Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Musashi, o macho sigma

Musashi and Otsu

Musashi foi uma das melhores histórias que já li na vida, tanto o livro de Eiji Yoshikawa, quanto o mangá (Vagabond) de Takehiko Inoue. Há uma bela combinação de arte marcial, filosofia budista e personagens interessantes.

Estes dias estive pensando sobre o livro e percebi que Musashi poderia ser classificado como um macho sigma. Esse negócio de macho alfa, beta e sigma tem sido popularizado ultimamente pelo movimento masculinista e há quem use estes termos até como uma forma de definir os tipos de personalidade.

Teorias sobre tipos de personalidade existem literalmente há séculos. Na Grécia antiga havia a classificação de 4 tipos: melancólico, sanguíneo, fleumático e colérico. Até mesmo os sistemas de zodíaco, como o chinês, o europeu e o cigano, são uma forma de classificar tipos de personalidade. Mais recentemente surgiu o sistema MBTI que virou uma verdadeira moda na internet (sou INTJ, by the way).

Quanto ao sistema masculinista, acho que não é suficiente para descrever a personalidade humana e de fato seu propósito não é este, mas sim descrever relações sociais e a hierarquia que se forma entre as pessoas.

Neste sentido, eu diria que alfa é a pessoa que assume uma posição de liderança, beta é o que se submete como liderado e sigma é o que rejeita ambos os papéis e segue por um caminho independente. 

Um possível exemplo de macho alfa nessa história foi o Yagyu Munenori, que era um daimyo, um senhor de terras. Yagyu tinha uma forte aura de autoridade. Musashi, por sua vez, era claramente um sigma, pois desde criança ele sempre foi rebelde e independente e a sua jornada de samurai era solitária, insubmisso a escolas ou quem quer que seja.

Quem sofreu com isto foi a doce Otsu, uma garota órfã e amiga de infância de Musashi que acabou se apaixonando por ele e viveu à sua procura, mas ele, em sua jornada de sigma, estava sempre além, peregrinando em uma jornada de aperfeiçoamento. Ele tinha sentimentos por Otsu, mas que eram reprimidos para que não o convencessem a se estabelecer e encerrar sua carreira. Amar um sigma é um exercício de paciência.

Musashi and Otsu

Nenhum comentário:

Postar um comentário