Todo game é controlado por uma Inteligência Artificial. Em um sentido mais primitivo da palavra, ela pode representar um conjunto de regras que determinam o comportamento do jogo. A forma como o cenário funciona, os movimentos e reações dos monstrinhos na tela, tudo o que não seja controlado por você, o player, ou qualquer humano diretamente, está na mão da IA.
A IA tem evoluído enormemente tanto no controle do cenário quanto dos bonequinhos, os NPCs. NPC não se limita a ser o personagem que te oferece missões ou o vendedor da loja de poções mágicas. Agora já existem NPCs que te acompanham e ajudam em suas tarefas, os companions, e até mesmo alguns que substituem players humanos, geralmente chamados de bots.
Um bom exemplo da IA usada como um player é no jogo Paladins. No modo de treino, você pode participar de uma partida 5x5, sendo que o time inimigo é completamente ocupado por bots, enquanto o seu time pode ser formado por 5 players humanos, mas, caso não apareçam humanos na fila de espera, o jogo automaticamente assinará bots para preencher as vagas não ocupadas, de modo que haverá bots no seu time, lutando ao seu lado como se fossem players.
O grande problema deste tipo de bot cooperativo é o nivelamento de sua habilidade. É uma piada comum no mundo dos jogos chamar uma pessoa de bot quando ela joga mal. "Nossa, essa partida foi muito fácil. Parece que só tinha bot no time adversário".
Bots costumam ser muito previsíveis, têm uma criatividade limitada, são mais lerdos, fracos de estratégia, mas isto não é "culpa" da Inteligência Artificial. Se o bot de um jogo usasse todo o potencial de uma Inteligência Artificial, ele se tornaria um pesadelo para os players humanos. A velocidade de cálculo de estratégia de uma IA é tremenda, o que podemos observar, por exemplo, em uma partida de xadrez contra a máquina. Em um FPS, uma IA atuando sem restrições nunca erraria um tiro, todos seriam headshots.
Por isso os bots dos jogos precisam ser nerfados para não estragar a diversão. Acontece que o nerf acaba tornando os bots muito inferiores a um jogador humano de habilidade mediana. Como tornar um bot relativamente semelhante a um humano? Uma perspectiva para o futuro é o aprendizado pela imitação.
Atualmente, os bots funcionam baseados na pura lógica da Inteligência Artificial, seguindo as regras que os programadores lhes deram. Jogadores humanos não são assim. Eles agem de formas mais peculiares e o desempenho de cada pessoa varia de um dia para o outro, evolui com seu treinamento, sua memória muscular, mas é afetado por seu humor, pelo fato de estar cansado ou não, de estar distraído ou com pressa ou focado, etc.
Assim, para que um bot se pareça realmente com um player humano, creio que uma maneira de se conseguir isto é por meio do aprendizado da imitação.
Tomemos como exemplo jogos como Paladins ou Overwatch. Você tem à sua disposição uma variedade de personagens. À medida em que você vai jogando com eles, a IA pode aprender o seu estilo de jogo e quanto mais você joga com um personagem, mais a IA vai absorvendo o seu jeito peculiar de jogar.
Assim, se você jogar 100 horas no Overwatch como Tracer, estará ao mesmo tempo treinando seu bot particular de Tracer. Se jogar 20 horas como D.Va, o bot dela terá um comportamento um tanto parecido com o seu, mas não tanto como a Tracer, que foi treinada por mais tempo. Desta forma, quanto mais você joga, mais aprimora seus bots a se comportarem como você.
Bots treinados podem oferecer uma nova experiência à jogabilidade, uma vez que você poderá montar um time, até um exército composto por bots que você treinou e que, portanto, vão agir como você agiria. Creio que será uma experiência satisfatória comandar um time de "eus", pois eles estarão bem alinhados com a sua estratégia de jogo.
Um dos motivos porque as pessoas procuram jogos competitivos multiplayer é justamente porque é mais interessante enfrentar adversários humanos, não pelo simples fato de serem humanos, mas porque oferecem um desafio mais complexo. Jogar contra bots é entediante, pois são previsíveis e repetitivos.
Só que existe uma demanda por bots, porque há muitas filas de espera de partidas e se tornou comum nos jogos competitivos as pessoas esperarem por vários minutos até que o match encontre pessoas disponíveis. Os bots tornariam o preenchimento destas filas bem mais rápido, praticamente instantâneo, acabando com as esperas.
No caso, bots treinados, com comportamento humano. Eles não tirariam seu prazer de estar jogando contra pessoas, pois são réplicas de pessoas, com seus trejeitos e peculiaridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário