A indústria de animação japonesa é a melhor do mundo. Possui uma vasta produção, com gêneros para todos os gostos. A criatividade dos animes de sci-fi já inspirou muitos filmes de Hollywood. Como ninguém pode ser o melhor em tudo, o cinema de sci-fi e fantasia japonês costuma ser bem tosquinho.
Na verdade, parte desta tosqueira se deve ao fato de que eles não têm medo de criar histórias com o mesmo nível de absurdo dos animes, o que é difícil de representar por meio de CGI com baixo orçamento.
"Encontrei uma barata na cozinha. Eu olhei pra ela, ela olhou pra mim". |
Dito isto, apresento-lhes Terra Formars (2016). A história envolve um projeto de terraformação de Marte, o sonho do Elon Musk, que tem início em 2099 (coincidentemente o ano da inesquecível franquia futurista da Marvel). A fim de transformar a paisagem marciana, são enviadas baratas e musgos, mas após 500 anos as baratas, expostas à radiação cósmica, evoluíram de maneira inesperada, se tornando monstros humanoides.
Agora em 2599 uma missão composta por condenados e rejeitados da sociedade é enviada para combater os monstros apelidados de terra formars. Cada um dos membros da equipe foi geneticamente modificado e pode se transformar num híbrido de humano e inseto ao injetar uma droga no corpo, assim ficando à altura dos brucutus marcianos.
É, o poder desse cara é cuspir um jato propulsor. |
A aparência das baratas humanoides é ao mesmo tempo assustadora e engraçada, pois não passam de um ator musculoso vestido com uma fantasia e uma máscara com enormes olhos. A expressão facial do bicho realmente assusta, mas por que diabos as baratas evoluídas ganharam um corpo humanoide? Bom, este tipo de pergunta não deve ser feito aqui. O negócio é ligar a suspensão de descrença e curtir a tosqueira.
A história original, escrita por Yū Sasuga, foi publicada em um mangá, lançado a partir de 2011 e que continua ativo. O mangá rendeu alguns spin-offs entre 2014 e 2016, um anime com 13 episódios e um OVA em 2014, outro anime com 13 episódios em 2016, mais um OVA com 2 episódios em 2018 e o live action em 2016.
Também um video game foi lançado em 2015. Ou seja, Terra Formars é uma franquia com bastante sucesso e de fato não tenho o que comentar sobre a qualidade da história dos mangás e animes e o filme, como a maioria dos live actions baseados em mangá, não é o melhor parâmetro para avaliar a obra completa. De toda, forma, mesmo com a tosqueira, o filme acaba criando uma curiosidade para conhecermos a obra original.
Um sci-fi kafkiano em Marte. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário