Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Mitologia grega e muitos efeitos especiais em Fúria de Titãs

Clash of the Titans (2010)

Clash of the Titans (ou Fúria de Titãs, no Brasil) foi um remake do filme de mesmo nome lançado em 1981. A história é baseada no mito grego de Perseu, um semideus, filho de Zeus com uma humana. 

Perseu (Sam Worthington) deverá salvar a cidade de Argos enfrentando o monstro Kraken. Tudo começou porque nesta versão do mito os deuses mantêm sua imortalidade alimentados pela fé dos humanos. Uma vez que as pessoas de Argos estavam abandonando a fé, Hades (Ralph Fiennes) tomou a iniciativa de punir a cidade, mas com segundas intenções, pois seu poder é alimentado pelo medo humano, de modo que pretendia se fortalecer com o medo provocado em Argos e usar esta força para destronar Zeus (Liam Neeson).

Perseu, um simples pescador, descobre que é filho de Zeus e que é o único capaz de derrotar Kraken. Parte numa jornada, encontrando criaturas míticas como o cavalo Pégaso, as bruxas Estígias, Medusa e o barqueiro do Hades, Caronte. Além disso tem de enfrentar Calibos, uma criatura que recebeu poderes de Hades para matar Perseu.

Após tantas viagens e enfim com a cabeça da Medusa, Perseu mata Calibos, volta para Argos e derrota Kraken usando o poder mágico da Medusa. Zeus aprisiona Hades no Tártaro como punição por sua conspiração.

No segundo filme, Wrath of the Titans, os deuses estão cada vez mais fracos por causa da redução da fé dos humanos e as paredes do Tártaro estão ruindo, o que irá libertar o titã Cronos. Hades e Ares fazem aliança com Cronos e aprisionam Zeus, que terá seus poderes absorvidos pelo titã. O plano de Cronos é libertar-se e destruir a humanidade, bem como reformular todo o universo.

A missão de Perseu será invadir o Tártaro e salvar Zeus. Para isto conta com a ajuda de Andrômeda (Rosamund Pike) e Agenor (Toby Kebbell), filho de Poseidon com uma humana. Também terá auxílio do deus Hefesto (Bill Nighy), que forjou as armas de Zeus, Hades e Poseidon, e foi o arquiteto do Tártaro.

Entrando no Hades com a ajuda de Hefesto, Perseu enfrenta o Minotauro, atravessa um labirinto e resgata Zeus, escapando em seguida. Agora precisam se preparar para enfrentar Cronos que vem subindo à superfície. A essa altura, Perseu já possui a lança de Hades e o tridente de Poseidon, e falta-lhe a lança de Zeus que irá adquirir enfrentando Ares. Uma vez com as três armas, deve uni-las para formar uma lança mais poderosa com a qual derrotará Cronos, auxiliado por Pégaso. Na batalha final, Zeus e Hades se unem para ajudar a derrotar o titã. O visual de Cronos não ficou muito legal. É uma lenta e desengonçada montanha de lava.

É curioso como Poseidon (Danny Huston) é insignificante nos dois filmes. Hades, por sua vez, é desenhado como um vilão ou anti-herói, que trai o irmão em benefício próprio. Zeus é o deus sempre clemente. No segundo filme, porém, Hades ao final se redime e faz as pazes com Zeus. De toda forma, a era dos deuses já está no fim e agora o mundo está confiado aos humanos.

Wrath of the Titans (2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário