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Da CryEngine à Open 3D - os planos da Amazon rumo ao metaverso

O3DE site

Em 2002 a desenvolvedora alemã Crytek criou a engine de jogos CryEngine. Sua primeira versão foi usada no desenvolvimento do jogo Far Cry (2004). Esta mesma versão foi também licenciada para a coreana NCSoft que a utilizou na criação do MMORPG Aion: The Tower of Eternity, lançado em 2008.

CryEngine logo

A versão 2 da CryEngine foi usada no jogo Crysis (2007) e também licenciada para outros jogos, como o Entropia Universe, um MMORPG lançado em 2003 que usava uma engine proprietária da desenvolvedora MindArk e que migrou para a CryEngine em 2009.

A propósito, esse Entropia Universe continua vivo vinte anos depois, apesar de datado. É um daqueles MMOs obscuros com players old school que se mantêm fiéis. Atualmente os devs do jogo estão trabalhando em uma migração para a Unreal Engine 5, o que vai dar nova vida ao jogo.

A CryEngine 3 veio em 2009 e foi usada no Crysis 2 (2011), no Crysis 3 (2013) e outros jogos, incluindo o MMO Cabal 2 (2015).

Da versão 3 pularam para a CryEngine V, lançada em 2016, que foi usada por exemplo nos jogos The Climb (2016) e Prey (2017). No caso do The Climb, feito pela Crytek em parceria com a Oculus Studios, temos um exemplo de aplicação da engine em um jogo de realidade virtual.

Crytek games

Crytek games
Jogos da Crytek.

A Crytek não abre mão de sua engine que continua aprimorando até hoje. Agora estão trabalhando na versão 6 a ser lançada futuramente.

CryEngine games
Jogos desenvolvidos com a CryEngine.

Nota-se, portanto, que é uma engine que foi muito utilizada para jogos FPS e alguns MMOs clássicos. Eis que aconteceu algo curioso em 2015: a Amazon comprou uma licença da CryEngine (segundo rumores ela pagou cerca de 50 milhões de dólares), modificando-a e transformando em uma nova engine proprietária, a Lumberyard, que teve seu Beta 1.0 lançado em 2016. 

Lumberyard logo

Diferente de outras engines proprietárias que cobram algum dinheiro de quem desenvolve games com elas ou chegam até a processar quem faz alguma alteração no código, a Lumberyard é gratuita e seu código está disponível na Github. 

Não parece, porém, haver muito interesse nela até o momento, pois a única desenvolvedora (fora da própria Amazon) que a utiliza é a Cloud Imperium, com seu MMO espacial Star Citizen, um jogo grandioso e ambicioso que ainda está em desenvolvimento.

Entre os primeiros experimentos da Amazon com a Lumberyard, temos o shooter Crucible e o MOBA Breakaway, ambos já cancelados. E temos o New World, um MMO lançado em 2021 que foi um sucesso fenomenal no lançamento, mas ao longo destes quase três anos passou por uma massiva queda no número de players.

New World é um jogo belíssimo, é viciante, tem uma jogabilidade interessante, mas também é alvo frequente de críticas por causa de seus bugs e conteúdo repetitivo. Virou uma piada interna na comunidade dos players dizer que ele tem um "código espaguete", que é como desenvolvedores chamam um código muito remendado e que adquire mais bugs a cada nova tentativa de aprimoramento. 

Não sei se este é de fato o problema do código e se a Lumberyard é a responsável por tantos bugs. O fato é que a Lumberyard não foi criada do zero pela Amazon, mas trabalhada a partir de uma engine já madura e estável. De toda forma, o simples fato de não ser uma engine popular já torna seu uso mais problemático, pois os devs contratados para desenvolver o New World, por exemplo, podiam ter mais familiaridade com engines consagradas como a Unreal, enquanto a Lumberyard exigia um esforço extra para que se adaptassem a ela.

É curioso que ultimamente tem rolado umas especulações na comunidade sobre a possibilidade da Amazon estar trabalhando numa transição do New World para a Unreal Engine, mas isso é delírio. A Amazon não vai abrir mão de seu software e na verdade está apostando tanto nele que agora já avança para outra etapa: o desenvolvimento da engine Open 3D.

O3DE logo

Em julho de 2021, ainda antes do lançamento do New World, a Amazon anunciou a criação da Open 3D Foundation, uma instituição que se dedicaria a desenvolver esta engine, apelidada de O3DE. Este projeto conta diretamente com a parceria da Linux Foundation e deve disponibilizar a engine com código aberto e gratuito.

O O3DE se propõe ser uma engine para jogos AAA e uma das vantagens, obviamente, é que ela deve facilitar o desenvolvimento de jogos compatíveis tanto com Windows quanto com Linux e, consequentemente, também Android. 

Observando as propostas de uso no site da O3DE, começa a fazer sentido o possível plano de longo prazo que a Amazon tinha ao comprar a CryEngine e criar a Lumberyard. A O3DE vai servir não só para jogos, mas para robótica, realidade virtual e metaverso.

É um plano realmente ambicioso e que já conta com o suporte de várias empresas como a Open Robotics, Huawei, Intel, Red Hat, Adobe, Microsoft e até mesmo a Epic Games. Esta engine tem o potencial de se tornar onipresente no futuro, sendo aplicada em todo tipo de ambiente virtual que envolva gráficos 3D.

Estando no universo do código aberto, esta engine vai dar bastante liberdade aos desenvolvedores que vão poder trabalhar no código e até modificá-lo em versões customizadas sem medo de processos legais. Com mais gente usando a engine, mais abundante se torna seu ecossistema. O objetivo maior e de longo prazo é claramente o metaverso. A Amazon está enxergando alto.

O metaverso atualmente é até uma piada, um meme, mas ele vai acontecer e ele depende profundamente de tecnologias de realidade virtual 3D. É exatamente aí que entra a O3DE.

Lumberyard on Github

O3DE on Github

Um detalhe que revela a diferença gritante da O3DE em relação à Lumberyard é o estado delas no Github. A Lumberyard já está morta, abandonada. Ao longo de 7 anos só teve 4 contributors trabalhando raramente no código e o último update foi há 2 anos. 

A O3DE tem alterações no código praticamente todos os dias, o que é sinal de um desenvolvimento vivo e comprometido. Tem pessoas aprimorando o código com frequência. Já são 246 contributors e mais de 2000 forks (contra cerca de 500 da Lumberyard). Os forks são um sinal de que tem pessoas se interessando pelo código e criando suas versões customizadas

A descrição da engine deixa bem claro para todos que o código é totalmente livre, que não vai ter processinho nem impedimentos para quem quiser usar e modificar: "Open 3D Engine (O3DE) is an Apache 2.0-licensed multi-platform 3D engine that enables developers and content creators to build AAA games, cinema-quality 3D worlds, and high-fidelity simulations without any fees or commercial obligations".

Em termos de jogos, um código open-source vai facilitar bastante a multiplataforma. Um mesmo jogo vai poder rodar em PCs, consoles e portáteis com facilidade, seja em Mac, Linux ou Windows. Uma engine para a todos governar.

E esta citação não veio aqui à toa. Estamos pensando no futuro MMO do Senhor dos Anéis que certamente já está começando a ser desenvolvido em O3DE. Quanto ao New World, será que vão migrar da Lumberyard para a O3DE ou vão deixar ele envelhecer e se tornar obsoleto nos próximos anos?

A verdade é que não importa o que vai acontecer com o New World, pois o que há de possibilidades novas para o futuro é bem mais empolgante. Todo um novo ecossistema de desenvolvimento pode surgir a partir da Open 3D Foundation.

O futuro é empolgante.

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