Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

Machete, o principal personagem da longa filmografia do Danny Trejo

Danny Trejo and Steven Seagal; Machete (2010)
O machete do Danny Trejo contra a katana do Steven Seagal.

A primeira vez em que vi o Danny Trejo foi no filme Con Air (1997) que passava infinitas vezes no SBT. Ele era um entre tantos criminosos naquele avião, mas tinha uma imponência que os outros não tinham. O bicho era um legítimo brucutu e tinha uma fotogenia. A cena em que ele sobe no no telhado e grita "Temos companhia!", com a câmera girando em torno dele, é um bom exemplo.

Com uma carreira de quatro décadas, o cara é onipresente. Parece que ele nunca diz não para um papel. No IMDb ele está creditado como ator mais de 400 vezes, aparecendo em tudo quanto é filme e série. Em alguns casos ele até faz chacota de si mesmo, como em Breaking Bad, onde interpretou um mafioso que contava vantagem e acabou morrendo de forma estúpida. 

Machete (2010) ocupa um lugar especial na looonga filmografia do ator porque é onde ele consagra seu mais famoso herói de ação ao estilo John Wick, só que sem medo de ser tosco. A tosqueira vai do começo ao fim, com cenas de combate que não se importam em ser verossímeis, linhas de diálogo com frases de efeito chiclês, o Machete falando de si mesmo em terceira pessoa, muito gore e uma trama que vai escalando pra ficar cada vez mais absurda. O resultado é excelente.

Uma das melhores cenas é quando ele corta a barriga de um cara e puxa o intestino, usando-o como corda para pular pela janela de um edifício!

Michelle Rodriguez; Machete (2010)
Michelle Rodriguez exibindo seu formidável abdomen.

O nome do personagem é Machete obviamente por esta ser a sua arma preferida, mas vemos que tudo na mão dele vira arma: instrumentos cirúrgicos, facas, armas de fogo, tesoura de poda, cortador de grama... Ele não é o único badass. Jessica Alba e Michelle Rodriguez são super duronas, principalmente a Michelle, que leva um tiro no olho, sobrevive e volta roubando a cena do final do filme. Até o padre da cidade pega em armas quando preciso. 

Apesar de ser um filme despretencioso e nada sério, brincando e zoando o gênero de ação, nos créditos finais ele já anuncia o ambicioso plano de compor uma trilogia, informando que o herói retornará em Machete Kills e Machete Kills Again. 

O Machete Kills realmente veio poucos anos depois, em 2013, quanto ao Machete Kills Again continua aguardando uma oportunidade, mas em 2020 soltaram um poster promocional deste terceiro filme que mais precisamente vai se chamar Machete Kills Again in Space. É, a coisa vai escalar do estilo western para uma opera espacial.

Machete Kills Again in Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário