Não tenho falado muito de Pax Dei por aqui, não tanto quanto New World e Throne and Liberty, mas este jogo está no meu radar desde o começo de 2023 e desde o primeiro contato me impressionou pela beleza, tanto que o único post exclusivamente dedicado a ele foi para elogiar seu visual¹.
Sendo um projeto relativamente novo, é de se esperar que ainda leve muitos anos para ficar pronto e por isto não tenho comentado tanto nem nutrido expectativas como venho fazendo com Throne and Liberty, que já está aí às² portas e pode ser lançado globalmente a qualquer momento. Hoje, porém, dia 04/06/2024, Pax Dei lançou um anúncio inesperado: ainda este mês, no dia 18, ele será lançado em early access.
Geralmente jogos de grande porte são desenvolvidos por anos com muita discrição. Pouquíssimas informações vêm a público, são feitos testes fechados e com acordo de confidencialidade, tudo é envolto em segredos.
O New World e o Throne and Liberty, por exemplo, ficaram por anos no mistério e só alguns meses antes do lançamento é que vídeos de gameplay começaram a aparecer. O Ashes of Creation tem adotado uma postura bem mais aberta, com o próprio fundador Steven Sharif fazendo lives e apresentando novidades, mas um conteúdo pincelado, apenas pequenas amostras do que eles estão fazendo.
Pax Dei por sua vez tem adotado uma postura de transparência que supera todos estes outros. O Discord oficial do jogo abriu em fevereiro de 2023 e desde então eles publicam regularmente todo tipo de informação, imagens, tiram dúvidas, explicam a lore, alimentam a comunidade com um grande volume de conteúdo, demonstrando muita boa vontade e confiança.
Mesmo na fase Alfa, não houve proibição para o streaming da gameplay. Ao contrário, a Mainframe Industries parece apostar na transparência como forma de promoção. Grandes streamers como Asmongold fizeram lives jogando o Alfa, inclusive expondo bugs e fazendo críticas. Aparentemente os criadores do jogo não têm medo das críticas negativas e estão sendo mais intrépidos que o pessoal da Intrepid Studios, do Ashes of Creation (eu não podia perder o trocadilho).
E agora eles dão mais um passo ousado em lançar o early access. É de fato uma estratégia arriscada. Early access é basicamente lançar o jogo ainda no Alfa, ainda incompleto e mal polido. Isto pode dar muito certo ou muito errado, dependendo da atitude da comunidade.
Se a comunidade inicial do jogo for bastante comprometida e tiver ciência de que o jogo ainda está em sua fase experimental, o early access pode alimentar a hype, o sentimento de "somos pioneiros, fundadores, chegamos aqui quando tudo era mato". Se, porém, a comunidade estiver logo ansiosa por apenas ter a pura diversão e usufruir um jogo já pronto, então haverá muita decepção e essa galera pode abandonar o jogo para nunca mais voltar, criando ranço.
Foi o que aconteceu com o New World de certa forma. O New World foi lançado depois de ter passado por todas as etapas de desenvolvimento (Alfa, Beta fechado e Beta aberto), mas a verdade é que ainda não estava no ponto certo. O lançamento podia ter esperado mais alguns meses para o polimento final.
Desta forma, o lançamento do New World foi meio que um early access, mas sem dizer ao público que era um early access, alimentando uma falsa promessa de que estavam oferecendo um jogo já pronto e polido. Por isto muita gente no início ficou bastante decepcionada quando começaram as estourar os problemas do jogo. A maior parte dessa galera que foi embora nunca mais voltou, mesmo depois de dois anos, quando o jogo finalmente alcançou um grau de polimento satisfatório (e olha que mesmo hoje ainda existem muitos bugzinhos chatos, mas que dá pra tolerar).
Pois bem, o Pax Dei está fazendo uma aposta ousada em já começar no estágio atual, pois é certo que o jogo ainda está muito cru, tem pouco conteúdo e muitos bugs. Definitivamente, não é para qualquer um. O early access é para entusiastas, para quem decidiu apostar no jogo e até mesmo investir, pois esse acesso inicial será pago. Além de jogar como um testador, contribuindo para o desenvolvimento com feedback e sem ganhar nada por isto, o player do early access ainda deve pagar para isto. Mas é isto que um entusiasta faz, ele investe no seu hobby.
E vou confessar: estou me sentindo tentado a participar.
Dos novos MMOs, Pax Dei e Throne and Liberty certamente estão no topo da minha atenção e expectativa e simplesmente não tem como eu escolher um deles como o preferido, porque são estilos bem diferentes.
Creio que em termos de qualidade de vida, TL é muito melhor, pois foi projetado por um studio que já está neste ramo há décadas e sabe bem o que funciona em um jogo que ocupa várias horas por semana dos players, que os ocupa por meses ou anos. Qualidade de vida é importante, pois como MMO envolve muita repetição de atividades, esta repetição não pode ficar entediante ou ter etapas desnecessárias.
Por exemplo, um MMO precisa oferecer facilidade na locomoção. Esse negócio de ficar correndo a pé de uma cidade pra outra pode ser interessante pelo realismo, mas na prática é um saco. No TL você se transforma em animais para correr, voar e nadar mais rápido (tem até um animal específico para nadar na lava vulcânica), você pode se teleportar para diversos pontos num piscar de olhos e também pode escalar montanhas e estruturas usando um gancho. Enfim, a locomoção é bastante satisfatória.
O Pax Dei nunca vai chegar neste nível de locomoção, porque não combina com a proposta mais realista do jogo. Seria inverossímil. Logo, Pax Dei vai ter um ritmo bem mais lento em todas as atividades, de modo que não é um jogo para impacientes.
Por outro lado, o Pax Dei tem algo que talvez o TL nunca tenha: um detalhista sistema de construção e mobília. Sim, você vai poder brincar de casinha e para mim este é um dos principais atrativos. Eu sempre quis um MMO com um complexo sistema de housing. Há dez anos eu já brincava disso no Runescape, mas lá a coisa ainda não era bem do jeito que eu queria.
No New World a coisa começou a alcançar a minha expectativa. Lá a casa serve para colecionismo, para decorar com móveis, estátuas, pinturas, mascotes. A maioria dos players usa a casa para aumentar o inventário e ganhar bônus com os troféus de ataque, coleta, sorte, etc. Esta é a função mais fundamental da casa. Todavia, no endgame a casa do New World acaba virando algo que alimenta seu sentimento de conquista e de colecionar coisas. Os itens mais raros do jogo são itens de decoração da casa.
Todavia, o housing do New World para por aí. No Pax Dei, mesmo em sua fase Alfa, há mais liberdade de customização do que o New World, assemelhando-se ao Palia, onde você constrói tudo, o piso, as paredes, os cômodos, estações de craft, etc. O problema do Palia é que o visual de "massinha" não me agrada, enquanto o Pax Dei vem com o deslumbramento gráfico da Unreal Engine 5.
Desta forma, tenho dois MMOs bem diferentes em vista e estou tentado a abraçar ambos. Nada que uma administração do tempo de jogo não resolva.
Notas:
2: "já está aí às": achei legal essa coincidência de quatro palavras consecutivas usando acento.
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