que se multiplica, outro que vira fumaça, outro que transforma a pele em aço e por aí vai.
No episódio 4 é apresentado o Captain Cold, que retornará no episódio 10 com seu colega Heat Wave. Esta dupla é uma espécie de easter egg, pois os atores Wentworth Miller e Dominic Purcell foram os protagonistas badasses da série Prison Break (2005-2017) e agora retornam como uma dupla de anti-heróis. Depois eles integrariam o grupo Legends of Tomorrow em mais um spin-off do arrowverso (resenha aqui).
O primeiro crossover do Flash com o Arrow acontece no episódio 8, que saiu no dia 2 de Dezembro de 2014, e no dia 3 houve um segundo crossover, dessa vez no episódio 8 da terceira temporada de Arrow, o que fortaleceu a interligação entre estas duas séries.
No episódio 9 eis que surge o Flash Reverso, conhecido por seu uniforme amarelo. Além disso, também aparece a primeira versão do Firestorm, um personagem que futuramente fará parte do grupo Legends of Tomorrow.
O episódio 17 tem a participação super especial de Mark Hamill (o famoso Luke Skywalker), como o vilão The Trickster (Trapaceiro), e com direito a um easter egg quando ele solta a clássica frase "eu sou seu pai".
No episódio 18 rola um crossover com o Átomo, personagem nascido na série do Arrow e que depois se tornaria um dos fundadores do grupo Legends of Tomorrow.
O episódio 21 traz um dos vilões mais importantes do universo do Flash, o gorilão Grodd. Nessa ocasião mostraram como a equipe de CGI da CW não brinca em serviço, pois o gorila brucutu tem uma aparência bem decente, quase no nível de um Planeta dos Macacos. Animação com nível de cinema em uma série de TV.
No segundo episódio da segunda temporada acontece um evento importante para o universo Flash e o arrowverso em geral: com a abertura de um portal interdimensional, o velocista Jay Garrick, vindo da Terra 2, visita a Terra 1. Garrick é uma referência ao primeiro Flash dos quadrinhos, criado em 1940. No Brasil chegou a ser conhecido como Joel Ciclone e é identificado pelo seu capacete com asinhas que lembra o deus greco-romano Hermes/Mercúrio.
A importância deste evento é que ficou estabelecido na série que existem outros universos, as "Terras", o que abre espaço para se explorar a vasta diversidade de mundos e personagens dos quadrinhos, algo que será intensamente abordado agora em 2019 no grande crossover Crise nas Infinitas Terras.
Também nesse episódio é mencionado o vilão Zoom e o Flash aprende a disparar raios usando a própria energia de aceleração. Até então ele só sabia correr (dã) e disparar ventanias girando os braços. Com a habilidade dos raios, se tornou ainda mais versátil.
No episódio 4 surge a segunda versão do Firestorm, agora formado pela dupla Stein e Jefferson. No episódio 6 rola um primeiro confronto entre Flash e o Zoom e no seguinte o gorita Grood retorna, mas é no episódio 8 que acontece um evento importante: um grande crossover do arrowverso.
No dia 1 de Dezembro de 2015 foi ao ar o episódio Legends of Today, no oitavo episódio da segunda temporada de Flash, apresentando o mega vilão Vandal Savage. Flash e sua turma, incluindo Jay Garrick, se reúnem com Arrow e sua turma.
Savage está caçando Kendra, que aos poucos é revelada como a Hawkgirl (mais uma futura integrante dos Legends of Tomorrow). Também aparece o Hawkman em busca dela. No dia 2 de Dezembro, foi a vez do crossover acontecer em Arrow, no episódio 8 da quarta temporada, intitulado Legends of Yesterday. Então a Hawkgirl finalmente veste sua armadura.
No finalzinho do episódio 9 chega um novo membro da Flash family: Wally West. Nos quadrinhos ele foi o terceiro Flash, também chamado Kid Flash. No episódio 13 eles fazem uma visita à Terra 2, conhecendo suas versões do mundo paralelo.
Também outro membro da família Flash viria na segunda temporada, a filha de Harrison Wells, Jesse Wells, que se tornaria a velocista Jesse Quick.
No episódio 17 o Flash desenvolve uma de suas mais importantes habilidades: viajar no tempo. Agora ele pode brincar de De Volta para o Futuro e alterar eventos da linha temporal. Ele vai acabar causando mudanças radicais na timeline de seu universo, para o bem e para o mal. E a evolução do personagem não para por aí. No episódio 21 ele tem uma psicodélica aventura viajando no mundo da própria speed force, a força da natureza que governa o universo e dá os poderes dos velocistas.
Com o poder de viajar no tempo, Barry inventa de "consertar" o próprio passado, impedindo que a mãe seja morta.O resultado é que ele cria uma timeline inteira nova, alterando as vidas de todos à sua volta. É o chamado Flashpoint, baseado na clássica saga de mesmo nome nos quadrinhos. Nos dois primeiros episódios da terceira temporada ele vai lidar com isso até decidir reverter tudo, deixando que a mãe seja morta, pois era o destino da timeline original.
No episódio 7 Flash enfrenta aquele que será o grande vilão da temporada, Savitar, mas o big deal mesmo acontece no episódio 8, com o crossover Invasão, quando aliens invadem a Terra e Flash recruta todo mundo do arrowverso, no maior crossover já feito até então. A saga tem um prólogo no final de Supergirl t2e8 (segunda temporada, oitavo episódio) e se desenrola em The Flash t3e08, Arrow t5e08 e Legends of Tomorrow t2e7.
E falando na versatilidade dos poderes do Flash, no episódio 12 ele consegue tornar um trem inteiro intangível. Pois é, além da supervelocidade permitir que ele dispare raios, gere ventanias e viaje no tempo e até no multiverso, ele também pode vibrar as células do corpo de modo a ficar intangível, atravessando paredes, etc. Basicamente, é o poder da Kitty Pride dos X-Men e, da mesma forma, também é capaz de tornar intangíveis outras coisas que ele toca, como um trem e todos seus passageiros. O Flash é ou não é um dos personagens mais overpower dos quadrinhos?
Nos episódios 13 e 14 o pessoal do CGI trabalhou bastante, pois rolou uma batalha contra os gorilas liderados por Grood, primeiro numa cidade dos gorilas, na Terra 2, depois eles foram pra Central City.
O episódio 17 (Duet) foi algo bem diferente e divertido. É feito um crossover entre o Flash e Supergirl, só que num formato de musical.
No episódio 20 acontece a grande revelação da temporada: o vilão da vez, Savitar, é na verdade um Barry maligno do futuro. Não que fosse algo tããão difícil de suspeitar. Falando em versões alternativas do Barry, também vemos uma versão emo, outro Barry do futuro, desiludido da vida depois que Iris morreu.
Na quarta temporada, a partir do quarto episódio, a equipe ganhou um pitoresco novo membro, Ralph Dibny, o Homem Elástico (Elongated Man).
Mantendo a tradição de fazer um crossover anual, em Novembro de 2017 rolou Crise na Terra-X, que teve início em Supergirl t3e8 (terceira temporada, oitavo episódio), seguindo por Arrow t6e8, The Flash t4e8 e concluindo em Legends of Tomorrow t3e8. Nessa saga os heróis se deparam com suas versões malignas da Terra-X, o 53° universo do multiverso DC, um mundo que foi dominado pelo nazismo.
A quinta temporada apresenta uma importante personagem: Nora West-Allen, filha do Flash vinda do futuro, apelidada de XS. De bônus, ela traz um gadget que é bem conhecido nos quadrinhos da DC, um anel que serve para guardar o uniforme. No caso, ela traz um uniforme do Flash do futuro, dando um upgrade no visual do Flash atual.
O vilão da quarta temporada foi bem chatinho, um tal de Thinker (Pensador, um nome bem óbvio e simplório pra um cara que é tipo um cospobre do Brainiac). Na quinta temporada foi pior ainda com o Cicada. Por outro lado, no episódio 18 da quinta temporada aparece um dos clássicos vilões do flashverso, o Godspeed, com seu peculiar uniforme branco e dourado.
O crossover de 2018 foi a saga Elseworlds, que teve início em The Flash t5e9, seguindo por Arrow t7e9 e concluindo em Supergirl t4e9. Esta saga trouxe algumas interessantes novidades: pela primeira vez os personagens do arrowverso visitaram Gotham onde é apresentada a Batwoman (que terá uma série própria, logo, mais um spin-off do mundo de Arrow), além disso, temos o Monitor.
O Monitor é nada menos que uma criatura cósmica de poder incalculável, surgida no início do multiverso da DC. Ou seja, a CW levou ao ar uma das figuras mais importantes de toda a mitologia dos quadrinhos da DC, presenteando o público nerd com um valioso fan service.
Elseworlds na verdade não foi uma grande saga. Foi mais uma brincadeira em que o Flash e o Arrow meio que trocam de corpo, mas a história serviu para ir aos poucos apresentando o Monitor e preparando o terreno para aquela que será a saga mais ambiciosa da CW ou mesmo de toda a história de séries de TV baseadas em quadrinhos: a Crise nas Infinitas Terras está vindo aí, em Dezembro de 2019, e promete chacoalhar o arrowverso de uma forma nunca vista.
A quinta temporada termina com um confronto entre o time Flash e o Flash Reverso, que foi o primeiro grande vilão lá na primeira temporada, de modo que se fecha um ciclo inteiro, preparando a série para a grande mudança que virá no final de 2019 na Crise nas Infinitas Terras.
No episódio 4 é apresentado o Captain Cold, que retornará no episódio 10 com seu colega Heat Wave. Esta dupla é uma espécie de easter egg, pois os atores Wentworth Miller e Dominic Purcell foram os protagonistas badasses da série Prison Break (2005-2017) e agora retornam como uma dupla de anti-heróis. Depois eles integrariam o grupo Legends of Tomorrow em mais um spin-off do arrowverso (resenha aqui).
O primeiro crossover do Flash com o Arrow acontece no episódio 8, que saiu no dia 2 de Dezembro de 2014, e no dia 3 houve um segundo crossover, dessa vez no episódio 8 da terceira temporada de Arrow, o que fortaleceu a interligação entre estas duas séries.
No episódio 9 eis que surge o Flash Reverso, conhecido por seu uniforme amarelo. Além disso, também aparece a primeira versão do Firestorm, um personagem que futuramente fará parte do grupo Legends of Tomorrow.
"Eu entendi a referência". |
O episódio 17 tem a participação super especial de Mark Hamill (o famoso Luke Skywalker), como o vilão The Trickster (Trapaceiro), e com direito a um easter egg quando ele solta a clássica frase "eu sou seu pai".
No episódio 18 rola um crossover com o Átomo, personagem nascido na série do Arrow e que depois se tornaria um dos fundadores do grupo Legends of Tomorrow.
O episódio 21 traz um dos vilões mais importantes do universo do Flash, o gorilão Grodd. Nessa ocasião mostraram como a equipe de CGI da CW não brinca em serviço, pois o gorila brucutu tem uma aparência bem decente, quase no nível de um Planeta dos Macacos. Animação com nível de cinema em uma série de TV.
No segundo episódio da segunda temporada acontece um evento importante para o universo Flash e o arrowverso em geral: com a abertura de um portal interdimensional, o velocista Jay Garrick, vindo da Terra 2, visita a Terra 1. Garrick é uma referência ao primeiro Flash dos quadrinhos, criado em 1940. No Brasil chegou a ser conhecido como Joel Ciclone e é identificado pelo seu capacete com asinhas que lembra o deus greco-romano Hermes/Mercúrio.
A importância deste evento é que ficou estabelecido na série que existem outros universos, as "Terras", o que abre espaço para se explorar a vasta diversidade de mundos e personagens dos quadrinhos, algo que será intensamente abordado agora em 2019 no grande crossover Crise nas Infinitas Terras.
Também nesse episódio é mencionado o vilão Zoom e o Flash aprende a disparar raios usando a própria energia de aceleração. Até então ele só sabia correr (dã) e disparar ventanias girando os braços. Com a habilidade dos raios, se tornou ainda mais versátil.
No episódio 4 surge a segunda versão do Firestorm, agora formado pela dupla Stein e Jefferson. No episódio 6 rola um primeiro confronto entre Flash e o Zoom e no seguinte o gorita Grood retorna, mas é no episódio 8 que acontece um evento importante: um grande crossover do arrowverso.
No dia 1 de Dezembro de 2015 foi ao ar o episódio Legends of Today, no oitavo episódio da segunda temporada de Flash, apresentando o mega vilão Vandal Savage. Flash e sua turma, incluindo Jay Garrick, se reúnem com Arrow e sua turma.
Savage está caçando Kendra, que aos poucos é revelada como a Hawkgirl (mais uma futura integrante dos Legends of Tomorrow). Também aparece o Hawkman em busca dela. No dia 2 de Dezembro, foi a vez do crossover acontecer em Arrow, no episódio 8 da quarta temporada, intitulado Legends of Yesterday. Então a Hawkgirl finalmente veste sua armadura.
No finalzinho do episódio 9 chega um novo membro da Flash family: Wally West. Nos quadrinhos ele foi o terceiro Flash, também chamado Kid Flash. No episódio 13 eles fazem uma visita à Terra 2, conhecendo suas versões do mundo paralelo.
Também outro membro da família Flash viria na segunda temporada, a filha de Harrison Wells, Jesse Wells, que se tornaria a velocista Jesse Quick.
No episódio 17 o Flash desenvolve uma de suas mais importantes habilidades: viajar no tempo. Agora ele pode brincar de De Volta para o Futuro e alterar eventos da linha temporal. Ele vai acabar causando mudanças radicais na timeline de seu universo, para o bem e para o mal. E a evolução do personagem não para por aí. No episódio 21 ele tem uma psicodélica aventura viajando no mundo da própria speed force, a força da natureza que governa o universo e dá os poderes dos velocistas.
Com o poder de viajar no tempo, Barry inventa de "consertar" o próprio passado, impedindo que a mãe seja morta.O resultado é que ele cria uma timeline inteira nova, alterando as vidas de todos à sua volta. É o chamado Flashpoint, baseado na clássica saga de mesmo nome nos quadrinhos. Nos dois primeiros episódios da terceira temporada ele vai lidar com isso até decidir reverter tudo, deixando que a mãe seja morta, pois era o destino da timeline original.
No episódio 7 Flash enfrenta aquele que será o grande vilão da temporada, Savitar, mas o big deal mesmo acontece no episódio 8, com o crossover Invasão, quando aliens invadem a Terra e Flash recruta todo mundo do arrowverso, no maior crossover já feito até então. A saga tem um prólogo no final de Supergirl t2e8 (segunda temporada, oitavo episódio) e se desenrola em The Flash t3e08, Arrow t5e08 e Legends of Tomorrow t2e7.
E falando na versatilidade dos poderes do Flash, no episódio 12 ele consegue tornar um trem inteiro intangível. Pois é, além da supervelocidade permitir que ele dispare raios, gere ventanias e viaje no tempo e até no multiverso, ele também pode vibrar as células do corpo de modo a ficar intangível, atravessando paredes, etc. Basicamente, é o poder da Kitty Pride dos X-Men e, da mesma forma, também é capaz de tornar intangíveis outras coisas que ele toca, como um trem e todos seus passageiros. O Flash é ou não é um dos personagens mais overpower dos quadrinhos?
Nos episódios 13 e 14 o pessoal do CGI trabalhou bastante, pois rolou uma batalha contra os gorilas liderados por Grood, primeiro numa cidade dos gorilas, na Terra 2, depois eles foram pra Central City.
O episódio 17 (Duet) foi algo bem diferente e divertido. É feito um crossover entre o Flash e Supergirl, só que num formato de musical.
No episódio 20 acontece a grande revelação da temporada: o vilão da vez, Savitar, é na verdade um Barry maligno do futuro. Não que fosse algo tããão difícil de suspeitar. Falando em versões alternativas do Barry, também vemos uma versão emo, outro Barry do futuro, desiludido da vida depois que Iris morreu.
Na quarta temporada, a partir do quarto episódio, a equipe ganhou um pitoresco novo membro, Ralph Dibny, o Homem Elástico (Elongated Man).
Mantendo a tradição de fazer um crossover anual, em Novembro de 2017 rolou Crise na Terra-X, que teve início em Supergirl t3e8 (terceira temporada, oitavo episódio), seguindo por Arrow t6e8, The Flash t4e8 e concluindo em Legends of Tomorrow t3e8. Nessa saga os heróis se deparam com suas versões malignas da Terra-X, o 53° universo do multiverso DC, um mundo que foi dominado pelo nazismo.
A quinta temporada apresenta uma importante personagem: Nora West-Allen, filha do Flash vinda do futuro, apelidada de XS. De bônus, ela traz um gadget que é bem conhecido nos quadrinhos da DC, um anel que serve para guardar o uniforme. No caso, ela traz um uniforme do Flash do futuro, dando um upgrade no visual do Flash atual.
O vilão da quarta temporada foi bem chatinho, um tal de Thinker (Pensador, um nome bem óbvio e simplório pra um cara que é tipo um cospobre do Brainiac). Na quinta temporada foi pior ainda com o Cicada. Por outro lado, no episódio 18 da quinta temporada aparece um dos clássicos vilões do flashverso, o Godspeed, com seu peculiar uniforme branco e dourado.
O crossover de 2018 foi a saga Elseworlds, que teve início em The Flash t5e9, seguindo por Arrow t7e9 e concluindo em Supergirl t4e9. Esta saga trouxe algumas interessantes novidades: pela primeira vez os personagens do arrowverso visitaram Gotham onde é apresentada a Batwoman (que terá uma série própria, logo, mais um spin-off do mundo de Arrow), além disso, temos o Monitor.
O Monitor é nada menos que uma criatura cósmica de poder incalculável, surgida no início do multiverso da DC. Ou seja, a CW levou ao ar uma das figuras mais importantes de toda a mitologia dos quadrinhos da DC, presenteando o público nerd com um valioso fan service.
Elseworlds na verdade não foi uma grande saga. Foi mais uma brincadeira em que o Flash e o Arrow meio que trocam de corpo, mas a história serviu para ir aos poucos apresentando o Monitor e preparando o terreno para aquela que será a saga mais ambiciosa da CW ou mesmo de toda a história de séries de TV baseadas em quadrinhos: a Crise nas Infinitas Terras está vindo aí, em Dezembro de 2019, e promete chacoalhar o arrowverso de uma forma nunca vista.
A quinta temporada termina com um confronto entre o time Flash e o Flash Reverso, que foi o primeiro grande vilão lá na primeira temporada, de modo que se fecha um ciclo inteiro, preparando a série para a grande mudança que virá no final de 2019 na Crise nas Infinitas Terras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário