Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

O veloz futuro dos games com a IA

Robots working

Os primeiros games eram bastante simples, de modo que seu desenvolvimento não requeria muito tempo nem equipes enormes. O Tetris, por exemplo, foi desenvolvido por apenas três pessoas, Alexey Pajitnov, Vladimir Pokhilko e Vadim Gerasimov.

Com o passar dos anos, naturalmente os jogos foram se tornando mais complexos, envolvendo equipes cada vez maiores e um tempo maior de produção. Um bom exemplo desta evolução é a franquia Street Fighter.

Entre 1991 e 1999, Street Fighter teve uma quantidade enorme de lançamentos, incluindo o SF 2 e várias versões complementares, o SF Alpha, também com suas respectivas versões (Alpha 2, Alpha 3, etc) e o SF 3, igualmente com diversas versões. Praticamente todo ano surgia algo novo de Street Fighter. O tempo de desenvolvimento de cada nova versão era em torno de alguns meses.

Até que veio a era 3D, com gráficos mais complexos e um software mais pesado, de modo que o desenvolvimento foi se tornando bem mais trabalhoso. Entre o Street Fighter 4 e 5, por exemplo, há um espaço de 6 anos (2010 e 2016). Entre o SF 5 e o 6, um espaço de 7 anos (2016 e 2023).

Agora se tornou normal um game levar meia década para ficar pronto. De fato, alguns podem chegar bem perto de uma década. O MMORPG Lost Ark, por exemplo, começou a ser desenvolvido em 2011 e só foi lançado em 2019. O projeto do Ashes of Creation teve início em 2016 e agora, sete anos depois, ainda está em fase alfa e é de se esperar que ainda leve mais 2 anos, numa previsão otimista, para que fique pronto. 

Hoje, quando um novo projeto de grande porte é anunciado, a comunidade dos games já sabe que terá de esperar de 5 a 8 anos, ou até mesmo uma década para o lançamento do jogo. Porém devemos estar chegando ao fim desta fase da história dos games e curiosamente devemos voltar aos tempos em que um jogo ficava pronto em alguns meses. A diferença é que os próximos jogos, ainda que rapidamente ganhem forma, não serão tão simples como os antigos 2D, ao contrário, serão mais ricos, detalhistas e complexos do que qualquer jogo atual que levou 5 anos para ficar pronto.

A causa desta aceleração na produção será ninguém menos que a IA. A IA, como o ChatGPT, já nos dias atuais é capaz de criar códigos facilmente e com uma velocidade muito maior que a de um programador humano. Ela está evoluindo rápido neste aspecto, de modo que até o fim da década não será surpresa se a IA se tornar fundamental no desenvolvimento de jogos, fazendo o trabalho que antes era feito por uma dúzia de desenvolvedores.

Em vez de um designer passar dias ou semanas modelando um personagem 3D, basta dar as coordenadas para a IA, um esboço, e ela fará todo o trabalho gráfico em segundos, cabendo ao designer humano apenas monitorar o processo e fazer ajustes.

Poderemos experimentar uma explosão no surgimento de jogos indies, já que pessoas sem conhecimento em programação poderão criar jogos ricos e robustos com ajuda da IA. Grandes studios terão um poder computacional formidável e em vez de levarem 5 anos entre o anúncio de um projeto e seu lançamento, podem fazer isto anualmente. Imagine um novo MMO, por exemplo, ficar pronto em apenas um ano!  

A computação tornou o mundo mais veloz. Pois eis que a IA vai amplificar esta velocidade. Este será o mundo da próxima década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário