Em 2021 a Amazon lançou seu próprio MMO, o New World, ao mesmo tempo em que desistiu de um projeto de MMO baseado em Lord of the Rings, anunciado ainda em 2019. O lançamento de New World foi de fato um sucesso fenomenal, chegando a alcançar 900 mil players diários. A retenção que foi um problema, pois no decorrer dos meses esta imensa comunidade evaporou, ficando numa média de 10 a 15 mil players diários.
De toda forma, a Amazon pegou gosto por este nicho dos games, pois em 2022, em parceria com a coreana Smilegate, distribuiu no ocidente o Lost Ark. Diferente do New World, a Amazon não ficou diretamente responsável pelo desenvolvimento do jogo, mas apenas pela distribuição.
Para 2023, a empresa novamente pretende atuar como distribuidora, agora envolvendo o Blue Protocol, da Bandai Namco, e Throne and Liberty, da NCSoft. A esta altura, a Amazon Games praticamente está se tornando uma loja de MMOs, especializando-se em distribuição mais do que em desenvolvimento.
Bom notar que Blue Protocol não será um MMORPG, mas um action RPG, parecido portanto com o Genshin Impact.
O New World, que é um produto 100% da AGS, até mesmo contando com uma engine própria, a Azoth Engine, tem demonstrado um desenvolvimento muito lento em termos de expansões e correção de bugs, afinal é um studio jovem, ainda em aprendizado. Compare-se com a NCSoft que está nesse ramo de MMOs desde 1998.
Mas parece que a Amazon não pretende desistir do desenvolvimento tão cedo. Além de ter que continuar aprimorando o New World, o studio anunciou agora que está recomeçando um projeto de Lord of the Rings, algo novo, do zero, e que será feito em Azoth Engine.
Sabemos que o desenvolvimento de um MMO leva muito tempo, de modo que o que se pode esperar deste novo jogo é que só seja lançado daqui a uns 5 anos no mínimo. O fato é que abraçar um novo projeto de MMO, um tipo de jogo que requer muito comprometimento do studio (afinal não basta apenas deixar o jogo pronto, mas manter a sua existência por anos e anos, esforçando-se para segurar a comunidade), mostra que a AGS está mesmo disposta a liderar o nicho de MMOs no ocidente.
Obviamente ela terá de comer muito arroz com feijão para ter a expertise e competitividade de uma Jagex ou Blizzard, mas ao que parece a Amazon pretende dominar pela quantidade, tanto desenvolvendo quanto distribuindo o produto de outras desenvolvedoras. Está no DNA da Amazon ser uma loja e pelo visto agora também pretende ser uma loja de MMOs.
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