No processo de evolução do universo, a sua matéria e energia vai se moldando em estrelas e galáxias e dentro destas os planetas e luas que possibilitam a formação de formas de vida mais e mais complexas até o ponto em que se desenvolvem os seres inteligentes e as civilizações.
São estes seres, como nós, os olhos do universo. As civilizações inteligentes são capazes de observar e estudar o universo. Fomos feitos para conhecer o mundo.
A forma mais rápida e acessível de obtermos conhecimento das partes mais distantes do universo é por meio da luz. A luz que vem das estrelas distantes é nada menos que um feixe de dados, informação que podemos captar e entender. A luz conta a história do universo e descreve o seu rosto visível.
Por outro lado, o universo tem pressa e não espera por ninguém. A sua velocidade de expansão é maior que a da luz, o que significa que as galáxias nos confins do cosmo estão tão distantes de nós e afastam-se tão velozmente que nem mesmo a luz que elas emitem será capaz de nos alcançar. Eis o universo incognoscível.
Fomos feitos para conhecer o cosmo, mas o cosmo supera a nossa capacidade de conhecê-lo completamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário