Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Delores e a ascensão do pigmalionismo

The Umbrella Academy (2019)

Os mitos gregos eram mais do que histórias fantásticas sobre deuses. Havia uma profunda camada psicológica, o que faz dos mitos uma exploração do mundo formidável da mente humana. Não à toa Freud utilizou os mitos como inspiração para a sua terminologia de transtornos mentais, como é o caso do famoso complexo de Édipo.

Há o mito de um rei chamado Pigmalião. Ele era também escultor e entalhou uma estátua feminina tão bela que se apaixonou por ela. A deusa Afrodite resolveu agraciar o escultor, transformando a estátua em uma mulher de carne e osso, com quem Pigmalião se casou e até teve filhos.

Daí vem o termo "pigmalionismo", hoje usado para definir pessoas que têm uma incomum atração sexual por estátuas e também pode-se incluir bonecos em geral.

Sex doll

Yuri Tolochko

Em The Umbrella Academy¹, uma série em quadrinhos que foi adaptada para um live action da Netflix, temos o curioso caso do personagem Five que, vivendo sozinho em um mundo pós-apocalíptico, acaba se apaixonando por uma manequim de loja, em caso raro de pigmalionismo na ficção moderna. Ele a trata pelo nome Delores.

Bom, é raro vermos personagens apaixonando-se por bonecas, estátuas ou outras formas humanas inanimadas. Por outro lado, se levarmos o conceito de pigmalionismo a outro nível, há um fenômeno relativamente comum na ficção, especialmente no sci-fi, que é o de humanos se apaixonando por robôs.

Wandavision (2021)
Ok, levando em conta que o Visão tem consciência, ele já não é um boneco.

Robôs basicamente são bonecos aprimorados, equipados com software e hardware que lhes dão uma capacidade de se mover e se comunicar. A menos, porém, que tenham uma genuína consciência, continuam sendo bonecos.

Estamos no limiar de uma nova era em que robôs humanoides se tornarão relativamente comuns na sociedade, vivendo nas casas das pessoas como companions. Devido à complexidade destes autômatos e sua inteligência artificial, os robôs não serão vistos como meras máquinas, como uma geladeira ou uma impressora. Teremos sentimentos em relação a eles.

Humans (2015-2018)

Provavelmente a maioria das pessoas vai encarar os robôs como pets, mas algumas desenvolverão sentimentos mais íntimos, tratando os robôs como amigos, membros da família ou até amantes. Logo, o pigmalionismo se tornará uma tendência na sociedade como nunca houve antes.

The Umbrella Academy é uma série sobre bizarrices, coisas estranhas e que nos maravilham pela estranheza. Por isso achamos tão interessante o fato de Five ter um romance com uma manequim de plástico. Para as gerações futuras, porém, este conceito não vai parecer tão estranho assim, já que será relativamente normal ver nas ruas casais feitos de humanos e manequins ambulantes, turbinados por uma poderosa inteligência artificial. 

Airplane! (1980)

Notas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário