Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Legends of Tomorrow, um resumão das temporadas 1 a 4

Legends of Tomorrow

Em 2012 a CW lançou a série do Arrow, dando início ao que ficou conhecido como arrowverso, um verdadeiro universo compartilhado de séries com personagens da DC. Ao longo dos anos esse universo foi se expandindo rapidamente e celebrando a sua grande diversidade de personagens em crossovers especiais.

Arrow adota um estilo mais sombrio e urbano e os heróis são mais "físicos", trocando socos e performando movimentos acrobáticos. Então em 2014 veio o primeiro spin-off, The Flash, com um estilo bem mais típico dos quadrinhos, explorando superpoderes fantásticos, viagem no tempo e o multiverso.

Legends of Tomorrow surgiu em 2016, seguindo a mesma tendência do Flash e até extrapolando, já que se trata de um grupo de viajantes do tempo e cada episódio é uma aventura bizarra no passado ou no futuro, com personagens os mais inusitados como vikings, homens da caverna, nazistas, Einstein, Elvis Presley, Nixon e por aí vai.

A série teve uma lenta preparação, já que boa parte dos membros da equipe nasceu antes dela. O primeiro membro fundador foi a Canário (Sara Lance), ex-namorada do Oliver Queen, que inclusive esteve com ele lá no naufrágio que fez com que ficassem presos em uma ilha. Ao longo da série do Arrow, Sara foi evoluindo, chegou a morrer e ressuscitar no poço de Lázaro e foi treinada como ninja pela Liga dos Assassinos.

Outro membro foi o Atom (Ray Palmer) que começou na terceira temporada de Arrow e foi aos poucos construindo sua armadura. Na quarta temporada de Arrow conhecemos a Hawkgirl e o Hawkman, bem como o imortal Savage, que será um dos principais vilões da série dos Legends. 

Legends of Tomorrow

Para completar a equipe original, há quatro personagens que vieram da série do Flash: Heat Wave e Captain Cold, que eram originalmente vilões, e o Firestorm, formado pela fusão de Jefferson e o Dr. Stein. Estes oito são convocados pelo viajante do tempo Rip Hunter, e assim nasce o grupo Legends of Tomorrow. O vilão da primeira temporada será o Vandal Savage.

The Justice Society of America, Legends of Tomorrow

Jonah Hex, Legends of Tomorrow

No segundo episódio da segunda temporada, ao viajar para a década de 40, o grupo encontra uma clássica equipe de super heróis da Era de Ouro da DC: a Sociedade da Justiça da América. Outro encontro interessante acontece quando viajam para o Velho Oeste no sexto episódio e encontram Jonah Hex, o pistoleiro sinistro do selo Vertigo.

Arrowverse crossover, Invasion

No sétimo episódio a equipe participa de seu primeiro grande crossover anual com o arrowverso, na saga Invasão. A saga tem um prólogo no final de Supergirl t2e8 (segunda temporada, oitavo episódio) e se desenrola em The Flash t3e08, Arrow t5e08 e Legends of Tomorrow t2e7.

Arrowverse crossover, Crisis on Earth-X

Supergirl, Legends of Tomorrow

Mantendo a tradição de fazer um crossover anual, em Novembro de 2017 rolou Crise na Terra-X, que teve início em Supergirl t3e8 (terceira temporada, oitavo episódio), seguindo por Arrow t6e8, The Flash t4e8 e concluindo em Legends of Tomorrow t3e8. Nessa saga os heróis se deparam com suas versões malignas da Terra-X, o 53° universo do multiverso DC, um mundo que foi dominado pelo nazismo.

A batalha final entre os heróis do arrowverso e suas versões malignas da Terra-X acontece na série dos Legends e é realmente épica. Esse episódio consegue distribuir o tempo de tela de tantos personagens e a equipe de efeitos especiais caprichou nas cenas de luta. Foi um belo crossover.

The Ray, Legends of Tomorrow

Um personagem dos quadrinhos que ganhou vida durante essa saga foi o The Ray que, embora não seja muito conhecido do grande público, existe na DC desde a Era de Ouro. Em 2017 foi produzida uma série animada intitulada Freedom Fighters: The Ray, como um spin-off do arrowverso.

Constantine and Sara Lance, Legends of Tomorrow

E falando em crossover, no episódio 10 chega um personagem que já teve sua própria série em 2014, Constantine. Era produzida pela NBC e foi cancelada na primeira temporada, mesmo tendo conquistado uma base de fãs. Eis então que na quarta temporada de Arrow o mago detetive retorna, inclusive interpretado pelo mesmo ator da série, Matt Ryan. Cá entre nós, acho que Ryan combina bem mais com o Constantine do que o Keanu Reeves (que o interpretou no filme de 2005).

Mallus, Legends of Tomorrow

Após suas visitas em Arrow, Constantine apareceu na série dos Legends e chegou para ficar. Uma vez que o vilão da terceira temporada é o demônio Mallus, ninguém melhor que um exorcista para ajudar os Legends a derrotá-lo.

A presença de Constantine é tão marcante que a quarta temporada é totalmente influenciada por ele. A série deixa de ser uma ficção científica com aventuras de viagem no tempo e ganha um ar místico, algo parecido com a série The Librarians (2014-2018), em que um grupo de magos enfrenta bruxos e demônios, etc.

Unicorn, Legends of Tomorrow

Evil nipple, Legends of Tomorrow

Nessa temporada Legends of Tomorrow consegue flertar ainda mais com o surreal e com uma pitada de humor. O grande exemplo do nível de nonsense que a série atingiu é o negócio do "mamilo infernal". Tudo começou quando eles viajaram para a época do Woodstock e encontraram um unicórnio do mal. Enquanto Constantine abre um portal para enviar o bicho para o inferno, o unicórnio consegue abocanhar e arrancar o mamilo do nerdão Gary. Tempos depois o mamilo retorna do inferno e, ao devolvê-lo ao corpo, Gary é dominado por forças demoníacas. O mamilo do mal parece um olho demoníaco. Pois é, os roteiristas devem ter viajado no LSD.

Three boobs alien, Legends of Tomorrow

E.T. easter egg, Legends of Tomorrow

Mick/ Rebecca Silver, Legends of Tomorrow

Para citar mais uns exemplos da zoeira dessa série, temos uma referência à clássica cena do E.T., uma alien de três peitos (referência a Total Recall) e o grande segredo do brucutu Mick: ele é escritor de romance erótico que conquista uma legião de fãs pela sensibilidade de suas histórias assinadas com o pseudônimo Rebecca Silver. Os brutos também amam. 

Constantine, Legends of Tomorrow

A despeito das aventuras da equipe viajando no tempo pra lá e pra cá, essa temporada foi especialmente dedicada ao Constantine e nela acompanhamos sua jornada pessoal de culpa e redenção, quando desce literalmente ao inferno para salvar a alma de Ray Palmer.

Monitor eating popcorn, Legends of Tomorrow

Curiosamente, nesta temporada não rolou crossover e os Legends ficaram de fora da saga Elseworlds, que envolveu Arrow, The Flash e Supergirl. Por outro lado, o Monitor, que será o principal personagem da Crise nas Infinitas Terras, tem uma breve aparição comendo pipoca em um circo.

O Monitor é nada menos que uma criatura cósmica de poder incalculável, surgida no início do multiverso da DC. Ele surge na saga Elseworlds como um prólogo para algo maior que está por vir. Ou seja, a CW levou ao ar uma das figuras mais importantes de toda a mitologia dos quadrinhos da DC, presenteando o público nerd com um valioso fan service.

Elseworlds na verdade não foi uma grande saga. Foi mais uma brincadeira em que o Flash e o Arrow meio que trocam de corpo, mas a história serviu para ir aos poucos apresentando o Monitor e preparando o terreno para aquela que será a saga mais ambiciosa da CW ou mesmo de toda a história de séries de TV baseadas em quadrinhos: a Crise nas Infinitas Terras está vindo aí, em Dezembro de 2019, e promete chacoalhar o arrowverso de uma forma nunca vista.

Posts relacionados:

Habemus Baby Yoda

Baby Yoda

Até o momento, o mais famoso mascotinho do universo Star Wars tem sido o robô BB-8, mas agora surgiu um concorrente à altura na série The Mandalorian, lançada no Disney +: o Baby Yoda.

Ele não é o Yoda propriamente, mas um bebê da mesma espécie alienígena do velho jedi. Só há um comentário possível sobre ele: Awnnnn!

Baby Yoda

Baby Yoda

The Flash, um resumão das temporadas 1 a 5

The Flash (2014-)

A série do Flash foi o primeiro spin-off nascido de Arrow (resenha aqui). Este novo universo de séries da DC/CW começou em 2012 com o Arqueiro Verde. Em 2013, Barry Allen aparece na segunda temporada ainda sem poderes, como um cientista forense. Em 2014, enfim, ele ganha seu próprio show que vai contar a sua história desde o início, desde o acidente com o acelerador de partículas que lhe deu superpoderes.

Enquanto Arrow adotou um estilo pé no chão e mais realista, com heróis que na verdade não são super, mas apenas humanos que treinam muito pra se tornarem badasses, em The Flash toda a fantasia típica dos quadrinhos é liberada sem receio.

Já nas primeiras temporadas o Flash se depara com vilões de poderes surreais, como um cara que se multiplica, outro que vira fumaça, outro que transforma a pele em aço e por aí vai.

Captain Cold, The Flash (2014-)

No episódio 4 é apresentado o Captain Cold, que retornará no episódio 10 com seu colega Heat Wave. Esta dupla é uma espécie de easter egg, pois os atores Wentworth Miller e Dominic Purcell foram os protagonistas badasses da série Prison Break (2005-2017) e agora retornam como uma dupla de anti-heróis. Depois eles integrariam o grupo Legends of Tomorrow em mais um spin-off do arrowverso (resenha aqui).

Flash and Arrow, The Flash (2014-)

O primeiro crossover do Flash com o Arrow acontece no episódio 8, que saiu no dia 2 de Dezembro de 2014, e no dia 3 houve um segundo crossover, dessa vez no episódio 8 da terceira temporada de Arrow, o que fortaleceu a interligação entre estas duas séries.

No episódio 9 eis que surge o Flash Reverso, conhecido por seu uniforme amarelo. Além disso, também aparece a primeira versão do Firestorm, um personagem que futuramente fará parte do grupo Legends of Tomorrow.

Mark Hamill, The Flash (2014-)
"Eu entendi a referência".

O episódio 17 tem a participação super especial de Mark Hamill (o famoso Luke Skywalker), como o vilão The Trickster (Trapaceiro), e com direito a um easter egg quando ele solta a clássica frase "eu sou seu pai".

Atom, The Flash (2014-)

No episódio 18 rola um crossover com o Átomo, personagem nascido na série do Arrow e que depois se tornaria um dos fundadores do grupo Legends of Tomorrow.

Grodd, The Flash (2014-)

O episódio 21 traz um dos vilões mais importantes do universo do Flash, o gorilão Grodd. Nessa ocasião mostraram como a equipe de CGI da CW não brinca em serviço, pois o gorila brucutu tem uma aparência bem decente, quase no nível de um Planeta dos Macacos. Animação com nível de cinema em uma série de TV.

Jay Garrick, The Flash (2014-)

No segundo episódio da segunda temporada acontece um evento importante para o universo Flash e o arrowverso em geral: com a abertura de um portal interdimensional, o velocista Jay Garrick, vindo da Terra 2, visita a Terra 1. Garrick é uma referência ao primeiro Flash dos quadrinhos, criado em 1940. No Brasil chegou a ser conhecido como Joel Ciclone e é identificado pelo seu capacete com asinhas que lembra o deus greco-romano Hermes/Mercúrio.

A importância deste evento é que ficou estabelecido na série que existem outros universos, as "Terras", o que abre espaço para se explorar a vasta diversidade de mundos e personagens dos quadrinhos, algo que será intensamente abordado agora em 2019 no grande crossover Crise nas Infinitas Terras.

Também nesse episódio é mencionado o vilão Zoom e o Flash aprende a disparar raios usando a própria energia de aceleração. Até então ele só sabia correr (dã) e disparar ventanias girando os braços. Com a habilidade dos raios, se tornou ainda mais versátil.

No episódio 4 surge a segunda versão do Firestorm, agora formado pela dupla Stein e Jefferson. No episódio 6 rola um primeiro confronto entre Flash e o Zoom e no seguinte o gorita Grood retorna, mas é no episódio 8 que acontece um evento importante: um grande crossover do arrowverso.

Arrow/Flash crossover

No dia 1 de Dezembro de 2015 foi ao ar o episódio Legends of Today, no oitavo episódio da segunda temporada de Flash, apresentando o mega vilão Vandal Savage. Flash e sua turma, incluindo Jay Garrick, se reúnem com Arrow e sua turma.

Savage está caçando Kendra, que aos poucos é revelada como a Hawkgirl (mais uma futura integrante  dos Legends of Tomorrow). Também aparece o Hawkman em busca dela. No dia 2 de Dezembro, foi a vez do crossover acontecer em Arrow, no episódio 8 da quarta temporada, intitulado Legends of Yesterday. Então a Hawkgirl finalmente veste sua armadura.

No finalzinho do episódio 9 chega um novo membro da Flash family: Wally West. Nos quadrinhos ele foi o terceiro Flash, também chamado Kid Flash. No episódio 13 eles fazem uma visita à Terra 2, conhecendo suas versões do mundo paralelo.

Também outro membro da família Flash viria na segunda temporada, a filha de Harrison Wells, Jesse Wells, que se tornaria a velocista Jesse Quick.

Jesse Quick, Flash and Kid Flash, The Flash (2014-)

No episódio 17 o Flash desenvolve uma de suas mais importantes habilidades: viajar no tempo. Agora ele pode brincar de De Volta para o Futuro e alterar eventos da linha temporal. Ele vai acabar causando mudanças radicais na timeline de seu universo, para o bem e para o mal. E a evolução do personagem não para por aí. No episódio 21 ele tem uma psicodélica aventura viajando no mundo da própria speed force, a força da natureza que governa o universo e dá os poderes dos velocistas.

Com o poder de viajar no tempo, Barry inventa de "consertar" o próprio passado, impedindo que a mãe seja morta.O resultado é que ele cria uma timeline inteira nova, alterando as vidas de todos à sua volta. É o chamado Flashpoint, baseado na clássica saga de mesmo nome nos quadrinhos. Nos dois primeiros episódios da terceira temporada ele vai lidar com isso até decidir reverter tudo, deixando que a mãe seja morta, pois era o destino da timeline original.

Arrowverse crossover, Invasion

No episódio 7 Flash enfrenta aquele que será o grande vilão da temporada, Savitar, mas o big deal mesmo acontece no episódio 8, com o crossover Invasão, quando aliens invadem a Terra e Flash recruta todo mundo do arrowverso, no maior crossover já feito até então. A saga tem um prólogo no final de Supergirl t2e8 (segunda temporada, oitavo episódio) e se desenrola em The Flash t3e08, Arrow t5e08 e Legends of Tomorrow t2e7.

E falando na versatilidade dos poderes do Flash, no episódio 12 ele consegue tornar um trem inteiro intangível. Pois é, além da supervelocidade permitir que ele dispare raios, gere ventanias e viaje no tempo e até no multiverso, ele também pode vibrar as células do corpo de modo a ficar intangível, atravessando paredes, etc. Basicamente, é o poder da Kitty Pride dos X-Men e, da mesma forma, também é capaz de tornar intangíveis outras coisas que ele toca, como um trem e todos seus passageiros. O Flash é ou não é um dos personagens mais overpower dos quadrinhos?

Flash vs an albino gorilla, The Flash (2014-)

Nos episódios 13 e 14 o pessoal do CGI trabalhou bastante, pois rolou uma batalha contra os gorilas liderados por Grood, primeiro numa cidade dos gorilas, na Terra 2, depois eles foram pra Central City.

The Flash (Grant Gustin) and Supergirl (Melissa Benoist)

O episódio 17 (Duet) foi algo bem diferente e divertido. É feito um crossover entre o Flash e Supergirl, só que num formato de musical.

No episódio 20 acontece a grande revelação da temporada: o vilão da vez, Savitar, é na verdade um Barry maligno do futuro. Não que fosse algo tããão difícil de suspeitar. Falando em versões alternativas do Barry, também vemos uma versão emo, outro Barry do futuro, desiludido da vida depois que Iris morreu.

Elongated Man, The Flash (2014-)

Na quarta temporada, a partir do quarto episódio, a equipe ganhou um pitoresco novo membro, Ralph Dibny, o Homem Elástico (Elongated Man).

Crisis on Earth-X

Mantendo a tradição de fazer um crossover anual, em Novembro de 2017 rolou Crise na Terra-X, que teve início em Supergirl t3e8 (terceira temporada, oitavo episódio), seguindo por Arrow t6e8, The Flash t4e8 e concluindo em Legends of Tomorrow t3e8. Nessa saga os heróis se deparam com suas versões malignas da Terra-X, o 53° universo do multiverso DC, um mundo que foi dominado pelo nazismo.

Jessica Parker Kennedy as Nora in The Flash (2014-)

A quinta temporada apresenta uma importante personagem: Nora West-Allen, filha do Flash vinda do futuro, apelidada de XS. De bônus, ela traz um gadget que é bem conhecido nos quadrinhos da DC, um anel que serve para guardar o uniforme. No caso, ela traz um uniforme do Flash do futuro, dando um upgrade no visual do Flash atual.

O vilão da quarta temporada foi bem chatinho, um tal de Thinker (Pensador, um nome bem óbvio e simplório pra um cara que é tipo um cospobre do Brainiac). Na quinta temporada foi pior ainda com o Cicada. Por outro lado, no episódio 18 da quinta temporada aparece um dos clássicos vilões do flashverso, o Godspeed, com seu peculiar uniforme branco e dourado.

Godspeed, The Flash (2014-)

O crossover de 2018 foi a saga Elseworlds, que teve início em The Flash t5e9, seguindo por Arrow t7e9 e concluindo em Supergirl t4e9. Esta saga trouxe algumas interessantes novidades: pela primeira vez os personagens do arrowverso visitaram Gotham onde é apresentada a Batwoman (que terá uma série própria, logo, mais um spin-off do mundo de Arrow), além disso, temos o Monitor.

Monitor, The Flash (2014-)

O Monitor é nada menos que uma criatura cósmica de poder incalculável, surgida no início do multiverso da DC. Ou seja, a CW levou ao ar uma das figuras mais importantes de toda a mitologia dos quadrinhos da DC, presenteando o público nerd com um valioso fan service.

Elseworlds na verdade não foi uma grande saga. Foi mais uma brincadeira em que o Flash e o Arrow meio que trocam de corpo, mas a história serviu para ir aos poucos apresentando o Monitor e preparando o terreno para aquela que será a saga mais ambiciosa da CW ou mesmo de toda a história de séries de TV baseadas em quadrinhos: a Crise nas Infinitas Terras está vindo aí, em Dezembro de 2019, e promete chacoalhar o arrowverso de uma forma nunca vista.

Flash vs Reverse Flash, The Flash (2014-)

A quinta temporada termina com um confronto entre o time Flash e o Flash Reverso, que foi o primeiro grande vilão lá na primeira temporada, de modo que se fecha um ciclo inteiro, preparando a série para a grande mudança que virá no final de 2019 na Crise nas Infinitas Terras.

Arrow, um resumão das temporadas 1 a 7

Arrow (2012-)

Quando surgiu, em Outubro de 2012, Arrow adotou uma proposta de ser uma série de crime e ação urbana, nada muito parecido com o que poderia ser um show de super heróis de quadrinhos. 

Com um tom sombrio e muitas, muuuitas cenas de luta corporal, piruetas e parkour, a série logo formou uma audiência fiel. Não economizou nos personagens e episódio após episódio já foi dando vida a várias figuras dos quadrinhos como Deadshot (sim, o mesmo personagem que anos depois foi interpretado por will Smith no Suicide Squad), Deathstroke e a Canário.

Barry Allen and Oliver Queen first crossover in Arrow (2012-)

Na segunda temporada, inclusive, o episódio 16 foi intitulado Suicide Squad e o seguinte Birds of Prey, mas o convidado mais importante veio antes no episódio 8 (The Scientist), em que Barry Allen aparece para ajudar Oliver em uma investigação e, no episódio 9, ele sofre o acidente de laboratório que lhe confere os superpoderes.

O jeitão nerd de Barry, incorporado pelo ator novato Grant Gustin, imediatamente conquistou o público e despertou a curiosidade para vê-lo transformado em Flash. Um ano depois, em Outubro de 2014, nasceria o primeiro spin-off do arrowverso, a série The Flash.

Arrow começou com o pé no chão, tentando se mostrar em um universo razoavelmente verossímil. Não havia superpoderes, só vigilantes que malham e treinam muito artes marciais. O Flash abriu a porteira para o surreal e os poderes fantásticos. E desde então esse universo só se expandiu. Se Arrow foi o pai do arrowverso, Flash foi a mãe.

Brandon Routh as Atom

No primeiro episódio da terceira temporada chega um personagem novo que terá importante e constante participação no arrowverso, o Ray Palmer, interpretado por Brandon Routh (o cara que foi o Superman no cinema em 2006).

Aos poucos podemos acompanhar o Palmer montando sua armadura e se tornando o Átomo (que é tipo uma mistura de Homem de Ferro com Homem Formiga). Futuramente ele seria um dos fundadores do grupo Legends of Tomorrow.

Flash and Arrow first crossover in Arrow (2012-)

No episódio 8 da terceira temporada acontece o primeiro grande crossover dessa fase inicial do arrowverse. Desta vez Barry Allen aparece como Flash e realiza sua primeira missão em parceria com o Arqueiro.

Obviamente esta se torna uma oportunidade de mostrar como os dois personagens são bem diferentes. Barry é luz, Oliver é sombra. São como Batman e Superman. Eles discutem suas diferenças (Oliver, por exemplo, utiliza a tortura em interrogatório, algo que Barry abomina) e no fim acabam virando migos.

Bom, é preciso um pouco de roteirismo para balancear as habilidades do Arqueiro com o poder absurdamente sobre-humano do Flash. Eles estão enfrentando o Bumerangue e uns capangas e o Flash poderia facilmente deter todos eles e jogá-los na cadeia em segundos, mas a trama deu um jeitinho de fazer necessária a presença do Arqueiro e toda a equipe pra lidar com o vilão mequetrefe.

Oliver vs Ra's al Ghul, Arrow (2012-)

No episódio 9 acontece uma grande surpresa: Oliver é morto por Ra's al Ghul com uma bela espadada no peito. Mas calma que o protagonista não morre para sempre né. Com ajuda do poço de Lázaro, o Arqueiro volta à vida. Sua temporária ausência serviu pra estimular outros personagens a assumirem a tarefa de vigilante, como a Canário Negro e o Ray Palmer, cada vez mais perto de concluir sua armadura do Átomo.

O estilo da ação em Arrow é, como era de se esperar de uma série de herói urbano, mais voltado a efeitos práticos e luta corporal. O Átomo, nos raros momentos em que entra em ação, serve como uma nota contrastante, trazendo uma pitada de CGI (bem feito inclusive).

Esta terceira temporada desenvolve a mitologia de Ra's al Ghul e da Liga dos Assassinos, a ponto do próprio Oliver se tornar o Ra's al Ghul, fingindo ser um cara mau pra mudar a instituição por dentro e tal. O poço de Lázaro é usado mais uma vez, agora pra ressuscitar Thea.

Na quarta temporada mais uma vez usam o bendito poço de Lázaro, ressuscitando a Sara Lance, que então vai se tornar a Canário Branco, a segunda personagem (depois do Átomo) que futuramente fará parte do grupo Legends of Tomorrow.

Constantine and Arrow first crossover in Arrow (2012-)

E no episódio 5 vem mais um, John Constantine. O primeiro crossover com um personagem de outra série que não teve origem no arrowverso. A série do Constantine fora lançada em Outubro de 2014 (mesma época do Flash), mas nada tinha a ver com o arrowverso. Era independente, veiculada pela NBC e não pela CW. Foi precocemente encerrada e só teve uma temporada, mas o personagem agradou tanto o público que conseguiu sobreviver e migrar para a CW.

Flash and Arrow second crossover in Arrow (2012-)

No dia 1 de Dezembro de 2015 foi ao ar o episódio Legends of Today, no oitavo episódio da segunda temporada de Flash, apresentando o mega vilão Vandal Savage. Flash e sua turma, incluindo Jay Garrick, se reúnem com Arrow e sua turma. Savage está caçando Kendra, que aos poucos é revelada como a Hawkgirl (mais uma futura integrante  dos Legends of Tomorrow). Também aparece o Hawkman em busca dela. No dia 2 de Dezembro, foi a vez do crossover acontecer em Arrow, no episódio 8 da quarta temporada, intitulado Legends of Yesterday. Então a Hawkgirl finalmente veste sua armadura.

Vixen in Arrow (2012-)

No episódio 15 entra uma nova personagem no arrowverso, a Vixen. Ela acabou ganhando uma série própria, mas não live action e sim animada (2015-2016).

Dolph Lundgren in Arrow (2012-)

Na quinta temporada a série dá uma enxugada nos personagens. Com a turma dos Legends of Tomorrow ocupada em sua série própria e o Flash também mais distante, Arrow se ocupa mais em montar sua equipe de jovens sidekicks mequetrefes. Mas teve uma coisa legal: trouxeram um vilão maneiro e estiloso interpretado por ninguém menos que o Dolph Lundgren.

Quando a série da Supergirl começou, em 2015, não era exatamente um fruto do arrowverso. Foi uma personagem independente em seu próprio universo e a série era produzida pela CBS, não pela CW que é o lar do mundo de Arrow. Como tudo, obviamente, pertence à Warner/DC, foi fácil mexer nos pauzinhos para migrar a Supergirl.

Arrowverse crossover: Invasion (2016)

Assim ocorre o primeiro crossover do Arrow com a Supergirl na saga anual em Novembro de 2016, intitulada Invasion. Agora foram reunidos o time Arrow, o time Flash, os Legends e a Supergirl, todos contra alienígenas do mal. A história se passou no oitavo episódio respectivamente de The Flash (terceira temporada), Arrow (quinta temporada) e Legends of Tomorrow (segunda temporada).

Crisis on Earth-X

No crossover de Novembro de 2017 rolou Crise na Terra-X, que teve início em Supergirl t3e8 (terceira temporada, oitavo episódio), seguindo por Arrow t6e8, The Flash t4e8 e concluindo em Legends of Tomorrow t3e8. Nessa saga os heróis se deparam com suas versões malignas da Terra-X, o 53° universo do multiverso DC, um mundo que foi dominado pelo nazismo.

Não há muito o que se falar da sexta temporada. O Oliver agora tem um filho que só serve de isca pra ele ficar salvando dos vilões. Na sétima temporada a novidade é a filha da Felicity vinda do futuro, Mia Smoak, interpretada por Katherine McNamara (conhecida pela série Shadowhunters). O vilão das duas temporadas é um tal de Diaz que não é lá grande coisa. Oliver passa um tempo na cadeia e finalmente, em Dezembro de 2018, chegamos ao que interessa: o crossover anual.

Batgirl in Arrow (2012-)

O crossover de 2018 foi a saga Elseworlds, que teve início em The Flash t5e9, seguindo por Arrow t7e9 e concluindo em Supergirl t4e9. Esta saga trouxe algumas interessantes novidades: pela primeira vez os personagens do arrowverso visitaram Gotham onde é apresentada a Batwoman (que terá uma série própria, logo, mais um spin-off do mundo de Arrow), além disso, temos o Monitor.

Monitor in Arrow (2012-)

O Monitor é nada menos que uma criatura cósmica de poder incalculável, surgida no início do multiverso da DC. Ou seja, a CW levou ao ar uma das figuras mais importantes de toda a mitologia dos quadrinhos da DC, presenteando o público nerd com um valioso fan service.

Elseworlds na verdade não foi uma grande saga. Foi mais uma brincadeira em que o Flash e o Arrow meio que trocam de corpo, mas a história serviu para ir aos poucos apresentando o Monitor e preparando o terreno para aquela que será a saga mais ambiciosa da CW ou mesmo de toda a história de séries de TV baseadas em quadrinhos: a Crise nas Infinitas Terras está vindo aí, em Dezembro de 2019, e promete chacoalhar o arrowverso de uma forma nunca vista.

O chamado arrowverso, que começou em 2012 como uma modesta série de um vigilante urbano dando socos e flechadas, se expandiu num universo compartilhado enorme, por meio das séries derivadas The Flash, Legends of Tomorrow e Batwoman; das animações Vixen, The Ray e Deathstroke; e ainda absorveu dois personagens vindos de outros studios, Constantine (da série cancelada da NBC) e Supergirl (originalmente produzida pela CBS e adotada pela CW na segunda temporada). E muito mais pode vir nos próximos anos como consequência da Crise nas Infinitas Terras. Abaixo temos um diagrama que ilustra esse Universo Compartilhado Arrow.

Arrowverse