Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Emuladores Sega e Atari na Steam

Sega Mega Drive & Genesis Classics

A história dos consoles pode ser resumida em três grandes fases: a era do Atari, a era da Sega/Nintendo e a atual era do Playstation/X-Box. A Sega e a Nintendo bombaram nos anos 90, deixando inesquecíveis clássicos como Mario, Sonic, Street Fighter, Mortal Kombat, Streets of Rage, etc.

Para os nostálgicos que gostam de reviver esses clássicos, geralmente havia duas opções: conseguir um console antigo e alguns cartuchos ou baixar um emulador e as roms dos jogos. Até hoje existem sites que disponibilizam esses programas que tecnicamente são considerados piratas.

Desde 2010, porém, a Sega fez sua parte para manter viva a sua antiga biblioteca e lançou um emulador próprio na Steam, o Sega Mega Drive & Genesis Classics. O emulador em si é gratuito, mas os jogos são disponibilizados como DLCs pagas que você pode comprar individualmente ou em pacotes.

Sega Mega Drive & Genesis Classics
O emulador tem um lobby 3D que simula um quarto com a TV, a estantezinha com cartuchos... bem legal.

Claro que você ainda pode encontrar todo esse material gratuito na internet, mas os jogos são bem baratinhos e constantemente há promoções e você pode pegar um pacote com algumas dezenas de jogos por um preço bem em conta e com a vantagem de ficarem armazenados pra sempre na sua biblioteca da Steam, com direito a tudo o que a Steam oferece para enriquecer a experiência: conquistas, cartas, uma comunidade interativa e conteúdo adicional na oficina como os divertidos mods.

Ao longo dos anos aprimoraram bastante esse emulador de modo que é compatível com Linux, VR e possui o recurso da Steam de Remote Play Together, de modo que você pode convidar um amigo pra jogar em dupla com você à distância.

Kid Chameleon

Adquiri alguns pacotes promocionais somando 35 jogos e na verdade muitos não chegam a me interessar, mas o custo-benefício do pacote era melhor do que comprar os títulos individuais, dos quais meus preferidos são: a trilogia Sonic, a trilogia Golden Axe, os ninjas Shinobi e Shadow Dancer, o espetacular Kid Chameleon, o criativo Comix Zone, o tosco, mas legal Altered Beast, o excelente RPG Beyond Oasis e, principalmente, a trilogia Streets of Rage.

Streets of Rage 2

Streets of Rage é de longe meu jogo favorito dessa safra clássica da Sega e ao longo dos anos, vez ou outra quando bate a saudade, jogo um pouquinho. E claro que estou na hype de Streets of Rage 4, que vai chegar esse ano (escrevi até um post: aqui).

Em 2016 foi a vez da Atari lançar seu emulador, o Atari Vault, contendo 100 de seus antiquíssimos e pixelados jogos e com direito aos recursos da Steam como conquistas e o Remote Play Together. Os jogos hoje parecem bem feinhos e datados, mas há quem sinta um prazer nostálgico em revê-los, além disso há um valor histórico nesse material. São como os registros fósseis da pré-história dos games.

Atari Vault

Seria legal se a Nintendo também lançasse um emulador, mas pelo visto ela vai cultivar a sua biblioteca de clássicos no serviço online do Nintendo Switch, o que é também uma coisa boa. Está garantida vida longa aos clássicos.

Notas:

Midway Arcade Origins

1: Uma atualização em 18/08/2021. Estes dias ganhei de bônus no Xbox Live Gold um emulador que eu não conhecia, chamado Midway Arcade Origins (lançado em 2012). Era originalmente para Xbox 360 e PS3 e tem uma coleção com algumas dezenas de joguinhos beeem antigos, tipo, coisa dos anos 80 e 90. 

A maioria é coisa que hoje em dia ninguém tem muito saco pra jogar, a não ser que seja um nostálgico dos tempos do Atari, mas tem uma pérola em meio ao entulho, que é o clássico Pit-Fighter. Acho que continua bem jogável até hoje.

Centipede: Recharged (2021)

2: Outra atualização em 12/03/2022. Estes dias veio como brinde semanal da Epic Store um remake do clássico da Atari, Centipede: Recharged (2021). É uma bela homenagem ao Centipede original (1980), com a novidade de você poder jogar com o mouse e uns bichos dropam itens que dão ataques especiais por alguns segundos. 

Black Widow: Recharged (2021)

Outro brinde na mesma semana foi o Black Widow: Recharged (2021), que é um remake do Black Widow de 1982. Você é uma aranha numa teia e dispara tiros em moscas. Não é tão divertido quanto o Centipede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário