O idiota implicante é uma pessoa que se satisfaz em provocar as outras. Ele não tem prazer no respeito e em ser afável, antes alimenta-se do incômodo que causa, um vampiro psíquico que vive de ódio, um narcisista que projeta nos outros o reflexo de sua própria feiura. Qualquer palavra ou situação é um pretexto para iniciar uma discussão, para tentar atrair sua atenção por meio de críticas, xingamentos e uma irritante tagarelice.
É impossível argumentar com este tipo de pessoa, pois ele de fato não está interessado em razão. Em uma discussão, pode fingir racionalidade, enquanto recorre a falácias desonestas. Não aceitará qualquer argumento válido, sempre encontrando um meio de seguir discordando e apontando falhas, pois para ele o que importa não é um embate honesto de ideias e sim o próprio debate em si e o desconforto emocional que provoca com seus métodos ardilosos.
A melhor arma contra o implicante é o silêncio, é evitá-lo, deixar que fale sozinho até que se canse ou procure outro alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário