Normalmente, se você está em um ambiente público conversando com um grupo de pessoas, inclusive pessoas estranhas que você nunca viu antes, existe um certo nível de etiqueta. Um estranho não costuma se aproximar de você com xingamentos e críticas, os conhecidos podem te xingar em tom de brincadeira, mas também evitam ser muito críticos e falar tudo o que pensam.
Afinal, todos sabem que, se você se aproxima dos outros com uma atitude crítica, você se torna uma companhia desagradável e que todos vão evitar. Somente loucos, delinquentes e desequilibrados se comportam assim na vida real.
Na internet, por sua vez, este tipo de postura hostil é bem comum e muitas pessoas simplesmente abandonam as normas de etiqueta que usam na vida real, tornando-se mais críticas, xingando gratuitamente outras pessoas, fazendo comentários inapropriados, praticando bullying, sendo inconvenientes.
Isto acontece obviamente por causa de uma camada de anonimidade que a internet oferece. Não que você seja de fato um anônimo. Quem comete crimes na internet pode ser punido porque sempre deixa rastros. No entanto, mesmo em redes sociais, onde você pode se apresentar com seu nome e colocar sua foto no perfil, o fato de não se sentir fisicamente presente naquele ambiente faz com que você perca a noção de pessoalidade. Ao falar com outras pessoas, você não tem o mesmo nível de empatia que teria se as visse pessoalmente, em carne e osso, pois ali, na internet, são apenas uma fotinha num perfil e às vezes nem é a foto real da pessoa.
Esta sensação de anonimidade e impessoalidade deverá mudar no metaverso, o real metaverso. Um dia, você vai se mover na internet como se fosse um segundo mundo físico, e sentirá a presença das pessoas, elas vão parecer mais reais, mais sólidas. Este tipo de sensação de presença real deverá ser suficiente para fazer com que muitas pessoas naturalmente passem a adotar na internet a mesma etiqueta que adotam no mundo físico, de modo que somente loucos, delinquentes e desequilibrados vão continuar se comportando como brutos mal educados no mundo virtual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário