The Voyeurs (2021) à primeira vista parece um filme genérico de trama erótica: um casal (Pippa e Thomas) se muda para um apartamento e logo percebe que da janela dá pra espiar a vida sexual dos vizinhos. A coisa, porém, vai escalando de um jeito muito louco.
No começo é uma situação divertida, mas depois se torna provocante para o casal de voyeurs, principalmente a Pippa (Sydney Sweeney), que fica cada vez mais curiosa a ponto de fazer amizade com a vizinha, Julia.
As reviravoltas deste filme são o que há de melhor nele, então deixo aqui um alerta que LÁ VÊM OS SPOILERS.
De tanto espiar, Pippa fica sabendo das constantes traições do vizinho, o fotógrafo Seb, de modo que ela resolve anonimamente denunciar as traições de Seb para Julia e a reação dela é bem inesperada. Julia se mata com uma faca, enquanto Pippa e Thomas assistem chocados da janela de seu apartamento.
Assustado com a situação, Thomas termina o namoro e cai fora, culpando Pippa por ter arruinado a vida daquele casal. Pippa, por sua vez, fica ainda mais obcecada pelo vizinho, a ponto de se encontrar com ele.
A princípio ela faz isto por causa do sentimento de culpa, mas a coisa escala de um jeito que de repente ela está posando nua para ele e depois já estão transando. Esse Seb tem muita lábia (não só no papo, mas também no sexo oral).
Coincidentemente, Thomas volta ao apartamento com um buquê de flores, pensando em reatar o namoro, mas aí vê pela janela a Pippa com o cara. Quando Pippa volta para o apartamento dela, eis que Thomas está lá pendurado no teto. Não aguentando toda essa situação bizarra, ele se matou.
Mas calma que ainda tem mais plot twist. Pippa tenta seguir a vida e até volta a procurar o Seb, frequentando um evento em que ele vai apresentar seu novo trabalho fotográfico. Eis que neste evento ninguém menos que a Julia aparece, vivinha da Silva, obviamente para surpresa da Pippa.
O casal explica que seu recente trabalho envolvia esta garota, vizinha deles, que eles ficaram fotografando e acompanhando a curiosidade dela e seu namorado em espiá-los. Esta história termina com a trágica morte de Thomas. Na exposição há fotos que Seb tirou dos vizinhos, incluindo o momento do suicídio de Thomas.
Ou seja, enquanto Pippa e Thomas estavam espiando Seb e Julia, estes também os estavam secretamente espionando. Os voyers dos voyeurs. Não só isso. Eles estavam manipulando a vida deste casal de uma maneira que havia brechas legais para que não fosse considerado um crime. Por exemplo, no contrato de aluguel do apartamento havia uma cláusula com permissão de uso de imagem, de modo que "legalmente" Pippa e o namorado concordaram em ser fotografados e expostos.
Seb e Julia até aproveitam pra fazer uma crítica social foda em uma entrevista, quando dizem que as pessoas hoje em dia aceitam muitos contratos sem ler os termos, principalmente na internet, onde suas vidas são tornadas públicas. Sendo assim, tornar a tragédia pessoal de um casal em um trabalho de arte, embora moralmente questionável, não foi tecnicamente ilegal, pois o casal assinou o contrato.
Adoro estas cenas de rima visual. O olho sendo queimado pelo laser faz a transição para a cena de um ovo fritando. |
A vida segue, Pippa está se mudando do apartamento, mas ela ainda confronta o casal, dizendo que sabe que eles mataram Thomas e forjaram o suicídio. Ela sai correndo pela rua e eles vão atrás, até que entram na clínica oftalmológica em que Pippa trabalha. Lá dentro o casal desmaia, pois Pippa tinha colocado uma droga no vinho deles. Enquanto estão desacordados, Pippa usa o aparelho cirúrgido da clínica pra queimar as retinas dos dois, deixando-os cegos para sempre.
Foi uma vingança poética. Ela não os matou, não procurou a justiça para processá-los por estelionato. Em vez disso, se vingou tirando deles aquilo que eles mais prezavam, a visão. A cegueira era a mais dura punição para voyeurs.
E o filme termina ao som de um cover do clássico Eyes Without a Face, cantado por Angel Olsen.
Existe aí mais metalinguagem do que parece. A música original de Billy Idol fora inspirada no filme de 1960, Les Yeux Sans Visage, em que um médico tenta restaurar o rosto da filha, que foi deformado em um acidente, e para isto ele grotescamente extrai o rosto de outras mulheres a fim de implantar na filha.
Sendo assim, The Voyeurs é um filme inspirado em uma música que foi inspirada em um filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário