Gosto de jogos de exploração, caminhar pelo mapa, descobrir coisas, coletar materiais, encontrar abrigos pra passar a noite... Mas tem uns que são bem cruéis pelo excesso de "realismo". The Long Dark é um exemplo disso.
O jogo tem uma bela ambientação, da música aos cenários, e no começo me diverti encontrando casas no meio do nada e vasculhando cadáveres congelados enquanto tomava o refrigerante que tinha nas bolsas deles, mas aí vem o choque de realismo: o ambiente é bem hostil.
Se você começa no modo normal, já dá de cara com lobos que vão te estraçalhar. Leva muito tempo até encontrar boas armas pra enfrentar as feras e até lá tem muitas outras formas de morrer. Em uma das vezes caminhei sobre um lago congelado e ele rachou, afundei na água gelada. Ok, mas o pior é que essa armadilha não dava trégua. Comecei a ter hipotermia e a salvação era sair daquele lago até a terra firme, mas quanto mais eu nadava em direção à terra, mais sofria com o gelo e morri sem conseguir atravessar a água.
Depois tem a ventania. Enquanto explorava o mapa, veio a forte ventania que embaçava a vista e o personagem começou a passar frio, além disso já estava bem cansado e precisava dormir. Se eu armasse o colchonete ali mesmo na neve e dormisse sob a ventania, acordava com hipotermia, e a maldita ventania não permite acender uma fogueira e o ambiente embaçado torna impossível ver qualquer casinha que possa ter nas redondezas. Ou seja, mais uma armadilha da natureza. Era uma situação que deixa o personagem impotente e a única coisa que pode fazer é caminhar às cegas e torcer pra ventania acabar ou achar uma casa com muita sorte.
Encontrar comida, água, roupas e até remédios é fácil. É possível evitar as feras mantendo distância, mas estas armadilhas do frio são implacáveis. Parece que a ideia do jogo é mostrar como um ambiente gelado é algo que você jamais vai querer experimentar.
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