Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

New World e o problema da qualidade de vida

New World crafting

A qualidade de vida em games envolve coisas que não vão necessariamente deixar seu personagem mais forte ou acelerar seu progresso, mas que tornarão as tarefas do jogo mais prazerosas ou, em alguns casos, menos entediantes.

O New World, por ser um jogo que foi lançado relativamente cru, tem um longo caminho a trilhar em termos de qualidade de vida e muito lentamente vem aprimorando isto. No começo, por exemplo, o gerenciamento de inventário era sofrível. 

Você podia guardar itens nos depósitos de várias cidades, mas era proibido de acessar remotamente os depósitos em cidades de facções diferentes da sua. E mesmo no caso de cidades da sua própria facção, você tinha que pagar uma taxa para cada item que retirasse remotamente de um depósito. Era pagar para usar coisas que já eram suas.

Assim, para evitar ficar gastando dinheiro gerenciando inventário, era precisa ficar se teleportando para as outras cidades apenas para pegar seus itens no depósito. O teleporte naquela época custava uma grande quantidade de azoth, material que não era tão fácil de adquirir e que só podia ser acumulado até o limite de 1000 (até hoje é assim e é uma limitação bem inconveniente). Enfim resolveram este problema liberando o acesso universal aos depósitos, dando uma melhorada na qualidade de vida.

Mesmo assim, ainda falta algo para o gerenciamento de inventário não ser um pé no saco. Por exemplo, você pode fazer busca de itens, mas em um depósito de cada vez. Se você, por exemplo, precisa craftar determinada poção que requer uma flor específica, mas em meio à enorme quantidade de materiais que você acumulou ao longo do jogo, não lembra em qual depósito está esta flor, então tem que ficar fazendo a busca nos depósitos um por um, porque não existe uma busca universal. 

Os depósitos têm um limite de peso, o que é aceitável, e este limite pode ir aumentando com upgrades. Todavia, existe também um bizarro limite de 500 itens únicos. Ou seja, mesmo que você não atinja o limite de peso, se você colocou em um depósito 500 tipos diferentes de objetos, não poderá mais acrescentar outro, caso seja de um tipo ainda não listado ali.

Ora, no New World a variedade de objetos é enorme, principalmente itens de craft. Se você escolhe uma cidade para ser sua área principal de craft, seria adequado guardar no depósito dela todo o material para craft, mas é impossível, porque juntando itens de culinária, alquimia, engenharia, etc, facilmente extrapola o limite de 500 itens únicos.

Desta forma, somos forçados a distribuir itens em outras cidades e ficar constantemente buscando as coisas aqui e ali.

Como comecei no mundo dos RPGs jogando Tibia, fiquei mal acostumado, pois lá existe uma das melhores qualidades de vida em termos de inventário. Tanto na bolsa do personagem quanto nos depósitos das cidades você pode criar camadas de armazenamento por meio das bags. Ou seja, dentro de uma bag é possível colocar outras bags e outras dentro destas, de modo que é comum organizarmos os itens por bag. Uma bag azul para poções de mana, uma bag vermelha para poções de cura, bags de outras cores para loot, equipamentos, etc. O que não falta no Tibia é espaço para organizar suas tranqueiras. Há um limite de peso, mas a capacidade vai aumentando a cada nível do personagem, de modo que seu inventário vai se adequando ao seu acúmulo de itens.

O Runescape, por outro lado, tem um dos piores sistemas de inventário. O depósito da cidade, chamado de banco, é ok. Ele é universal, de modo que todos os seus itens ficam em um só depósito e podem ser organizados em abas. Existe preset de equipamentos e vários outros recursos. O banco é bem decente. O problema é o inventário do personagem, que consiste em uma bolsa com 28 slots. Ah, como isso é chato.

Inventário baseado em slot é um pé no saco, pois mesmo que você possa acumular certos itens iguais em um mesmo slot, facilmente vai terminar com todos os espaços ocupados e 28 é realmente pouco em se tratando de um jogo que envolve muita coleta, loot e craft. 

Existem várias gambiarras no Runescape pra compensar a limitação da bolsa: tem animais de carga que aumentam um pouco os slots, tem itens que teleportam itens direto para o banco, mas eu trocaria tudo isto por mais espaço na bolsa.

O New World, portanto, fica no meio termo entre Tibia e Runescape em termos de inventário.

No New World há um sistema que visa prevenir os players de perder itens ou bagunçar seu inventário, que é trancar itens. Itens trancados não podem ser destruídos. Destruir itens é uma prática essencial no New World, chamada sucatear, pois coletamos uma quantidade imensa de peças de armadura de qualidade inferior ao nosso nível e que nem valem a pena vender. O fim destas peças é o sucateamento, mas é preciso bloquear peças mais valiosas antes de sair sucateando tudo, pra evitar de destruirmos peças úteis acidentalmente.

Ok, o problema é que este sistema também nos impede de fazer transferência em massa de itens bloqueados. Assim, se você tem vários itens bloqueados na bolsa e por algum motivo quer transferir tudo de uma vez para um depósito, não será possível e vai ter que ficar clicando de um em um. Isso é irritante.

O fato do sucateamento ser feito de um em um também é chato, pois sucatear é uma coisa que a gente faz muuuito nesse jogo. Se você faz uma rota de lootear baús e mobs por uma hora, por exemplo, volta pra cidade com dezenas de equipamentos na bolsa e vai sucatear a maioria deles, clicando um por um. Podia ter uma forma de arrastar o mouse sobre vários itens pra selecionar uma grande quantidade, realizando uma única ação.

No craft também existe este incômodo. É comum craftar uma grande quantidade do mesmo item a fim de upar o level da habilidade. Por exemplo, para upar a habilidade de fabricação de armaduras você pode craftar de uma só vez 200 luvas de couro. Uma tela aparece mostrando o resultado, as 200 luvas, e você tem um botão para sucatear, mas deve ser de uma em uma. Bem que poderia haver um meio de sucatear logo tudo de uma vez, já que são itens intencionalmente fabricados para serem descartáveis, com o único fim de upar level.

Outra coisa chata são os troféus. Você pode comprar no máximo três casas no mapa inteiro e tem que ser em cidades diferentes. Se comprar as casas mais caras, pode colocar cinco troféus em cada uma, totalizando quinze. Os troféus servem para conceder mais sorte em certas coletas ou aumentar o dano contra certas criaturas ou a qualidade de equipamentos de craft, etc. Existem muitos troféus, inclusive alguns que você só consegue em eventos, como o troféu do peru que é adquirido durante o evento de Ação de Graças.

Até o momento, creio que os 15 espaços são suficientes para você ter todos os troféus, desde que seja 1 tipo de cada. Acontece que na prática é mais vantajoso repetir troféus para aumentar suas chances. Por exemplo, o troféu de sorte aumenta a chance de pegar itens melhores de baús e mobs. Ora, se você vai sair para abrir baús de elite, é preferível manter três troféus de sorte ativos, um em cada casa, aumentando suas chances para o máximo. E é aí que começa a chateação.

Se você realmente quer otimizar suas atividades no jogo, terá que ficar constantemente tirando e botando troféus. Vai abrir baús? Coloca os três de sorte. Vai em uma dungeon de corruptos? Coloca os três troféus que aumentam o dano contra corruptos. Vai pescar? Coloca os três de pesca...

Na prática é muito irritante fazer este gerenciamento porque você precisa se teleportar para cada uma das três casas, ir até a parede dos troféus, tirar alguns para liberar slot e colocar os outros que pretende ativar. A maioria dos players prefere não se dar a tanto trabalho, deixando uma quantidade fixa de troféus nas casas e abrindo mão da otimização de bônus.

Se houvesse uma interface para remotamente ficar trocando os troféus de todas as casas, seria perfeito.

Ainda falando em inventário, outra coisa bem chata que sempre incomodou os players era ao gerenciamento de armaduras. New World é um tipo de MMO em que a troca de equipamentos é constante. Existe set para coletar madeira, set para pescar, set para esfolar animais, set para combater diferentes tipos de criaturas, que têm ataques e fraquezas diferentes, set para PvP e até mesmo para craft. 

Com o tempo você acumula uma variedade imensa de equipamentos para fins diversos, chegando às dezenas. Eu diria que no endgame um player facilmente acumula uns 20 sets diferentes e pode ir a 30 se ele caprichar ainda mais na especialização. Set é tudo neste jogo, ele faz muita diferença com suas perks que dão vantagens em atividades específicas.

Logo, era essencial um sistema de preset em que você pode organizar e acessar mais facilmente os vários equipamentos. Este sistema finalmente chegou agora no Season 1 de 2023, maaas com muitas limitações. Você vem com um slot para montar um set específico, é chamado de gear slot. Há um botão para equipar instantaneamente os itens daquele slot. Ótimo. Mas um slot só convenhamos que é o mesmo que nada.

Aí a trilha gratuita do passe da batalha dá outro slot lá no final, no último nível do passe. Ótimo, mas dois slots ainda é pouco. A partir daí, você pode comprar mais slots ao custo de 5000 moedas da loja, o que equivale a uns 15 Reais. É caro sim, mas players que estão bastante engajados no jogo e querem mais qualidade de vida vão comprar, pois ter vários sets organizados e de fácil acesso faz realmente diferença. 

Acontece que estabeleceram um limite de 10 slots. Pois é, criaram um sistema de qualidade de vida que pode ser uma boa fonte de monetização para o jogo, mas estranhamente limitaram o quanto os jogadores podem comprar. 10 slots de fato já dá pro gasto, dá pra montar os principais sets, mas jogadores mais hardcore, se pudessem, comprariam muito mais, 20, 30 slots.

Na verdade, esse troço nem devia ser pago com dinheiro real, mas adquirido por meio de upgrades ingame, craftando bolsas talvez, ou farmando algum tipo de pontuação, e deveria ser ilimitado, de modo que cada jogador decida quantos slots precisa. Alguns casuais podem se dar por satisfeitos com 4 ou 5 slots, mas outros podem ir até os 20 ou 30 e além. Da maneira como funciona atualmente parece que o jogo dá o doce pra você provar, mas logo tira. Prove, mas não muito. Nunca fique satisfeito.

E por fim chegamos ao mais famoso problema de qualidade de vida do New World, algo que já virou piada interna, que é comentado todos os dias sem falta no chat: a montaria.

Convenhamos, montaria é um recurso básico em diversos RPGs e MMOs. Até no Tibia, tido como um jogo simples, tem montaria e com diversas skins. E olha que o Tibia, antes de implantar a montaria, já era bem satisfatório em termos de locomoção, pois existem sapatos e magias que aumentam bastante a velocidade dos personagens, sem contar que a cada level também a velocidade aumenta, de modo que você sempre é recompensado com uma melhoria na locomoção à medida em que evolui. 

No Runescape o problema da locomoção é resolvido por meio dos teleportes. Existem muuuitas formas de se teleportar. Há certos pontos de teleporte distribuídos no mapa, há um curioso sistema de anéis de fada, que você desbloqueia fazendo uma série de quests, há certos equipamentos e itens que dão teleporte a determinadas áreas e há a forma mais padrão de teleporte que é por meio de magias usando runas guardadas na sua bolsa. Neste caso, você não precisa ir até um ponto de teleporte. Basta usar a magia e é instantaneamente transportado.

Embora não tenha montaria para aumentar sua velocidade, o Runescape tem companions, alguns semelhantes a montarias, mas com função de animal de carga. A imensa variedade de teleportes, porém, torna desnecessária uma montaria.

No caso do New World, os pontos de teleporte no primeiro ano do jogo eram bem limitados e custavam muito azoth. Com o tempo diminuíram os custos e aumentaram os pontos. Este ano acrescentaram ainda mais pontos, mas ainda não parecem suficientes porque o personagem se move devagar.

Jogadores que têm suas atividades resumidas a ficar fazendo dungeons e voltando pra cidade não precisam de muita locomoção e não reclamam disto, mas também não conseguem compreender a chateação de jogadores que se dedicam a craft, exploração, fazer missões, etc. Mesmo com pontos de teleporte, você passa muito tempo correndo de um lado para outro.

Uma prática comum no jogo é a chamada rota do deserto, quando uma galera se reúne para sair passando em diversos pontos do deserto abrindo baús e enfrentando mobs. Estas rotas costumam durar umas duas horas, até mais, isto porque boa parte do tempo consiste em ficar correndo entre um ponto de interesse e outro. Este tempo seria reduzido se houvesse uma montaria para acelerar a passagem de um ponto a outro. 

Se alguém resolve se dedicar à pesca, por exemplo, deve buscar os melhores spots, chamados três estrelas, que estão espalhados em todo o mapa do jogo. Os spots esvaziam depois que você pesca por um tempo, de modo que é preciso ficar mudando de spot constantemente. Ora, a maioria destes spots está longe de um ponto de teleporte, de modo que um pescador vai passar muito tempo correndo pra lá e pra cá.

Há várias outras tarefas em que temos este problema de você levar muito tempo para ir de um ponto A para um ponto B. Às vezes você passa mais tempo correndo do que realizando a tarefa que pretendia. Ainda há outro problema que é a impossibilidade de pegar atalhos, pois a velocidade do personagem é maior nas estradas, de modo que cortar caminho às vezes só atrasa mais a viagem. Se há montanhas no meio do caminho, algumas até têm degraus, mas outras são impossíveis de subir.

Isto aliás me lembra o Throne and Liberty, que já mostrou nos trailers que vai ter um sistema de planar, saltando de lugares altos, bem como de escalar montanhas com um gancho. Ah, quantas vezes em quis algo assim no New World. 

A montaria enfim foi prometida no New World para o final deste ano. Será um sonho realizado para muitos players, mas com uma chegada bem tardia, pois é algo que poderia existir desde o lançamento do jogo. Até o fim do ano, já teremos inclusive o Throne and Liberty lançado, de modo que para mim já nem vai mais importar o New World trazendo melhorias de qualidade de vida, uma vez que estarei me divertindo em outro MMO. 

Foi bom enquanto durou, New World, mesmo com todas suas limitações, mas afinal a fila anda.

Palavras-chave:

Nenhum comentário:

Postar um comentário