Qaligrafia
Séries, livros, games, filmes e eteceteras 🧙‍♂️

New World após dois anos

New World

Venho acompanhando o New World¹ desde o comecinho lá em 2021. Depois da hype inicial e de uma onda de decepções, o jogo nunca se recuperou da grande queda no número de players. Agora ele existe como um MMORPG bem nichado, como tantos outros, frequentado por um público de cerca de 15-20 mil players diários. 

Muitos que abandonaram o New World cultivam até hoje um ranço, um sentimento de decepção nunca superado, mas aqueles que continuam jogando parecem bastante satisfeitos, pois não se pode negar que a Amazon não desistiu do jogo e continua periodicamente lançando novidades. Agora em 2023² adotaram o sistema de temporadas, com passe de batalha e grandes updates a cada três meses. Tiveram até mesmo a ousadia de lançar uma DLC paga e de fato boa parte dos players mais devotos comprou a DLC.

Realmente o New World agora pode ser dividido em antes e depois desta DLC, pois ela traz uma mudança significativa na experiência do jogador. Primeiro, a DLC dá acesso à tão esperada montaria, que até o momento consiste em três tipos de criaturas com suas respectivas skins: cavalos, lobos e leões. A montaria melhora muito a qualidade de vida, pois aumenta consideravelmente a velocidade de locomoção (basta testar uma corrida entre um jogador a pé e outro a cavalo para ver a diferença) e ainda tem um bônus que é a possibilidade de escalar certas rochas que não é possível alcançar a pé.

New World mount

A região que outrora era o ponto inicial de todo novo jogador, Primeira Luz, passou por um rework, se tornando Última Luz. Agora é a área mais endgame do jogo, com criaturas de elite bem poderosas e um bioma estilo terra selvagem visualmente agradável, com criaturas novas como mamutes, gorilas e lagartos gigantes, praticamente dinossauros. Não demorou para que os jogadores organizassem rotas de baús nesta nova área.

Na certa a grande melhoria fornecida pela DLC é o aumento do level cap. Agora é possível chegar ao nível 65, bem como ao gear score 700 e, olha, estes 5 níveis a mais, somados a este novo gear score, fazem uma diferença enorme. O Thorpe, por exemplo, boss final da dungeon Nas Profundezas, é bastante desafiador para players no level 60. Ele mete medo, é uma esponja de ataques e pode derrubar jogadores com um hit. Se você o enfrenta no level 65 e gear score máximo, por outro lado, o Thorpe parece de papel e é facilmente derrotado. Essa é a diferença que faz a DLC.

Sim, neste aspecto o jogo se tornou pay to win, pois quem compra o acesso ao level 65 adquire uma superioridade de poder significante comparada a quem permanece preso no level 60. O fato é que boa parte dos players decide comprar a DLC afim de não ficar para trás e, convenhamos, se você joga diariamente, se está gostando do jogo, realmente compensa adquirir a DLC.

Assim, New World segue melhorando pouco a pouco, a cada novo update, a cada temporada. Inevitavelmente, chega em um ponto no endgame em que você realmente sente que "zerou" o jogo e ficará num hiato até o próximo grande update, de modo que, como muitos MMOs, é um tipo de jogo para o qual você retorna de forma sazonal, dando um tempo e voltando de novo e de novo. 

E assim tenho feito. Vou e volto e devo continuar assim enquanto houver conteúdo novo. Estou satisfeito com o rumo que o New World tomou, com as melhorias feitas até agora. Devo parar de vez algum dia? Provavelmente. Afinal em 2024 está chegando o Throne and Liberty, que tem sido o MMO que mais acompanho ultimamente e que estou ansioso para conhecer.

Algo me diz que o Throne and Liberty me fará aposentar o New World de vez.

Notas:



Palavras-chave:

Nenhum comentário:

Postar um comentário