Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Netflix acerta a fórmula da ação em Resgate 2

Resgate 2 (2023)

A Netflix aos pouquinhos tem experimentado produzir filmes de ação e no começo fez um material bem fraquinho, como o insosso The Old Guard (2020)¹ e Resgate (Extraction; 2020)² que, apesar de ter a mão dos talentosos irmãos Russo, foi um filme de ação bem genérico.

Por isto agora assisti Resgate 2 (2023) sem muita expectativa, o que contribuiu para minha surpresa, pois trata-se de um filmaço, um verdadeiro show de ação. As cenas de tiro e pancadaria são caprichadíssimas, envolvendo longos planos sequência, com a câmera se movendo pela cena de uma forma muito dinâmica e imersiva. É preciso muita técnica, planejamento e coordenação para gravar cenas assim.


A cena do trem é uma obra-prima. Tem a imersão de um jogo FPS em que você troca tiros, se envolve em luta corporal, logo depois já está abatendo um helicóptero com uma minigun e vai avançando pelos vagões. E tudo isto envolve um trabalho bem planejado de direção, coreografia, atores, efeitos especiais e um ótimo trabalho de câmera. A câmera passeia pelo trem, saindo, voltando, acompanhando os personagens, entrando em um vagão apertado para acompanhar uma luta bem de perto. Imersão pura e que requer muita técnica de filmagem.

Chris Hemsworth; Extraction 2 (2023)

Chris Hemsworth; Extraction 2 (2023)

Se no primeiro filme o personagem do Chris Hemsworth, Tyler, não me impressionou, agora no segundo ele finalmente se tornou um herói marcante e que não se resume a ser um aprendiz de John Wick, pois o estilo dele é outro. John Wick é um vingador e um guerreiro solitário, enquanto Tyler é um protetor e sua motivação ao longo de toda a trama é sempre proteger e se sacrificar pelos outros como um bom herói. 

Extraction 2 (2023)

Além disso ele trabalha muito bem em equipe, uma equipe pequena, seleta e que não está ali só para ser uma coadjuvante da ação. Nós passamos a simpatizar com os colegas dele, especialmente os irmãos Nik e Yaz Khan. 

O roteiro consegue intercalar momentos de ação e algum drama, mas de longe é a ação que faz o filme valer a pena, pois traz de volta aquela sensação de ver um bom e velho filme dos anos 90 com helicópteros, metralhadoras, tiroteio em um trem em movimento, etc.

Longa vida ao gênero de ação.

Notas:



Palavras-chave:

Nenhum comentário:

Postar um comentário