A história é simples: um homem rico e tetraplégico, Philippe (François Cluzet) precisa contratar alguém para cuidar dele. Este será Driss (Omar Sy) com quem Philippe irá experimentar uma bela amizade.
É baseado no livro Le Second Souffle (O Segundo Suspiro), escrito por Philippe Pozzo di Borgo e publicado em 2001. Este livro é autobiográfico e conta a experiência trágica de Philippe e a bela amizade que desenvolveu com seu enfermeiro Abdel.
Poderia ser um filme sobre a deficiência física, ou sobre diferenças sociais e étnicas, uma vez que Driss é um imigrante africano dos guetos e Philippe um magnata francês, mas a história jamais cai nesse clichê. O que chama atenção é a amizade que se desenvolve entre os dois e o incrível carisma de Driss que garante risos do começo ao fim.
Claro que também há uma aura de drama e certas cenas são tocantes, mas o grande mérito do filme é o humor, o uso de um sarcasmo agradável. Também a trilha sonora de Ludovico Einaudi é linda. Foi o filme mais visto na França em 2011 e também o mais rentável da história do cinema francês até então.
Nenhum comentário:
Postar um comentário