Eu adoro jogos pixelados. Não sei se é só pela nostalgia, já que cresci na época em que este estilo de gráfico não era um estilo, mas uma condição inevitável. Para a tecnologia dos anos 90, gráficos pixelados eram o que tinha pro momento e a gente sempre se empolgava quando aparecia um jogo novo com uma melhoria gráfica.
O tempo passou e vieram os jogos 3D toscos do Playstation 1 e 2, depois veio o bom 3D, quando finalmente a coisa ganhou uma qualidade notável, especialmente nas texturas que tornaram tudo mais realista, então veio a nostalgia e o pixel passou a ser considerado arte, não mais uma limitação gráfica, mas um estilo, um conceito estético.
O fato é que existe algo encantador na pixel art. Por ter uma aparência mais infantil, mais fofinha, o jogo ganha um ar mais lúdico, menos sério. Esse é o segredo desse tipo de jogo.
Pois bem, Pathway (2019) é assim. Ele adota a estética pixelada, porém não de forma tão tosca como nos jogos antigos. É o melhor dos mundos, a junção do visual lúdico e retrô com recursos modernos de colorização e animação.
A jogabilidade lembra a do clássico Commandos (1998): você vai ao campo de batalha com um pequeno grupo de personagens, cada qual com suas especialidades táticas, então administra a equipe durante a batalha.
Diferente de Commandos, em que as ações da sua equipe e dos inimigos ocorrem em tempo contínuo (RTS), em Pathway o combate ocorre em turnos (TBS), o que permite um planejamento melhor das estratégias.
As missões consistem em ir explorando os mapas (e é preciso tomar cuidado pra não acabar a gasolina) e a cada parada você encontra eventos diferentes. Além dos combates pode encontrar lojas de itens ou mistérios que pode resolver usando habilidades específicas de cada personagem. O jogo possui uma história envolvendo os nazistas e sua relação com o ocultismo, por isso nas missões você acaba se deparando com zumbis e bruxos.
Há diversos achievements e alguns são necessários pra ir desbloqueando personagens novos. Há uma boa variedade de habilidades. Alguns personagens são melhores com armas brancas, outros com pistolas, shotguns, metralhadoras, rifles, railguns e tem até granadeiros. Quando seus personagens sobem de nível, você pode adquirir habilidades especiais ou melhorar os stats deles.
Enfim, achei a jogabilidade bastante satisfatória e me garantiu umas 20 horas de diversão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário