Shanghai Fortress (2019) é uma produção da Tencent Pictures, uma subsidiária da gigante bilionária Tencent, empresa chinesa mais conhecida aqui no ocidente pela sua poderosa presença no mundo dos games através da desenvolvedora Epic e seu carro-chefe Fortnite.
Timidamente a Tencent está entrando no mercado cinematográfico e esse filme é uma de suas poucas produções. Baseado em um livro homônimo de 2006, o filme levou seis anos para ser produzido com o mediano orçamento de 57 milhões de dólares e tendo a bela Shu Qi como principal estrela.
À primeira vista parece uma homenagem a Independence Day (1996), mas não chega aos pés deste clássico que, mesmo com seus efeitos especiais dos anos 90, ainda impressiona mais e consegue ser mais épico. Enfim, vemos uma nave gigante invadindo o céu de Xangai e a cidade resistindo por meio de suas tropas, drones, um imenso escudo de energia cobrindo toda a cidade e um mega canhão.
A batalha contra os aliens tem seus momentos. Apesar de, no geral, os efeitos especiais serem de qualidade razoável (uma série como Star Trek Discovery consegue ter efeitos bem melhores), o canhão é uma arma bem impressionante, pois o seu disparo chega a literalmente fritar os edifícios próximos.
Paralelamente à história do combate, vemos um romancezinho bobinho entre o piloto protagonista (que parece recém saído da adolescência) e a Shu Qi (que nos seus quarenta e poucos anos parece não ter mais que vinte, porque né, asiáticos). O rapaz mal tem coragem de falar com ela na sua tímida paixão, por outro lado, como soldado ele é bem badass.
Nenhum comentário:
Postar um comentário