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O dia em que joguei Palia

Palia

Palia está no meu radar há um ano¹ e agora finalmente foi lançado na Steam. Quando tomei conhecimento deste MMO, fiquei bastante curioso, pois ele tem uma proposta diferenciada e voltada ao tipo de conteúdo que mais gosto em MMOs: coleta, exploração, construção e colecionismo.

Neste aspecto se assemelha bastante ao Stardew Valley, ainda mais no fato de que há um rico sistema de interação com os NPCs, o que transmite uma ideia de vida no ambiente. Os NPCs não servem apenas para dar missões, antes são seres com os quais você pode interagir com frequência, ter conversas sobre a lore daquele mundo e com o tempo seu relacionamento vai evoluindo, eles vão se tornando mais amigáveis e há até a opção de estabelecer relacionamentos amorosos (mas não em um nível NSFW hein).

Confesso que esta parte não me interessa muito. O que me interessa é o mundo, explorar, encontrar locais interessantes, colecionar itens, decorar a casa com objetos raros, etc. Isto também é um dos pontos fortes do jogo.

Até o momento joguei pouco mais de uma hora, de modo que pouco evoluí. Foi apenas um tour básico, conhecendo a jogabilidade e o mapa inicial. Cortei árvores, quebrei pedras, coletei flores e cacei alguns animais. Até aí tudo ok, mas tem um detalhe que pra mim foi importante na formação da minha primeira impressão: os gráficos.

Palia tem um visual estilo cartunesco, algo que lembra a estética do The Sims. Confesso que isso me desanimou a continuar jogando, pois acho enjoativo este tipo de design. É certo que já joguei por um bom tempo jogos assim, especialmente Runescape que até hoje é o MMO em que mais acumulei horas de jogo. Só que foram outros tempos, foi a minha infância gamer, quando conhecia poucos jogos de gráficos mais complexos e realistas.

A verdade é que uma vez que você experimenta gráficos mais ricos, você acaba estabelecendo um padrão e já não consegue se acostumar com algo mais simples, com gráficos "de massinha". E foi o New World que fez isto comigo. New World é lindo, com cenários caprichadíssimos (só os personagens e NPCs que são bem feinhos, salvo exceções, como a Isabella). Dá gosto caminhar pela floresta ou admirar o por do sol com sua luz atravessando a folhagem das árvores.

Palia está bem longe disso e de fato nunca será assim, pois a proposta estética é ser algo cartunesco. Vi então que este jogo não é para mim. Bom, pode ser uma questão de gosto do momento. Eu gostava do visual 2D isométrico do Tibia, por exemplo, e do estilo cartunesco de Borderlands, mas o fato é que atualmente quero ser deslumbrado pelo cenário. É algo que agora levo em conta. Além disso, com o Throne and Liberty aí batendo à porta, parece que não tenho interesse em nenhum outro MMO (além do New World, que ainda jogo).

Então me desculpe, Palia, mas não foi dessa vez.

Notas:


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