A comparação deste filme com Amélie Poulain (2001) é inevitável. Ele tem aquele mesmo clima de fantasia moderna, o cenário é um tanto retrô, você não vê pessoas usando celulares ou computadores, o ritmo de vida parece lento e há uma pureza e ingenuidade nos personagens.
Bella desde o início se parece com Amélie no fato de ser uma figura incomum, ambas tiveram uma infância um tanto solitária e desenvolveram uma personalidade peculiar. Amélie é mais imaginativa, enquanto Bella é mais racional, perfeccionista, do tipo que tem minuto e segundo certos para acordar ou começar uma refeição e tem um ritual repetitivo para fechar a porta.
Outra semelhança está no fato de ambas conhecerem um senhor idoso que se torna uma espécie de conselheiro e figura paterna e, claro, conhecem um rapaz meio tímido e atrapalhado que acaba se tornando namorado. Existe até uma cena em que eles andam de moto, talvez numa referência intencional ao passeio de Amélie com o namorado.
Claro que é impossível se equiparar um filme com aquele que criou um gênero próprio e supera This Beautiful Fantastic em cada detalhe: na trilha sonora cativante, na construção da personagem, nos diálogos e frases memoráveis, nos eventos da história...
Enfim, This Beautiful Fantastic é uma homenagem ao clássico filme, é uma historia meiga e suave, mas realmente não chega aos pés de Amélie Poulain.
Nenhum comentário:
Postar um comentário