Acompanho o New World desde o comecinho em 2021¹. É definitivamente um MMORG que me conquistou. Como praticamente todos os players, experimentei altos e baixos na minha impressão deste jogo, pois ele teve seus momentos de hype e decepção.
No final do ano passado escrevi um post sobre o estado do jogo após um ano de existência². Era a época do update do "mapa do deserto" que até hoje é o mapa preferido de quem já chegou ao level 60, principalmente por causa das rotas, quando uma turba de jogadores se junta para sair pelo deserto abrindo baús e enfrentando monstros.
Uma coisa que faz bastante falta neste novo mapa, e no mapa inteiro de fato, é a famigerada montaria. Ora, todo MMO que se preze tem montaria. Tibia, WoW, Albion, etc. O Runescape é uma curiosa exceção, pois o personagem pode fazer teleportes e o mundo está realmente lotado de destinos de teleporte e opções alternativas de transporte (tem até tapete mágico e vassoura voadora), de modo que montaria não chega a fazer falta.
No New World montaria faz falta sim. Esta tem sido uma discussão diária no chat ingame desde o início do jogo. É chato ficar caminhando pelas estradas a pé por vários minutos a fim de fazer missões, farmar, etc. No mapa do deserto, então, que é uma área bem vasta, é irritante se locomover por longas distâncias a pé.
Pois bem, seus problemas acabaram. Eis que finalmente os devs colocaram a montaria no cronograma deste ano. Sim, teremos montaria agora em 2023!
Não só isso. Agora existe todo um calendário trimestral de atualizações, mostrando aos jogadores o que está por vir, prometendo mais conteúdo. Com isto estão mostrando serviço, mostrando que o desenvolvimento do jogo não está abandonado e que os players podem esperar por novidades ao longo do ano.
Além da montaria, outra novidade interessante, e que já virá agora no começo de 2023, é a possibilidade de organizar os sets de armaduras no inventário. O New World é um jogo que requer bastante a customização de sets para diversas atividades. Você pode montar um set para farmar (vários, na verdade: um específico para cortar lenha, outro para pesca, para colheita, mineração, etc.), outro para fazer uma dungeon específica, outros para tipos específicos de monstros, outros para PvP...
Se você quiser realmente otimizar o desempenho do seu personagem nas várias atividades do jogo, tem que customizar diversos sets e é beeem chato ficar equipando e desequipando estes itens, organizando eles na bolsa ou no depósito em meio a várias outras armaduras. Um sistema de troca rápida de set fará muita diferença.
Também vem aí o transmog, que não influencia em nada na jogabilidade, mas é divertido e adequado à cultura de char loving que existe em MMOs. Ou seja, você quer deixar seu boneco bonitinho, com uma aparência que te agrade. Com o transmog é possível mudar a aparência de qualquer equipamento usando como modelo outros equipamentos. Às vezes uma armadura é muito fraca e não vale a pena usar, mas tem uma aparência estilosa que você queria vestir. O transmog existe pra isso.
A cada trimestre está prometida uma nova dungeon ou boss. No segundo semestre virá o boss da areia, um minhocão gigante que já existe no mapa apenas de enfeite e que vai se tornar um boss de elite. Novas questzinhas expandindo a história do jogo sempre têm aparecido e este ano vão continuar a surgir. Não se pode dizer que New World não tem conteúdo.
Por fim, outra grande novidade será a introdução do Passe de Batalha trimestral. Convenhamos, este é o modelo mais popular dos jogos multiplayers há alguns anos e foi uma boa o New World adotá-lo. É uma fórmula que funciona, que garante o retorno de players, a rejogabilidade e a monetização. É bem melhor que o velho sistema de mensalidade que alguns MMOs antigos ainda usam (e alguns novos, como Ashes of Creation, também ousam em querer adotar).
O Passe de Batalha consegue garantir uma renda para manter o desenvolvimento do jogo viável sem obrigar os players a pagar uma mensalidade. Quem comprou o jogo já tem acesso a todo o conteúdo e updates que virão para sempre, mas o Passe vai oferecer recompensas extras a quem se interessar. Acho justo, levando em conta que este sistema pode render centenas, até milhares de horas de jogo ao longo de meses ou anos.
Notas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário