Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Os mundos da Marvel no cinema

MCU

Com uma década de filmes, o Universo Cinematográfico Marvel teve bastante tempo e espaço pra desenvolver um grande número de personagens, mas não apenas isso. Também vários mundos e civilizações foram apresentados.

Asgard

A primeira delas foi Asgard. Presente no MCU desde o primeiro filme do Thor (2011), Asgard teve uma frequente e importante presença em todo esse universo. Sua mitologia é muito bem apresentada desde tempos ancestrais até a completa aniquilação no Ragnarok.

Guardians of the Galaxy

Ao longo dos filmes várias civilizações alienígenas são mostradas, como os Chitauri, os Skrull (mais explorados na série Agents of Shield), os Kree, os Gigantes de Gelo, os Elfos Sombrios e tantos outros povos alienígenas que aparecem principalmente nos filmes dos Guardiões da Galáxia (2014, 2017).

Doctor Strange

Em Doutor Estranho (2016) conhecemos outro tipo de civilização, a dos magos, um mundo que existe em outra dimensão entrelaçada com o mundo terreno e com uma cultura ancestral de poderosos conhecimentos místicos.

Também vale mencionar o Inumanos, embora estejam fora do MCU. Neste caso, trata-se de uma sociedade estabelecida na Lua e muitos de seus habitantes têm poderes especiais produzidos por uma substância alienígena.

Wakanda

No filme do Pantera Negra (2018) a Marvel trouxe Wakanda, uma antiga civilização cuja avançada tecnologia é baseada no metal vibranium que existe em abundância nessa região. O filme desenvolveu bem esse pequeno universo, mostrando suas leis, costumes e tecnologias.

A armadura do Pantera Negra é realmente muito legal. Partindo do princípio de que o vibranium absorve e reflete energia cinética, algo que já era explorado no escudo do Capitão América, tem-se uma armadura que pode acumular uma carga de energia à medida em que é golpeada, de modo que o Pantera tem esse poder especial de revidar com uma charge de energia cinética. Sem contar as garras, claro. Garras sempre são legais.

Mas confesso que fiquei com um pé atrás com relação a alguns detalhes, principalmente um: a forma de decidir o governo. Como assim uma cultura tão avançada, supostamente mais avançada que o resto da humanidade, mantém como método de escolha de seu principal governante um costume bárbaro que pode envolver até assassinato? 

Pois é, Wakanda é um reino próspero e moderníssimo, com uma forte estabilidade econômica e social, mas na hora de escolher seu rei armam uma arena e dois candidatos da linha sucessória caem na porrada e quem sair vivo ou inteiro vira rei. Quer dizer então que o atributo mais importante para qualificar um governante é a força bruta e não seus conhecimentos, seu comprometimento com a cultura e as causas daquela nação e suas habilidades de liderança? Meh.

Quantum realm

Por fim, além de mostrar ambientes cósmicos, planetas e povos alienígenas, reinos e civilizações, também o MCU explorou o universo minúsculo, o mundo quântico, nos filmes do Homem-Formiga (2015, 2018). Existem até criaturinhas vivendo por lá.

É realmente impressionante a extensão do universo criado pela Marvel no cinema em dez anos de filmes, mas convenhamos que isto foi graças aos quadrinhos que há décadas vêm desenvolvendo tais mundos. De fato, nos quadrinhos tanto a Marvel quanto a DC foram muito, muito mais longe, criaram universos, um multiverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário