Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Chaplin, o polêmico e brilhante cineasta

Chaplin (1992)

O ator Robert Downey Jr. tem sua imagem frequentemente associada ao Homem de Ferro, pois foi neste papel que fez a maior fama e fortuna, mas poucos sabem que ele já interpretou ninguém menos que Charlie Chaplin, no começo de sua carreira.

Este filme tem um grande elenco. Chaplin é interpretado por Robert Downey Jr. A atriz que interpretou a mãe de Chaplin foi Geraldine Chaplin, filha do próprio. Uma de suas esposas foi interpretada por Milla Jovovich. O papel do produtor hollywoodiano que contratou Chaplin em seu início de carreira coube a Dan Aykroyd (aquele dos Caça Fantasmas, The Blue Brothers e outro monte de filmes).

Anthony Hopkins (o querido Hannibal) atuou como um escritor/editor fictício que publicaria a biografia do cineasta. Na verdade, o próprio Chaplin escreveu sua biografia e foi baseado neste livro que o filme foi feito, com suas devidas licenças e adaptações.

O filme mostra um Charlie bastante humano, problemático, desprotegido de sua aura de gênio criativo. Um de seus maiores problemas em toda a vida foram os relacionamentos amorosos, principalmente com mulheres bem mais jovens. Chegou a casar-se com uma garota de 16 anos e foi ao tribunal acusado de ter engravidado uma moça. 

Também era perseguido pelo FBI por suspeitas de propagandear o comunismo em seus filmes. Quando lançou O Grande Ditador, criticando o nazismo e o totalitarismo, sofreu má recepção por parecer estar criticando a própria política estadunidense. Depois que terminou a Segunda Guerra, esse filme foi visto com outros olhos e redimido. A perseguição política, porém, fez Chaplin mudar-se para a Suíça onde viveria o resto de seus anos.

Charlie era viciado em trabalho. Embora seja considerado gênio, sua obra foi fruto de muito empenho, não de ideias brilhantes nascidas ao acaso. Ele trabalhou arduamente, tanto que boa parte de seus conflitos com as esposas se deu porque ele passava dias concentrado no estúdio, trabalhando nos filmes.

Em sua carreira de 54 anos, realizou 81 filmes, 67 deles antes de completar 30 anos. Tendo começado no cinema mudo, resistiu à novidade do cinema falado, mas ainda fez cinco filmes falados, incluindo O Grande Ditador. Falando em O Grande Ditador, era curiosa a semelhança entre o personagem Vagabundo, com seu bigodinho, e Hitler. Além disso, Chaplin nascera em 16 de abril de 1889, apenas quatro dias antes de Hitler. 

Aos 83 anos voltou aos Estados Unidos para receber um Oscar especial em reconhecimento por toda sua obra. Morreu aos 88 anos na Suíça, onde vivera recluso com a esposa e filhos. 

Chaplin (1992)

Nenhum comentário:

Postar um comentário