A Amazon Games está tentando se afirmar no mundo dos grandes studios, mas até agora ainda não acertou a fórmula.
Começou com alguns jogos que logo foram cancelados, como Breakaway e Crucible, o que é normal em um studio iniciante que ainda está fazendo seu ajuste fino. Depois resolveu abraçar um nicho bem peculiar, o dos MMORPGs.
Além de produzir seu próprio MMO, o New World, a Amazon também teceu parcerias com outros studios a fim de distribuir seus jogos, a começar pelo Lost Ark e depois o Blue Protocol e Throne and Liberty. Para o futuro, existe ainda o projeto de um MMO de Senhor dos Anéis que pode ser bem promissor. Ou não.
Acontece que até agora a Amazon ainda não conseguiu acertar. O New World foi um sucesso estrondoso no lançamento, um sinal de que existe um grande público sedento por um MMO de última geração. Mas mesmo sendo um belo e modernizado MMO, o New World não conseguiu segurar este público.
Algo não tem dado certo no New World este tempo todo e aparentemente o problema é na equipe de desenvolvimento. Se é no topo da hierarquia, na direção e produção, ou se é no trabalho mais "braçal" dos programadores, é difícil saber. Talvez seja um problema sistêmico, talvez a equipe seja menor do que deveria. O fato é que tem algo errado no jogo.
O ritmo de polimento e de updates do NW sempre foi muito lento, sempre com atrasos no cronograma e este ano sequer conseguiram divulgar um roadmap. Em vez disso tomaram uma controversa decisão de "relançar" o jogo, agora renomeado New World: Aeternum, adaptado para console, com um certo revamp em seu conteúdo original e pouca substância em termos de novos conteúdos para a playerbase veterana.
É possível que, ao lançar para console, o NW ganhe uma vida extra, mas, assim como o amuleto Phoenix que existe no jogo, esta vida extra é muito breve e logo se desvanece. Sem um robusto conteúdo de endgame e sem um minucioso polimento, um MMO não consegue se manter e fidelizar os players.
No momento, New World está numa posição delicadíssima, na beira do abismo tentando dar um salto de fé na direção deste novo mercado dos consoles. Ao dar o salto, pode ser que perca os poucos players de PC que ainda tem e pode ser que também não alcance o sucesso esperado no novo mercado. O destino pode ser o abismo.
Por outro lado, a Amazon tem em mãos um catálogo de outros MMOs. Mesmo que o NW falhe completamente, ainda existem as outras opções. Só que até nisso parece que a Amazon está envolvendo a sua grande aposta, pois todo esse ecossistema de MMOs parece girar em torno do New World.
O Throne and Liberty foi lançado no final de 2023 e nos últimos seis meses recebeu updates constantes e robustos, polindo, aprimorando, enriquecendo cada vez mais o jogo. Os coreanos da NCSoft estão trabalhando incansavelmente, realmente mostrando serviço e paixão pelo projeto. Mesmo assim, até agora o lançamento global ainda não aconteceu.
Por que a demora? Talvez a NCSoft ainda não considere seu produto no ponto ideal. Talvez sejam tão perfeccionistas que eles mesmos estão segurando o lançamento até que terminem de fazer os aprimoramentos que pretendem.
Por outro lado, talvez seja a Amazon que está travando o lançamento. Suspeita-se de que não querem que o TL prejudique o NW. Bom, de certa forma é tudo win-win para a Amazon, pois quer os players estejam no NW ou no TL, a grana vai para a Amazon de toda forma (se bem que no caso do TL apenas uma parte do lucro vai para a Amazon, enquanto no NW vai tudo).
Mas seria isto? A Amazon teme que o TL ofusque a sua cria querida? Como uma mãe narcisista que elege um filho dourado e coloca os holofotes nele em detrimento do filho desprezado, talvez a Amazon esteja sabotando de leve o TL. Talvez esteja aguardando o relançamento do NW que só será em outubro (isto se não atrasar, pois sempre atrasaram qualquer novidade no NW). Se for este o caso, então o TL só deve vir lá pra dezembro, depois que o NW fez a sua colheita. Talvez venha só em 2025.
O Blue Protocol também passa por um problema semelhante. Seu lançamento no Japão já aconteceu em 2023 e foi um sucesso, mas até agora nada de novidades sobre o lançamento global pela Amazon. Até mesmo as redes sociais estão paradas há meses.
Será isso então? A Amazon quer apostar todas suas fichas no New World primeiro e deixar o Throne and Liberty e o Blue Protocol para depois que passar essa tempestade (e não estou falando da Isabela) que se abate sobre o New World há dois anos?
Já dizia Einstein: "Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual" (ironicamente, é assim que funciona o método científico, pela repetição, mas Einstein estava falando das coisas da vida). O New World já tentou, tentou e tentou e repete os mesmos erros. Parece improvável que consiga uma reviravolta nesta história. Se continuar no mesmo ritmo, o New World não tem futuro.
Não sei o estado do Blue Protocol; o Lost Ark enfraqueceu, mas ainda tem uma playerbase maior que a do New World; já o Throne and Liberty parece ser o mais promissor e pode render muita grana para a Amazon e a NCSoft. Então por que não lançam logo? Seria mesmo o receio de atrapalhar o já atrapalhado New World? Seria perfeccionismo da própria NCSoft?
Ou talvez a Amazon não queria repetir no TL os erros do NW. Sim, não se pode descartar esta possibilidade. Talvez estejam observando atentamente o desenvolvimento do TL a fim de se certificar de que estará realmente bem polido e com conteúdo suficiente para o lançamento global, de modo a não provocar uma debandada súbita de players como aconteceu com o NW em 2021.
O fato é que não tem como saber. E neste momento a Amazon na Summer Game Fest decepcionou ambos os públicos. A playerbase do New World ficou chateada com a ideia do relançamento e os players em potencial do Throne and Liberty ficaram de mãos abanando, pois esperavam pelo menos alguma data de lançamento e nem isto aconteceu. Esta decepção pode levar parte destes players a perder de vez o interesse e voltar suas atenções para outros jogos. O TL perdeu o timing desta vez, pois se divulgasse pelo menos um trailer neste fim de semana já alimentaria bastante a hype.
E agora mais uma vez o TL entra em um limbo. Talvez só venham notícias em agosto na Gamescon, empurrando ainda mais adiante o lançamento.
Enquanto isto, enquanto estes jogos seguem um ritmo bastante lento de divulgação e lançamento, temos um caso bem diferente em Pax Dei, que neste dia 18 entrará em early access. Claramente Pax Dei está muito cru e vai precisar de anos para ficar realmente completo, mas não deixa de ser uma ideia interessante ficar disponível para o público mesmo em seu estágio inicial e deixando claro que o jogo não está pronto.
Talvez o rage que o New World sofreu no começo fosse atenuado se, em vez de ser lançado como um jogo completo, fosse como early access, assumindo seus defeitos, deixando o público ciente de que eles de certa forma são testadores. Transparência faz diferença. É melhor lançar um jogo incompleto como early access do que lançar como se fosse completo, mas ainda cheio de defeitos. A relação entre a expectativa e a realidade deve ter um certo equilíbrio.
Então é isso. De minha parte, devo dar um tempo nas expectativas com o Throne and Liberty, pois não deve vir tão cedo. E agora volto meus olhos para o Pax Dei, realmente curioso se esta estratégia do early access vai dar certo.
Existe também uma diferença crucial. NW e TL são apenas mais um produto de indústrias gigantes. Pax Dei é o único produto de um studio que surgiu para desenvolver este game. Certamente deve haver mais paixão na equipe, mais dedicação e comprometimento. Veremos isto nos próximos meses.
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