Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Vem aí o aspirador Alexa

Sean Young

O iRobot é uma das maravilhas do mundo moderno. Ele pode não fazer limpeza pesada da casa, mas remove a poeira do chão e especialmente pelos e cabelos. É ideal para quem tem pets. 

Acho que a primeira vez que vi um robozinho destes em ação foi na série Breaking Bad. O Jesse Pinkman tinha um robozinho que estava sempre perambulando na sua bagunçada casa e na verdade ele foi mais que um mero item de cenário. O robô tem um papel crucial na série, uma verdadeira arma de Chekhov.

O Walter White tinha confeccionado um poderoso veneno que permeou todo o plot da série. Este veneno ficou escondido dentro de um cigarro, até que o desleixado do Pinkman o perdeu. Um dia então, ao esvaziar o lixo do robô aspirador, ele encontra o tal cigarro.

Anyway, muitos anos depois eu enfim comprei um robozinho e nem foi um Roomba, que ainda é bastante caro, mas outro de uma marca genérica e que faz bem o seu serviço. Percebi que era o tipo de eletrodoméstico que a gente nunca mais se imagina vivendo sem, como um fogão ou geladeira.

Creio que houve um boom na popularidade do iRobot a partir de 2020, porque muitas pessoas, confinadas em casa, passaram a fazer mais compras online e também a buscar mais itens para uso doméstico. O iRobot ainda não é um item popular, mas promete ser, e a Amazon já está de olho nisso.

Eis que a Amazon acaba de adquirir a empresa que produz o robozinho Roomba, a mais famosa marca de robôs aspiradores. De fato, o nome da empresa, iRobot, virou sinônimo destes robozinhos, tanto que chamamos de iRobot qualquer robô aspirador de qualquer marca, do Roomba ao Multilaser.

Com a aquisição, a Amazon se torna ainda mais focada no negócio de casa inteligente e internet das coisas, pois agora, além de equipar as casas com dispositivos Echo (os olhos, boca e ouvidos da Alexa), também terá robozinhos andando pelas casas. O Roomba já tinha integração com a Alexa, mas obviamente, agora que a marca vai pertencer à Amazon, esta integração deve se tornar ainda mais profunda.

Palavras-chave:

Nenhum comentário:

Postar um comentário