Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Ascension, uma série espacial com estética vintage

Ascension (2014)

Ascension (2014) foi uma série curtinha de apenas 6 episódios produzida pela SyFy. A trama é bem diferente da maioria das séries sobre viagem espacial, uma ideia única e ousada: a história envolve um projeto do governo americano iniciado na década de 60, em plena corrida espacial da Guerra Fria, com o objetivo de enviar um mega foguete para colonizar um planeta em outro sistema solar.

Com a tecnologia da época, um foguete levaria séculos para alcançar outra estrela e por isso ele é projetado como uma verdadeira cidade onde algumas centenas de pessoas viverão e morrerão, tendo filhos e netos, até que um dia seus descendentes cheguem ao destino. É uma viagem sem volta.

Uma vez que a nave partiu na década de 60, aquela sociedade que se desenvolveu dentro dela ao longo das décadas não evoluiu da mesma forma que o restante do mundo, o que resulta em uma interessante estética vintage tanto da tecnologia que utilizam, quanto das roupas e costumes das pessoas.

Acontece que na verdade eles nunca saíram da Terra e o objetivo do projeto era fazer um experimento para ver como uma pequena população poderia sobreviver confinada dentro de um foguete colonizador, uma espécie de Big Brother. Enquanto isso, no mundo lá fora, uma mulher investiga o caso que é obviamente mantido em segredo pelo governo.

Existe ainda um elemento sobrenatural na história: uma das crianças nascidas ali dentro, Christa, desenvolve habilidades psíquicas que vão ficando cada vez mais poderosas. E é aí que vem o maior spoiler da série (o alerta está dado): no último episódio descobrimos que o objetivo desse projeto não era simplesmente estudar a população para uma possível futura viagem espacial colonizadora, mas sim despertar esse tipo de poder psíquico, algo catalizado pela vida confinada no foguete.

A menina usa acidentalmente seus superpoderes e consegue teleportar um membro da tripulação para o que parece ser um planeta alienígena em algum ponto distante da galáxia. Esse é o propósito último do projeto: criar teleportadores, o que superaria qualquer tecnologia de viagem espacial. Bom, isso é revelado no último frame da série, dando um gostinho de curiosidade, já que a história acaba aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário