Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

A estratégia do tirano

Em uma luta de boxe, é comum o lutador primeiro sondar as fraquezas do adversário. Dando jabs de leve, ele pode medir a distância, observar se o alcance do braço dele é maior ou menor, observar a agilidade com que ele se defende, etc. 

No momento climático da luta, quando o adversário cambaleia com um golpe, é aí que o lutador realmente intensifica seu ataque. É o avanço agressivo para finalizar, para tentar o nocaute. Este ato em um lutador bem treinado chega a ser instintivo. A partir do momento em que o adversário cambaleia, já desperta o instinto do ataque final em busca do nocaute.

Assim costumam agir os tiranos. No começo eles agem com cautela, medindo a reação do povo. Então, ao perceber uma boa oportunidade de encaixar um bom soco, tomam uma medida rígida que penaliza a população, como leis de emergência, restrição de direitos, punições desproporcionais à infração, o crescimento da burocracia e da vigilância, tornando a vida mais complicada.

Uma vez que o povo cede a estas atitudes sem demonstrar uma reação firme, é como o lutador que cambaleia, mostrando que está vulnerável a um golpe mais forte. Quando o povo aceita tudo o que o tirano impõe, ingenuamente achando que ele vai se dar por satisfeito e deixá-lo em paz, é aí que o tirano avança com ainda mais imposições, sempre visando dar o golpe definitivo, o nocaute, a implantação de um estado totalitário que se tornará a normalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário