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Blade Runner, noir e o olhar melancólico

Blade Runner (1982)

O noir é um gênero com características bem marcantes. Tem a ambientação noturna, cenário sempre na penumbra, a fumaça de cigarro pincelando o ar, um policial solitário na noite, vestindo chapéu e sobretudo... E tem outro elemento bem curioso e que me parece estar bastante presente em Blade Runner: o olhar melancólico dos personagens.

Sean Young; Blade Runner (1982)

Sean Young; Blade Runner (1982)

Em Blade Runner, os personagens estão sempre com um olhar perdido, triste, desesperançoso. Eles representam um mundo que parece não ter mais alegria, que se rendeu ao niilismo. No primeiro Blade Runner, de  1982, vemos no Harrison Ford este olhar que tem uma mistura de tristeza, medo e preocupação, mas ele é ainda mais marcante nos olhos da Rachael, interpretada pela Sean Young. Os olhos melancólicos e vazios da Rachael são penetrantes e até apaixonantes.

Rutger Hauer; Blade Runner (1982)

Blade Runner 2049 (2017) é mais cyberpunk do que noir, mas o protagonista herda este elemento noir do filme clássico, o replicante interpretado pelo Ryan Gosling. Na verdade, o Ryan Gosling já tem este typecast. Os memes o representam como alguém que está sempre com uma cara de nojinho, de quem não quer comer a comida que você oferece. Ele tem o olhar de quem não está bem. Talvez esteja constipado, talvez esteja atormentado pelo vazio existencial. 

Anyway, o olhar melancólico está no protagonista e no mundo à sua volta. Até mesmo a inteligência artificial Joi, interpretada pela Ana de Armas, é contaminada por esta melancolia.

Ana de Armas; Blade Runner 2049 (2017)

Ryan Gosling; Blade Runner 2049 (2017)

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