O New World passou por muitos altos e baixos, mais baixos do que altos inclusive. Recentemente, o número de players diários chegou abaixo dos 5 mil. É impressionante lembrar que na época do lançamento o jogo chegou a passar dos 900 mil players diários. Depois desse lançamento fenomenal, a comunidade foi passando pela filtragem natural até por um tempo estabilizar na faixa dos 10-15 mil players por algum tempo. Hoje em dia, até este número virou coisa do passado.
É certo que o jogo vem recebendo updates com certa frequência (porém geralmente atrasados no cronograma), mas sempre aquém do que a comunidade espera e já virou uma piada interna que cada update vem com vários novos bugs de bônus.
Em seus quase três anos de existência, o New World teve apenas duas grandes expansões: a primeira foi o lançamento do mapa do deserto (que aliás foi gratuito) e um ano depois veio o mapa da selva (agora uma DLC paga), com alguns extras como a tão esperada inclusão da montaria, aumento no level cap, etc. Foram duas boas expansões e que por um tempo ajudaram a aumentar o número de players e trazer de volta alguns veteranos.
Esse é o ciclo de vida de qualquer MMO. Uma vez que é um tipo de jogo que depende bastante da retenção de players, segurando-os pelo máximo de tempo possível, é preciso haver uma frequência nos updates, fazendo polimento constante do jogo e trazendo novidades que mantenham a playerbase interessada.
Além dos updates minúsculos a cada semana ou mês, é importante ter grandes eventos, updates sazonais que tragam uma grande renovação e uma quantidade considerável de novidades. Tem MMOs que fazem isto trimestralmente ou semestralmente, mas o New World até agora só fez isto uma vez por ano e agora em 2024 sequer anunciaram um roadmap do que está por vir, criando um clima de decepção.
Pelo menos os devs nunca pararam de se comunicar e prestar contas por meio de vídeos no canal do Youtube e ultimamente vinham avisando que estava por vir um "grande anúncio". Este termo "grande anúncio" ficou marcado na comunidade, rapidamente virou outra piada interna e alimentou uma grande expectativa.
Então veio a Summer Game Fest e finalmente o tal anúncio. O que vimos foi apenas um trailer promocional para divulgar o futuro lançamento do jogo para console, agora com o nome New World: Aeternum. E é isto, este foi o grande anúncio.
No canal do Youtube lançaram vídeos para elaborar melhor o assunto e deram pistas sobre futuras novidades. Ao que parece, New World: Aeternum será ao mesmo tempo um rebranding do jogo para seu lançamento nos consoles, mas também uma expansão, já que se fala do New World antigo como "jogo base".
Ou seja, esta será a terceira grande expansão. As pistas indicam que enfim haverá a possibilidade de nadar (pois é, em todo este tempo o New World não tinha uma animação básica de natação nos personagens), uma montaria nova de urso, um rework gráfico em algumas partes do jogo e aparentemente o sistema livre de build dos personagens vai ser substituído por um sistema de arquétipos, o que vai acabar com as builds exóticas e facilitar a escolha de players com pouco conhecimento de como funcionam as classes em um RPG. Enfim, o jogo deve ficar bem mais fácil para novatos.
Também parece claro que, mesmo que haja uma expansão (provavelmente nem haverá algo como um mapa novo, uma vez que os devs já falaram que não teria um conteúdo deste porte este ano), este conteúdo será mais voltado para players novos.
A empolgação dos devs é em parte compreensível, pois o lançamento para console vai naturalmente trazer players novos. Parece certo que na comunidade de PC o New World já não tem mais chances de se expandir, então agora resta um último tiro visando a comunidade de console. A julgar pela empolgação dos devs, eles parecem confiantes que haverá um público massivo nos consoles, trazendo nova vida ao jogo.
Por outro lado, a comunidade veterana em parte se sente abandonada, pois este anúncio visando mais os futuros players novos parece passar uma mensagem implícita aos veteranos de que não há nada para eles ou há bem pouco.
Desta forma, a comunidade atual está dividida. Existem aqueles que não desanimaram e até mesmo ficaram empolgados com novidades que mal foram explicadas, que ficaram muito vagas e misteriosas. Seria copium? Um estado de negação? No caso dos streamers, existe ainda o fator comprometimento, pois qualquer streamer, que tem um público estabelecido e até tem no jogo seu ganha pão, não vai expor seu desapontamento ou pode até mesmo enganar a si mesmo quanto ao desapontamento para não jogar pro ar tudo o que construiu.
Muitos, por outro lado, estão tendo a reação esperada: o anúncio não atendeu às expectativas e as novidades que devem vir só daqui a quatro ou cinco meses não parecem tão significativas para veteranos que já extraíram todo o suco do jogo. Imagina ficar os próximos cinco meses apenas repetindo os mesmos conteúdos, aguardando o renascimento do jogo...
Pois bem, este "grande anúncio" teve no geral uma recepção desastrosa. No chat das lives, no Discord do New World, nas redes sociais os players estão aos montes reclamando. Na Steam está acontecendo uma review bomb, com uma enxurrada de reviews negativas. Até então o jogo estava avaliado como "ligeiramente positivo", logo depois do anúncio caiu pra "neutro" e umas duas horas depois ficou "ligeiramente negativo". E deve piorar.
Não sou de seguir o trem das massas nem no hype nem no hate. Ano passado, quando o Throne and Liberty estava sofrendo um rage gigantesco¹, eu continuei acreditando no potencial do jogo e ansioso para começar a jogar. Agora, porém, no caso do New World tenho que concordar com a galera que está decepcionada.
Na verdade, nem me decepcionei porque eu não esperava grandes novidades. Sabendo que os devs do New World sempre tiveram um ritmo abaixo do esperado em termos de produzir conteúdos novos, eu não esperava que viesse nada além do anúncio do lançamento para console. Até cheguei a cogitar que talvez eles tenham pelo menos optado por migrar da velha engine Azoth para sua sucessora O3DE, o que facilitaria o polimento e a produção futura de conteúdo. Mas nem isto fizeram e pelo visto não vão fazer.
Sim, haverá conteúdo novo, mas não agora, não pelos próximos quatro ou cinco meses, o que é um tempo considerável. Nos vídeos e FAQs já foi dito que vai ter uma área nova de PvP, melhorias no combate, um modo de câmera livre e pelo visto também um modo de combate cada vez mais voltado ao tab target ou lock target, que é mais amigável com os jogadores de console.
A criação de personagem também terá mais opções de customização, o que é uma boa notícia e provavelmente player veteranos vão poder refazer a aparência de seus personagens. As missões devem ganhar mais cinematics, o que dá um ar mais profissional e bem acabado ao jogo.
Enfim, esta futura versão do jogo certamente será uma melhoria em vários aspectos, mas ainda será mais voltada à experiência inicial que ao endgame. É como o polimento final que sempre faltou ao jogo e talvez só a partir daí ele realmente passe a s expandir em seu endgame. Ou talvez continue neste eterno ciclo de se remodelar sem nunca se expandir de forma significativa.
Existe também um pequeno detalhe que pode revelar algo em suas entrelinhas. Na descrição do New World: Aeternum no próprio site do jogo ele é chamado de "open-world action RPG". Por que será que adotaram agora esta classificação em vez de MMORPG?
Talvez porque estejam finalmente admitindo que não conseguem manter um ritmo de desenvolvimento digno de MMO e já que o jogo está praticamente sendo relançado, agora visando um novo público, não querem que este público tenha a expectativa de um MMO, mas sim de um mundo aberto que você joga até zerar as missões e depois disto o que vier é lucro.
Renunciando ao título de MMO, eles assumem uma postura mais modesta quanto à evolução do jogo. Não se veem mais obrigados a lançar expansões ou novidades com muita frequência, coisas que a playerbase sempre cobrou justamente porque era uma playerbase de MMO. Talvez este seja o recado implícito: "New World é um open-world e é multiplayer, mas não é um MMO. Não esperem toneladas de conteúdo novo a cada semestre, como é de se esperar em um MMO".
MMORPG é por natureza um tipo de jogo "para a vida toda", mas em algum momento chegamos numa fase em que decidimos aposentar o personagem e partir para novas experiências. Fiz isto com o Runescape, por exemplo, e nem foi por falta de conteúdo. Runescape tem uma quantidade colossal de conteúdo e eu me dediquei por anos a completar meus objetivos no jogo e mesmo assim ainda deixei muitíssima coisa por fazer. Sempre tive impressão que os devs trabalhavam com bastante paixão e comprometimento. Nota-se isto no site do jogo que mesmo após todos estes anos continua com um ritmo de postagens novas bem ativo.
O que me fez aposentar o Runescape foi simplesmente a vontade de conhecer jogos novos, de modo que eu parti de Gielinor, mas guardando uma boa memória afetiva e esporadicamente retornando ao jogo só para dar uma olhadinha, sentir o agradável clima daquele mundo com suas saudosas musiquinhas de clássico RPG.
Já no New World eu sempre tive uma experiência de mixed feelings, pois tem coisas muito agradáveis, divertidas, interessantes, mas também tem suas decepções e um estranho ciclo de idas e vindas que não só eu, mas vários players costumam experimentar. Ao longo destes três anos já entrei em hiato e retornei ao jogo várias vezes.
Minha maneira de jogar o New World tem sido peculiar. Enquanto a maioria se concentra em repetir as dungeons, fazer rotas ou PvP e buscar os melhores equipamentos, eu me interessei mais por algumas atividades mais nerds: colecionar as partituras de música (inclusive fiz uma playlist com mais de 100 vídeos tocando as músicas em diversos locais do mapa), colecionar as páginas de lore, colecionar quadros, estátuas e mobílias diversas para decorar a casa, explorar cada cantinho do mapa, zerar todas as missões, enfim, platinar o jogo.
Não que seja possível realmente platinar um MMO, mas fiz o máximo que pude e tem coisas que simplesmente não consegui completar por estarem bugadas, como as partituras e páginas de lore que não dá pra coletar porque estão bugadas.
Há mais de um mês então eu já cheguei a um ponto em que senti que havia completado minha experiência de jogo. Fiquei satisfeito e dei uma pausa pra jogar outros jogos (ultimamente estive me aventurando por Cyberpunk 2077, Red Dead Redemption, Streets of Rage 4 e nesta semana voltei ao No Man's Sky). O fato do Throne and Liberty estar cada vez mais perto também foi um grande incentivo para eu dar por encerrada minha jornada no New World. Estava na hora de começar algo novo.
Logo, este anúncio veio para mim apenas como a cereja do bolo, o incentivo final para minha aposentadoria. Finalmente chegou meu dia de engavetar o New World.
Isto quer dizer que nunca voltarei? Não exatamente. Ontem mesmo eu entrei no jogo porque está tendo o evento de caça ao coelho e eu queria coletar o baú raro para colocar na minha casinha (ano passado já havia feito este evento, obviamente, mas com outro personagem que já deletei). Ocasionalmente, quando houver algum evento com algo do meu interesse, devo retornar. Existe, por exemplo, uma partitura chamada YAAAHHHH! que só pode ser adquirida em certo evento, então quando o mesmo voltar a acontecer (caso volte), devo logar só pra colecionar esta música.
Enfim, não é um completo adeus, mas é certo que já não estarei jogando diariamente como antes. A partir de agora, ficarei num hiato de semanas, meses. Enfim, já cheguei na fase que no mundo gamer se costuma chamar de "retired".
Até qualquer dia, Aeternum. A diversão foi eterna² enquanto durou.
Notas:
2: Eu não podia perder este trocadilho dramático.
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