Há um ano escrevi aqui sobre o Kubrick stare¹, um jeito de olhar típico de psicopatas que ficou consagrado nos personagens de Stanley Kubrick. Eis que agora trago outro olhar peculiar, o Thousand-yard stare, o "olhar de mil jardas".
Esta expressão começou a ser usada para descrever a maneira como soldados sobreviventes de guerras apresentam uma expressão facial e um jeito de olhar apáticos, catatônicos, um olhar perdido e fixo, como que vendo através das pessoas.
Este termo hoje em dia já não se limita a pessoas com traumas de guerra, pois o olhar de mil jardas pode ser percebido em quem teve outras experiências traumáticas, estressantes ou desgastantes na vida, como a depressão, cansaço existencial, traumas de infância, até mesmo um acúmulo de decepções amorosas ou uma vida de hedonismo mal administrada que termina levando ao sentimento de tédio com a vida, de desinteresse.
Há várias nuances neste olhar, pois ele pode transmitir um sentimento de medo, susto, desespero, esgotamento, desilusão, até mesmo de desprezo.
Quando nada mais importa, isto se reflete no olhar.
Notas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário