Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Maleficent, a princesa trevosa da Disney

Maleficent (2014)

A história de Maleficent (2014) não foge dos clichês de contos de fada da Disney. Uma princesa se apaixona, mas sofre uma decepção (que no caso é o próprio amante que se mostra um verdadeiro escroto) e agora vai viver sua aventura heroica.

Maleficent (2014)

Maleficent (2014)

Maleficent (2014)

A diferença do padrão Disney é que a heroína na verdade é uma anti-heroína. Maleficent ou Malévola (Angelina Jolie) é a primeira princesa da Disney que não adota o arquétipo da personagem boazinha ou inocente ou heroína.

Decepcionada, a fada vai para o lado negro, se torna bruxa, veste preto e toca o terror. Seu visual é literalmente diabólico, com suas asas negras e enormes chifres. Uma princesa trevosa. Por outro lado, o papel da clássica princesa inocente foi dado à afilhada Aurora (Elle Fanning).

Maleficent (2014)

Maleficent (2014)

Maleficent (2014)

A Disney não economizou nos efeitos especiais e deu ao filme todo um ecossistema de criaturas fantásticas, fadinhas, elfos, árvores humanoides, dragões... É possível até desenvolver a partir daí um novo universo de filmes fantásticos. Em 2019, inclusive, veio a sequência.

Elle Fanning in Maleficent (2014)
A fofa Elle Fanning.

Maleficent: Mistress of Evil (2019)

Na continuação, a Malévola completa sua jornada do herói, ou melhor, jornada do anti-herói. Tendo se tornado uma amarga inimiga dos humanos, ela acaba se sacrificando pra salvar a afilhada humana, mas ressuscita milagrosamente literalmente como uma fênix para ser o deus ex machina na batalha final dos humanos contra as fadas e depois do pau quebrar todo mundo faz as pazes e temos o final feliz.

Quanto ao visual da Malévola, me lembra por acaso uma vilã da minha infância, do desenho Cavalo de Fogo (Wildfire), que fez sucesso no SBT nos anos 80-90. A protagonista era a garota Sara, com um visual de cowgirl e cavalgando seu místico Cavalo de Fogo, e a vilã era a Lady Diabolyn. Essa história, porém, nada tem a ver com a do filme da Disney, já que era uma produção da Hanna-Barbera.

Lady Diabolyn and Maleficent


Nenhum comentário:

Postar um comentário