A tragédia grega, ou melhor, todo o folclore e mitologia grega, está repleta de dramas envolvendo famílias disfuncionais, relações problemáticas e até mesmo pervertidas entre parentes, sejam humanos, deuses ou semideuses. Esta temática sombria, porém, não é exclusiva dos gregos.
The Northman (2022) é baseado em uma antiga lenda nórdica do herói Amleth, relatada na obra do historiador Saxo Grammaticus. No filme, a narrativa se passa no século IX, quando o rei Aurvandill é morto por seu irmão bastardo Fjölnir, que ainda rouba sua esposa Gudrún.
Amleth, filho do casal real, consegue fugir e passa anos sonhando com a vingança. Já adulto, forte e guerreiro, ele se deixa levar como escravo a fim de encontrar Fjölnir e dar início à sua vingança, numa série de ataques que vão semeando o terror e a superstição, até que enfim ocorre o embate final entre os dois.
Só que nesta jornada Amleth tem seu destino e seus planos interferidos por eventos inesperados. Ele se apaixona pela escrava e feiticeira Olga, descobre que sua mãe não era uma mera donzela em perigo, mas a grande mente pervertida por trás de toda sua tragédia, e tem de escolher entre salvar Olga e sua futura prole ou seguir com seu plano de vingança até as últimas consequências.
Robert Eggers é um daqueles diretores que têm poucos filmes, mas que foi bem elogiado em todos. Ele tem seu estilo peculiar, um ar místico e sombrio, com forças malignas pagãs pairando no ar, como se vê em The Witch (2015) e mesmo em The Lighthouse (2019)¹.
O próprio Eggers comentou sobre seu interesse por paganismo em entrevista:
"Witch mythology, folklore, occult, I’m perhaps more interested in that stuff than film itself. Before even writing this movie, I'd spend most of my time reading that stuff, anyway. I’ve been very interested in reading about the past and witches ever since I was a kid, even though I didn’t know nearly as much as I do now. In most of the work I’ve done in the past and screenplays I wrote that no one wanted to make, they all sort of aligned within that. I wanted to make an archetypal New England horror story, and that was always the goal."²
O animismo permeia a visão de mundo mística dos personagens, com rituais que invocam espíritos de animais e a sensação de forças sobrenaturais em todo o ambiente. Em uma visão, Amleth toma conhecimento de uma espada lendária que é guardada pelo esqueleto de seu primeiro dono. Ao encontrar o esqueleto com a espada, Amleth trava uma batalha mental, psíquica, com aquele cadáver, até enfim se apoderar da espada.
The Northman é a obra mais mais visceral e bruta de Eggers, com cenas de batalhas sangrentas e cabeças rolando. Há um certo ar teatral na performance dos atores, uma espécie de homenagem ao teatro shakespeareano, uma vez que a lenda de Amleth foi a inspiração para a obra Hamlet, de Shakespeare.
É comum os diretores trabalharem repetidas vezes com os mesmos atores que se tornam seus queridinhos. Aqui temos o retorno da Anya Taylor-Joy, com quem Eggers trabalhou em The Witch, e do Willem Dafoe, que atuou em The Lighthouse.
Notas:
Palavras-chave:
Alexander Skarsgård, Anya Taylor-Joy, Claes Bang, Ethan Hawke, Focus Features, Nicole Kidman, Robert Eggers, Shakespeare, Universal Pictures, Willem Dafoe
Nenhum comentário:
Postar um comentário