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Pax Dei, primeiras impressões

Pax Dei roadmap

Esta é uma semana memorável no mundo dos MMOs. Tivemos o lançamento do early access de Pax Dei.

O jogo oferece na Steam três pacotes de acesso, valendo 200, 300 e 500 Reais. Esta compra é definitiva, de modo que depois que acabar o EA (em junho de 2025), a compra continua valendo para o lançamento final. Se pensar bem, quem realmente gosta da proposta do jogo pode fazer um bom negócio comprando agora, mesmo que não pretenda jogar de imediato, pois daqui a um ou dois anos, quando lançar, provavelmente vai estar mais caro devido à inflação.

É preciso porém enfatizar bastante que o jogo está longe de ficar pronto. Este early access não é para qualquer um, mas para entusiastas.

Sim, existem jogos em early access que são bem completos e prontos para lançamento, mas não é o caso aqui. Pax Dei ainda está bem verde e tem um longo caminho (ou não tão longo, pois se continuar no ritmo de desenvolvimento que vem adotando eu diria que estará perfeito para lançar em 2 anos).

Então que fique bem claro: é um early access, ainda no estágio alfa. Se você está em busca de um MMO já pronto, com muito conteúdo e sem bugs, este não é o caso. No estágio atual só recomendo para quem está realmente disposto a jogar como tester e contribuir com feedback construtivo. Esse é o espírito de um fundador.

Venho observando a comunicação dos devs com a comunidade e certamente eles demonstram muita boa vontade, realmente ouvem e respondem a comunidade. Então é importante que os players tenham paciência e contribuam com feedback útil ou peçam refund e aguardem até o lançamento definitivo.

É uma pena que alguns players compraram o jogo com a expectativa equivocada de que simplesmente podiam sentar diante do PC e jogar numa boa como se fosse um MMO já completo e polido. E olha que os devs ultimamente deixaram claro que o jogo ainda está num estágio rudimentar. Aí essa galera correu para fazer uma review negativa na Steam. O tempo, porém, vai inocentar o Pax Dei.

Sim, estou acreditando bastante no projeto. Vasculhei o que pude sobre a Mainframe e o jogo. Vi o site, as entrevistas, o Discord. Eles estão trabalhando sério e pesado, acompanhando e respondendo o feedback da comunidade. Uma equipe que tem esta paixão pelo jogo deve fazer o melhor possível.

Joguei só 2 horas até agora. Primeira impressão ao logar é que os gráficos estão bacanas. Eu pelo menos não tive problema de lag, mas vez ou outra uma galera no Discord relata problemas assim. Normal no lançamento. Tô rodando no máximo em uma RTX 2060 Super. Fica 40 fps, mas é de boa. 

Sendo um sandbox, o jogo não fica te dizendo o que fazer. Existem algumas orientações básicas, mas o lance é explorar por conta própria. Quem não curte sandbox deve evitar esse jogo, porque vai se sentir perdido. A primeira coisa a fazer é coletar pedra, madeira, o de sempre nesse gênero, aí você vai desbloqueando o craft. 

O forte do jogo é o craft e construir sua base, mas é um trabalho de longo prazo, porque requer muita coleta de material. Jogar em grupo definitivamente acelera esse trabalho e muita gente vai preferir jogar assim. Dá pra jogar solo, mas tudo é mais lento. 

A natureza é hostil. Você nasce sem nada e é só andar alguns passos que já vem uma raposa ou javali pra cima de você. Ainda não vi nenhuma dungeon ou mob mais avançado, afinal joguei pouco. O mapa é imenso e meu plano é passar mais tempo conhecendo o mapa do que evoluindo, mesmo porque nestes dias vão trabalhar muito em cima da gameplay e muita coisa da evolução das skills vai mudar e passar por wipes. As skills parece que são "infinitas". Quanto mais você faz algo, mais evolui e fica mais fácil fazer, tanto no craft quanto no combate. Isso é legal, pois o jogo recompensa o tempo que você dedica a uma habilidade. 

O mapa está completo em termos de natureza, aliás, é certamente um dos mais belos mapas que já vi em um jogo, boa parte graças à tecnologia da Unreal Engine 5 que fornece uma iluminação e texturização muito detalhistas e realistas. As montanhas e a vegetação estão formidáveis e é bem imersivo caminhar pela floresta.

Pax Dei

Os animais ainda parecem mal distribuídos ou spawnam de uma forma meio brusca, quebrando a imersão. Até o momento já vi coelhos, raposas, lobos, javalis, cervos e o temido urso. Quanto aos mobs, vi uns tais de inquisidores, uns caras que parecem templários e o que tem bastante são uns cultistas que parecem zumbis. Isso até lembra o New World, pois seres parecidos com zumbis são os primeiros que a gente encontra ao começar a jogar.

De fato Pax Dei tem suas semelhanças com New World, mas ambos têm fundamentos bem diferentes. O Pax Dei é de fato mais voltado à sobrevivência e crafting e nisso supera o New World mesmo na fase alfa. No New World, por exemplo, as ferramentas de coleta nem mesmo são equipáveis. Machado, picareta, faca de esfolar e foice são itens que ocupam seus devidos slots no inventário, mas só aparecem na mão do personagem no momento que ele está performando a animação de coleta.

Ao cortar madeira, vemos o personagem golpeando com o machado, mas assim que para de cortar o machado some. Não tem como empunhar livremente as ferramentas. Somente a vara de pescar pode ser empunhada. Enquanto no No New World você só pode equipar duas armas, empunhando uma por vez, no Pax Dei existem 8 slots que você pode equipar qualquer coisa que pretende usar, sejam armas, escudos, ferramentas, comida, etc. 

Então as ferramentas de coleta são tratadas neste jogo da mesma forma que as armas. Você de fato equipa o machado de lenhador, pode usar ele no combate ou para cortar lenha. Também pode equipar tochas e lanternas e tem um item em particular que é o mais importante do jogo: o martelo de construtor.

Ao empunhar este martelo, você se torna capaz de fazer construções, seja construir uma casa ou objetos como baús, estações de trabalho como marcenaria, forja, tecelagem, etc. Este sistema de construção já se mostra bem complexo, com uma curva de aprendizagem relativamente longa, e deve ser aprimorado ainda mais com o passar dos meses.

Pax Dei é realmente um MMO que tem potencial para ser meu tão buscado "MMO para uma vida", ou para uns 10 anos pelo menos. Algo que eu gostava no New World era de decorar minha casa, mas comparado ao Pax Dei, o sistema de housing do New World é bem rudimentar e se resumia a colocar móveis, quadros, estátuas, tapeçaria, alguns pets, etc. A casa em si já está pronto e é intocável.

No Pax Dei não tem isso de comprar casa pronta. É o player que constrói tudo do zero, desde os fundamentos, o chão, as paredes, teto, tudo. Não que não seja possível adquirir uma casa pronta, pois as construções baseiam-se numa regra de plots. Cada player tem direito a pelo menos um plot (este número pode aumentar para 2 ou 4, dependendo do pacote comprado), então só é possível construir dentro de um plot.

Você não pode simplesmente sair construindo pelo mapa, a não ser que abandone seu plot. Quando você abandona um plot, a área que ele ocupava fica livre para outros players reivindicarem se quiserem, e o que você construiu ali fica acessível, de modo que um player pode encontrar uma casa já pronta em um plot abandonado e configurar ali o seu plot, se tornando proprietário daquela casa.

Aliás, este é um jeito rápido de farmar materiais. Se você encontra uma construção em um plot abandonado, pode simplesmente coletar o que tiver nos baús e desmontar a casa e seus móveis, recolhendo os materiais.

O fato é que você pode fazer sua casa do jeito que quiser, arquitetando os cômodos, andares, usando a imaginação. Não é algo nível Minecraft, onde você vai empilhando blocos um a um, pois existem estruturas básicas na composição das casas, como tipos de parede, piso e teto, mas as possibilidades de combinar estas forma são inúmeras.

E como é algo que você pode fazer e refazer, ao longo dos meses ou anos a sua casa vai mudar muito, evoluir, embelezar-se, expandir-se. E para tornar isto ainda mais interessante, os players podem combinar seus plots por meio de um clã, de modo que juntando vários plots podem montar uma vila, uma cidade, fazer um castelo, etc. A longo prazo as possibilidades são formidáveis.

Em apenas dois ou três dias, eu encontrei casas por todo lugar que andei, também a formação de pequenas vilas. Em três dias. Imagina como deve ficar o mapa depois de meses, de anos. Aí sim o verdadeiro potencial do Pax Dei vai ser conhecido, pois ele se mostrará um MMO de civilização, algo nunca antes visto.

Detalhe que, embora você não possa roubar os baús ou desmontar a casa que esteja em um plot ativo, você pode entrar nesta área, andar pela casa, o que abre espaço para uma socialização, para players xeretando as casas dos outros, quem sabe até fazendo um roleplay de vizinhança. 

No momento, o ponto mais fraco do jogo é o combate que está bem cru, bem simplista. Os devs sabem disto e não negam, e já colocaram como meta trabalhar nisto. Aliás, divulgaram o roadmap deste early access, prometendo novidades como farming, novos mobs, melhorar o combate, criar um mercado e uma economia, um update para a Unreal 5.4, suporte a controle, etc.

Os devs da Mainframe estão trabalhando duro, mostrando serviço. Nunca vi devs tão atenciosos com a comunidade. No Discord oficial há uma prestação de contas diária com respeito à solução de problemas, correção de bugs, etc. Estão indo muito bem na comunicação, com transparência e ouvindo de verdade a opinião dos players. É bem o contrário do trabalho desastrado que o New World vem fazendo estes anos todos.

Neste ritmo, em um ano o Pax Dei vai estar bem melhor. E mesmo o jogo estando ainda muito cru, estou gostando bastante. A única coisa que me segura é o fato de que naturalmente o jogo vai passar por alguns resets ao longo deste early access, então é meio desanimador farmar e construir sua casa, uma vez que ela pode sumir em algum update.

Só depois do lançamento mesmo é que vou poder me dedicar de verdade, construindo meu pequeno mundo. Até lá, vou seguir acompanhando e jogando vez ou outra, mas sem tryhardar. Realmente espero que esteja pronto pra lançar em 2025, quando terminar o early access. Aí sim vou me dedicar com afinco.

Até lá, tem o Throne and Liberty vindo aí. Confesso que por causa do Pax Dei meu interesse pelo TL caiu um pouquinho, mas deve voltar logo que for lançado, pois esta semana foi divulgado que virá em setembro, finalmente.

De toda forma há espaço no meu coração para dois MMOs. Só preciso ver se consigo organizar o tempo para os dois.

Deixo aqui alguns prints dos belos cenários que encontrei durante minhas caminhadas neste mundo.

Pax Dei

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